Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe ASUS P5K-E/WiFi-AP


     127.150 visualizações    Placas-mãe    1 comentário
Placa-Mãe ASUS P5K-E/WiFi-AP

Conclusões

A ASUS P5K-E/WiFi-AP é realmente uma excelente placa-mãe intermediária, tendo tudo o que você precisa para ter um computador atualizado baseado na plataforma Intel: suporte para memórias DDR2-1066, suporte ao barramento externo de 1.333 MHz, seis portas SATA-300 suportando RAID, duas portas eSATA, duas portas FireWire, rede Gigabit Ethernet, conectores SPDIF on-boad coaxial e óptico e, é claro, seu exclusivo access point WiFi padrão 802.11b/g, permitindo a você criar sua própria rede sem fio sem a necessidade de instalar um roteador de banda larga sem fio.

A qualidade do áudio on-board desta placa-mãe é algo que vale a pena destacar: com relação sinal/ruído de mais de 100 dB em sua saída você tem a mesma qualidade sonora de boas placas de som avulsas. A relação sinal/ruído de sua entrada, no entanto, é muito baixa para os padrões atuais, com apenas 92 dB enquanto ela deveria ser de pelo menos 95 dB. Apesar de ser suficiente para o usuário comum, se você está procurando por uma placa-mãe para trabalhar com captura e edição de áudio profissional (conversão de discos de vinil, fitas VHS, etc) você deveria procurar por uma placa-mãe diferente ou instalar uma placa de som avulsa de melhor qualidade nesta placa-mãe.

Claro que faltam muitos recursos se você está procurando por uma placa-mãe realmente topo de linha, tais como suporte a SLI, suporte para memórias DDR3, slots PCI Express 2.0, duas portas Gigabit Ethernet e suporte para o futuro barramento externo de 1.600 MHz. Mas se você quer essas opções terá de pagar mais por isso (exceto o SLI, que está disponível em muitas placas-mães com preços acessíveis) e honestamente hoje esses recursos não fazem sentido para o usuário médio – talvez faça sentido daqui a um ou dois anos.

Também no lado positivo está a qualidade de fabricação desta placa-mãe, com dissipadores passivos que eliminam o ruído produzido pela placa-mãe e o uso de capacitores sólidos de alumínio, que oferecem uma maior vida útil se comparados aos capacitores eletrolíticos tradicionais, além do que você não terá problemas de capacitores vazados. Mas para uma placa-mãe verdadeiramente topo de linha a ASUS deveria ter usado bobinas de ferrite e não de ferro no circuito regulador de tensão.

Claro que esta não é a placa-mãe mais barata disponível no mercado – mas ela também não é a mais cara. Para usuários dispostos a ter recursos de primeira, access point WiFi e uma boa qualidade de fabricação, esta placa-mãe é uma boa escolha. Tentar economizar algum dinheiro comparando a versão sem WiFi não faz sentido, já que a diferença de preço entre elas é de menos de cinco dólares nos EUA. Na Newegg.com essa placa-mãe pode ser encontrada custando US$ 150,00 – um bom preço para uma placa-mãe P35, similar ao de outros bons modelos, tais como a Gigabyte GA-P35C-DS3R. Com o detalhe que outras placas P35 não vêm com um access point WiFi.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!