Ir ao conteúdo
Placa-Mãe ECS P4VXAD
Produto Recomendado

Introdução

A ECS (http://www.ecs.com.tw) é uma marca que produz placas-mães para PCs baratos, mas com uma qualidade um pouco melhor do que as famosas PCChips, apesar de as placas serem fabricadas nas mesmas fábricas, já que a ECS e a PCChips fazem parte do mesmo grupo de empresas. Nós explicamos isso em detalhes em nosso artigo sobre a Computex 2002. Ou seja, é uma marca perfeita para o mercado brasileiro, já que une o preço barato à uma qualidade melhor do que as PCChips da vida.

Tradicionalmente as placas-mães da ECS não tem um desempenho igual às placas-mães topo de linha, até porque a ECS não concorre diretamente com uma Gigabyte ou uma ASUS, pois fazem parte de segmentos diferentes do mercado de placas-mães.

Mas ficamos impressionados com o desempenho da P4VXAD, realmente digno de nota. A placa-mãe para Pentium 4 que obteve o melhor desempenho de processamento em todos os nossos testes até hoje não foi uma Gigabyte, uma ASUS ou uma ABIT: foi a ECS P4VXAD!

Placa-Mãe ECS P4VXAD
Figura 1: Placa-mãe ECS P4VXAD.

Isso nos faz pensar no porque disso ter ocorrido. Uma das explicações é o chipset. A placa-mãe que tinha anteriormente obtido o maior desempenho de processamento dentre as placas-mães soquete 478 que já testamos tinha sido a VIA P4XB-RA, que também usa o chipset VIA P4X266A. A segunda explicação está na configuração do clock externo da placa-mãe. O clock externo não estava cravado a 100 MHz, mas o modelo que testamos estava rodando externamente a 102,93 MHz. Esse pequeno overclock de fábrica de quase 3 MHz pode ter sido o responsável pelo desempenho a mais dessa placa-mãe, já que o nosso Pentium 4 de 1,5 GHz estava rodando a 1.543,95 MHz.

Mesmo em outros quesitos a P4VXAD tendo perdido para as placas-mães topo de linha da concorrência, nós recomendamos a compra dessa placa-mãe, já que acreditamos que ela é a melhor relação custo/benefício para o processador Pentium 4: barata e com bom desempenho.

A ECS P4VXAD é baseada no chipset VIA P4X266A e pode vir com dois chips para a sua Ponte Sul: o VT8233A ou o VT8233. O primeiro aceita discos rígidos até ATA-133, enquanto que o segundo só suporta até ATA-100. O modelo que testamos usava o chip VT8233A, permitindo que discos rígidos ATA-133 atinjam o seu desempenho máximo em conjunto com essa placa-mãe.

Placa-Mãe ECS P4VXAD
Figura 2: O modelo da ECS P4VXAD que testamos usa a Ponte Sul VT8233A (ATA-133).

Além disso, o principal recurso extra dessa placa-mãe são as duas portas IDE adicionais controladas pelo chip PDC20265R da Promise (que é ATA-100 e permite a configuração RAID). Na Figura 3, além das portas IDE adicionais e do chip Promise PDC20265R, você ainda confere um detalhe presente em placas-mães topo de linha (em especial da Gigabyte) que a ECS está adotando: os cantos arredondados.

Placa-Mãe ECS P4VXAD
Figura 3: Detalhe das portas IDE extras e o chip controlador Promise PDC20265R.

A P4VXAD tem ainda áudio on-board controlado pelo próprio chipset, mais especificamente pela Ponte Sul, que vimos na Figura 2, auxiliado pelo Codec Avance Logic ALC201A, e rede on-board, controlada pelo chip Realtek RTL8100B.

Placa-Mãe ECS P4VXAD
Figura 4: À esquerda, o chip Realtek RTL8100B, que controla a rede on-board. À direita o pequeno Codec ALC201A, que executa parte do áudio on-board.

As placas-mães da ECS geralmente não têm muitos recursos extras. Até mesmo nos espantamos com o fato da P4VXAD ter RAID, pois não é um recurso muito comum nas placas-mães da ECS. Em termos de overclock, as placas-mães da ECS são extremamente caretas. A P4VXAD não foge à essa regra, utilizando o gerador de clock ICS 950901BF, que permite pouquíssimas opções de overclock. Se a ECS lançasse a P4VXAD com um gerador de clock melhor, com certeza ela seria uma placa-mãe ainda melhor.

Placa-Mãe ECS P4VXAD
Figura 5: Gerador de clock da P4VXAD. A ECS poderia ter escolhido um gerador de clock melhor, o que daria uma boa capacidade de overclock para essa placa-mãe.

Uma vantagem dessa placa-mãe sobre as concorrentes é que ela usa fonte ATX normal, não necessitando de gabinete nem fonte especiais para Pentium 4.

O CD-ROM que acompanha a placa-mãe traz gratuitamente alguns aplicativos, como o PC-Cillin, o CDGhost, o PCDJ, o Recovery Genius e o PageABC.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!