Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Gigabyte GA-8KNXP

       
 55.702 Visualizações    Testes  
 12 comentários

Teste com a placa-mãe Gigabyte GA-8KNXP, baseada no chipset Intel 875P, para a plataforma soquete 478.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8KNXP
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A 8KNXP é o modelo topo de linha da Gigabyte para a plataforma soquete 478, usando o chipset topo de linha da Intel, o 875P. Essa placa faz parte da série "6-Dual Miracle", onde há seis recursos dobrados na placa-mãe: dois reguladores de voltagem, dois processadores lógicos (tecnologia Hyper-Threading), dois canais DDR, dois sistemas de refrigeração, dois RAID (portas IDE tradicionais e portas Serial ATA) e dois BIOS.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8KNXP
Figura 1: Placa-mãe Gigabyte GA-8KNXP.

O chipset Intel 875P usado pela Gigabyte GA-8KNXP tem como principal atrativo usar o esquema DDR Dual Channel, onde a memória é acessada a 128 bits e não a 64 bits, dobrando a taxa de transferência máxima teórica. No caso de usarmos módulos DDR400, a taxa máxima pula de 3.200 MB/s para 6.400 MB/s. Para isso, é necessário usar pelo 2 módulos de memória e instalar cada módulo em um canal diferente. Nessa placa-mãe, os soquetes 1, 2 e 3 compatilham o canal A e os soquetes 4, 5 e 6 compatilham o canal B. Ou seja, no caso de dois módulos, instale um módulo no soquete 1, 2 ou 3 e o outro módulo no soquete 4, 5 ou 6. Como a instalação dos módulos não é feita de maneira seqüencial em placas-mães com a configuração DDR Dual Channel, para facilitar a Gigabyte usou conectores laranjas para os soquetes 1 e 4 e lilases para os soquetes 2, 3, 5 e 6 para lembrar que você deve instalar módulos em canais diferentes. Isto é, você deverá instalar módulos em soquetes de mesma cor (laranja, por exemplo), que isso fará com que você instale módulos em canais diferentes. A capacidade máxima de memória dessa placa-mãe é de 4 GB.

Normalmente placas-mães baseadas nos novos chipset da Intel, 865G, 865PE e 875P têm quatro soquetes, ou seja, dois soquetes por canal. A Gigabyte GA-8KNXP tem seis soquetes, dois para o canal A e quatro para o canal B. Esse recurso é muito bom, pois apesar de a capacidade de memória total ser a mesma das outras placas-mães baseadas no Intel 875P (4 GB), a instalação de mais memória torna-se mais flexível. Por exemplo, em outras placas-mães para você ter 4 GB você precisa instalar 4 módulos de 1 GB. Nesta placa, não, você pode instalar 2 módulos de 1 GB e 4 de 512 MB.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8KNXP
Figura 2: Detalhe dos soquetes de memória da Gigabyte GA-8KNXP.

Esse chipset tem ainda como principais características o barramento AGP 8x - sendo que esta placa-mãe usa um slot AGP Pro -, suporte ao barramento externo de 800 MHz (200 MHz x 4) e suporte à tecnologia Hyper-Threading. As portas IDE desse chipset são ATA-100 (esse é o problema de todos os chipsets Intel), mas como essa placa-mãe tem duas portas ATA-133 adicionais, isso não chega a ser um problema. O Intel 875P difere-se do Intel 865PE por ter a tecnologia PAT que, segundo a Intel, acelera entre 3% e 5% o acesso à memória RAM. O Intel 875P tem ainda duas portas Serial ATA.

Fora as duas portas Serial ATA originais do chipset, a GA-8KNXP tem ainda mais duas portas Serial ATA, controladas pelo chip Silicon Image SiI3112. Além disso, essa placa-mãe tem duas portas IDE ATA-133 RAID adicionais, controladas pelo chip ITE GigaRAID (IT8212).

Placa-Mãe Gigabyte GA-8KNXP
Figura 3: Quatro portas serial ATA e duas portas IDE ATA-133 RAID adicionais. Repare à esquerda o chip GigaRAID, no centro o chip Silicon Image e à direita o chip Texas Instruments TSB43AB23 (FireWire).

A GA-8KNXP tem ainda um modelo acima deste que testamos, chamado Ultra, que tem um host Adaptec SCSI Ultra 320 on-board, no lugar do Silicon Image SiI3112. Ou seja, no modelo Ultra há duas portas Serial ATA e não quatro. Em compensação ela tem duas portas Ultra 320.

