Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe ECS P4VXAD

       
 53.149 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Testes realizados com a placa-mãe ECS P4VXAD.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A ECS (http://www.ecs.com.tw) é uma marca que produz placas-mães para PCs baratos, mas com uma qualidade um pouco melhor do que as famosas PCChips, apesar de as placas serem fabricadas nas mesmas fábricas, já que a ECS e a PCChips fazem parte do mesmo grupo de empresas. Nós explicamos isso em detalhes em nosso artigo sobre a Computex 2002. Ou seja, é uma marca perfeita para o mercado brasileiro, já que une o preço barato à uma qualidade melhor do que as PCChips da vida.

Tradicionalmente as placas-mães da ECS não tem um desempenho igual às placas-mães topo de linha, até porque a ECS não concorre diretamente com uma Gigabyte ou uma ASUS, pois fazem parte de segmentos diferentes do mercado de placas-mães.

Mas ficamos impressionados com o desempenho da P4VXAD, realmente digno de nota. A placa-mãe para Pentium 4 que obteve o melhor desempenho de processamento em todos os nossos testes até hoje não foi uma Gigabyte, uma ASUS ou uma ABIT: foi a ECS P4VXAD!

Placa-Mãe ECS P4VXAD
Figura 1: Placa-mãe ECS P4VXAD.

Isso nos faz pensar no porque disso ter ocorrido. Uma das explicações é o chipset. A placa-mãe que tinha anteriormente obtido o maior desempenho de processamento dentre as placas-mães soquete 478 que já testamos tinha sido a VIA P4XB-RA, que também usa o chipset VIA P4X266A. A segunda explicação está na configuração do clock externo da placa-mãe. O clock externo não estava cravado a 100 MHz, mas o modelo que testamos estava rodando externamente a 102,93 MHz. Esse pequeno overclock de fábrica de quase 3 MHz pode ter sido o responsável pelo desempenho a mais dessa placa-mãe, já que o nosso Pentium 4 de 1,5 GHz estava rodando a 1.543,95 MHz.

Mesmo em outros quesitos a P4VXAD tendo perdido para as placas-mães topo de linha da concorrência, nós recomendamos a compra dessa placa-mãe, já que acreditamos que ela é a melhor relação custo/benefício para o processador Pentium 4: barata e com bom desempenho.

A ECS P4VXAD é baseada no chipset VIA P4X266A e pode vir com dois chips para a sua Ponte Sul: o VT8233A ou o VT8233. O primeiro aceita discos rígidos até ATA-133, enquanto que o segundo só suporta até ATA-100. O modelo que testamos usava o chip VT8233A, permitindo que discos rígidos ATA-133 atinjam o seu desempenho máximo em conjunto com essa placa-mãe.

Placa-Mãe ECS P4VXAD
Figura 2: O modelo da ECS P4VXAD que testamos usa a Ponte Sul VT8233A (ATA-133).

Além disso, o principal recurso extra dessa placa-mãe são as duas portas IDE adicionais controladas pelo chip PDC20265R da Promise (que é ATA-100 e permite a configuração RAID). Na Figura 3, além das portas IDE adicionais e do chip Promise PDC20265R, você ainda confere um detalhe presente em placas-mães topo de linha (em especial da Gigabyte) que a ECS está adotando: os cantos arredondados.

Placa-Mãe ECS P4VXAD
Figura 3: Detalhe das portas IDE extras e o chip controlador Promise PDC20265R.

A P4VXAD tem ainda áudio on-board controlado pelo próprio chipset, mais especificamente pela Ponte Sul, que vimos na Figura 2, auxiliado pelo Codec Avance Logic ALC201A, e rede on-board, controlada pelo chip Realtek RTL8100B.

Placa-Mãe ECS P4VXAD
Figura 4: À esquerda, o chip Realtek RTL8100B, que controla a rede on-board. À direita o pequeno Codec ALC201A, que executa parte do áudio on-board.

As placas-mães da ECS geralmente não têm muitos recursos extras. Até mesmo nos espantamos com o fato da P4VXAD ter RAID, pois não é um recurso muito comum nas placas-mães da ECS. Em termos de overclock, as placas-mães da ECS são extremamente caretas. A P4VXAD não foge à essa regra, utilizando o gerador de clock ICS 950901BF, que permite pouquíssimas opções de overclock. Se a ECS lançasse a P4VXAD com um gerador de clock melhor, com certeza ela seria uma placa-mãe ainda melhor.

Placa-Mãe ECS P4VXAD
Figura 5: Gerador de clock da P4VXAD. A ECS poderia ter escolhido um gerador de clock melhor, o que daria uma boa capacidade de overclock para essa placa-mãe.

Uma vantagem dessa placa-mãe sobre as concorrentes é que ela usa fonte ATX normal, não necessitando de gabinete nem fonte especiais para Pentium 4.

O CD-ROM que acompanha a placa-mãe traz gratuitamente alguns aplicativos, como o PC-Cillin, o CDGhost, o PCDJ, o Recovery Genius e o PageABC.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×