Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Gigabyte GA-7VAXP Ultra

       
 44.888 Visualizações    Testes  
 5 comentários

Teste com a placa-mãe Gigabyte GA-7VAXP Ultra, baseada no chipset VIA KT400, para a plataforma soquete 462.

Placa-Mãe Gigabyte GA-7VAXP Ultra
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A GA-7VAXP Ultra é atualmente o modelo topo de linha da Gigabyte para processadores AMD, utilizando o mais recente chipset da VIA, o KT400 - que aceita memórias DDR400/PC3200 e barramento AGP 8x -, e trazendo duas portas Serial ATA (controladas pelo chip Silicon Image SiI3112A).

Placa-Mãe Gigabyte GA-7VAXP Ultra
Figura 1: Placa-mãe Gigabyte GA-7VAXP Ultra.

Além das portas Serial ATA, essa placa-mãe tem duas portas IDE ATA-133 RAID (controladas pelo chip Promise PDC20276) e três portas FireWire (controladas pelo chip VIA VT6306), além das seis portas USB 2.0 do chipset KT400.

Como ocorre em todas as placas-mães da Gigabyte, essa placa-mãe tem dois BIOS, um principal e um de backup. Assim, de algo de errado acontecer durante um upgrade de BIOS ou caso um vírus como o Chernobyl apague o BIOS do micro, basta recuperar o BIOS usando o BIOS de backup.

Outra característica que consideramos ser um grande avanço para os técnicos nós já havíamos visto nos testes da Gigabyte GA-8GE667 Pro: a Gigabyte coloriu os pinos a serem ligados no painel frontal do gabinete, facilitando a identificação das conexões.

Todas essas características nós conseguimos ver na Figura 2: acima à direita, o chip da Promise; no centro, a pontel sul VT8235 do chipset KT400; no meio, à direita, o chip Silicon Image Sil 3112A; logo abaixo dele, as duas portas Serial ATA; no centro, ao lado das portas Serial ATA, vemos os dois BIOS; do lado esquerdo dos BIOS, o chip VIA VT6306; e no canto inferior esquerdo, os plugues coloridos do painel frontal do gabinete.

Placa-Mãe Gigabyte GA-7VAXP Ultra
Figura 2: Detalhe da placa-mãe Gigabyte GA-7VAXP Ultra.

Em relação às portas Serial ATA, essa placa-mãe vem com um dispositivo inédito: um adaptador para colocar as portas Serial ATA do lado de fora do micro. Esse adaptador é preso na parte traseira do gabinete e tem dois plugues Serial ATA do lado que fica para dentro do gabinete, a ser instalado nas portas Serial ATA da placa-mãe, e dois plugues Serial ATA do lado que fica para fora do gabinete, a ser usado pelos dispositivos Serial ATA externos ao micro. Do lado de dentro, ele usa um dos plugues da fonte de alimentação. Já do lado de fora, ele usa um novo padrão introduzido pela especificação Serial ATA, que vemos ao centro do adaptador, ver Figura 3. É claro que você não precisa usar as duas portas ao mesmo tempo; se você tiver um dispositivo Serial ATA interno e outro externo, você só irá usar um dos plugues desse adaptador. O uso desse adaptador é, portanto, opcional, e você só precisa usá-lo caso pretenda usar dispositivos Serial ATA externos.

Placa-Mãe Gigabyte GA-7VAXP Ultra
Figura 3: Adaptador Serial ATA.

A GA-7VAXP Ultra tem também som on-board de seis canais, gerado pelo excelente codec Realtek ALC650. Essa placa tem saídas SPDIF óptica e coaxial (clique aqui caso você não saiba o que é isso), e o plugue adaptador nós vemos na Figura 4. Esse adaptador traz ainda saídas independentes para os canais traseiros, central e subwoofer. Em placas-mães que não têm esse recurso, essas saídas são compartilhadas com as entradas line in e mic in.

Placa-Mãe Gigabyte GA-7VAXP Ultra
Figura 4: Adaptador do som on-board.

Essa placa tem também rede on-board, controlada pelo onipresente chip Realtek RTL8100.

O CD da placa-mãe vem com vários programas da Symantec: Norton AntiVirus, Norton Personal Firewall, Norton Privacy Control, Norton Parental Control, Ad Blocking, entre outros, além dos utilitários da placa-mãe. Só esse CD já vale parte do preço que você paga por esse placa.

O manual é extra grande, no estilo que a Chaintech usa em suas placas-mães da série Apogee e Zenith.

Antes de irmos aos testes, vamos dar uma recapitulada em todos os recursos que essa placa-mãe possui.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Apesar de muito boa, ela já tá bem defasada, não acha? KT400! pra que procurar preços dessa placa se tem muito melhores atualmente com o nforce 2 e KT880? fora a possibilidade de investir num A64...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo com você Marcel Passos ..

a proxima placa-mãe que vou comprar é uma com o chipset nforce 2 .. muito boas ..

[]'s

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Athlon XP 2800+ usando uma placa mãe ASUS A7V8X-X e estava querendo troca-la por uma MB melhor. Qual vocês me indicariam. Tenho preferência por uma placa mais atual, que aceite meu processador atual e que eu tenha a opção de mais tarde trocar por um Athlon 64 (se é que existe esta placa). Valeu galera!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×