O som on-board é de seis canais e decodificado pelo codec Realtek ALC655, que tem uma excelente relação sinal/ruído de 90 dB. Essa placa tem saída SPDIF tanto óptica quanto coaxial, disponível através de adaptador que vem com a placa. Nesse adaptador há também saídas separadas para o canal traseiro e voz/subwoofer do som surround. Em placas onde não há esse recurso essas saídas são compartilhadas com os plugues line in e mic in, impedindo que todas as funções do áudio on-board possam ser usadas ao mesmo tempo.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8KNXP
Figura 4: Saídas SPDIF e canais adicionais do som on-board.

Ela tem rede on-board Gigabit Ethernet (1.000 Mbps) full-duplex, controlada pelo chip Intel 82547EI. Ela tem também três portas FireWire, controladas pelo chip Texas Instruments TSB43AB23, sendo que a placa só vem com adaptador para duas portas. Esse adaptador traz uma porta em tamanho normal e uma porta miniatura (ver Figura 5). A placa tem também oito portas USB 2.0, sendo quatro soldadas sobre a placa e quatro através de cabo adaptador (a placa vem com adaptador para apenas duas portas).

Placa-Mãe Gigabyte GA-8KNXP
Figura 5: Adaptador FireWire.

Mas isso ainda não é tudo. Essa placa tem ainda mais recursos.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


credo... que placa absurda!!

se eu tivesse grana sobrando pra comprar um P4 e uma boa placa-mãe, essa seria a minha opção!!

simplesmente fantástica...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Marcel Passos@03 dez 2004, 00:29

credo... que placa absurda!!

se eu tivesse grana sobrando pra comprar um P4 e uma boa placa-mãe, essa seria a minha opção!!

simplesmente fantástica...

muito bonita ela tambem!

destaque pras memórias e as duas BIOS

otima plca!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por rafaellimapereira+04 dez 2004, 13:59QUOTE (rafaellimapereira @ 04 dez 2004, 13:59) Marcel Passos@03 dez 2004, 00:29

credo... que placa absurda!!

se eu tivesse grana sobrando pra comprar um P4 e uma boa placa-mãe, essa seria a minha opção!!

simplesmente fantástica...

muito bonita ela tambem!

destaque pras memórias e as duas BIOS

otima plca!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada quero deixar bem claro que o Clube do Hardware trabalha seriamente nos testes e não quero aqui de maneira alguma provar o contrário, OK! O que vou alertar não tem nada a ver com o teste realizado com a placa mãe, mas sim um possível problema (ou proteção) que está deixando não só a mim, mas a outros usuários também de cabeça quente.

A GA-8KNXP tem um pequeno problema que a princípio pensava que ocorria somente comigo, mas já ví que isto não é verdade.

Sempre que encosto na placa para fazer a manutenção de suas fans, a mesma para de funcionar e só volta funcionando lá da assistência técnica da Gigabyte que por sinal demora em torno de dois meses e quinze dias (A partir do momento que sai de casa até chegar em casa "São Paulo-SP").

Fiquei sabendo também que isto não é problema da placa mãe (Assim alegou a fabrica que mandou a mesma placa funcionando). Algo sobre "Case Open" parece. Um sistema de segurança que a placa mantém sempre que o gabinete é aberto. Só que eu não entendo esse sistema como funciona.

Agradeço a atenção dispensada a mesma,

Muito Obrigado.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Strider@14 out 2004, 11:54

Tópico para a discussão do teste da placa-mãe GA-8KNXP da Gigabyte realizado pelo Clube do Hardware, publicado em 02/jul/03.

Leia o teste: http://www.clubedohardware.com.br/8knxp.html

Ah nunca mais vou esquecer a felicidade que tive quando recebi esta placa. SEMPRE me baseio nas recomendações do Clube do Hardware para comprar minhas placas ... A qualidade do serviço lá prestada é a melhor possível ...

Bem já tive dois problemas com esta placa.

Os dois, a mesma coisa, veja:

--------------------------------------------------------

OLHA O QUE EU ACHEI NO SITE DA GIGABYTE NO MODELO DE PLACA GA-8KNXP (REV. 1) CLICANDO EM DETAILS :

H/W Monitoring

1. ITE 8712F

2. System health status auto-detect and report by BIOS.

3. Hardware detecting and reporting for case open, power-in voltage, CPU voltage, and fan speed.

EU TINHA CERTEZA QUE ERA NA PLACA MÃE!!! AGORA PERGUNTO PARA vocês:

COMO EU DESARMO ESSA FUNÇÃO PARA MINHA PLACA VOLTAR AO NORMAL?

É certeza que é este sistema, pois quando mexi na placa lembro que começei a desmontar e havia esquecido de desligar a fonte no botão que ela tem ... O sistema armou o case open na BIOS. Como é flash, deve ter gravado nela. Aí está o galho a placa tem duas BIOS TB. Uma é original, a outra uma cópia!

Quero alerta-los que esta placa não tem jumper de clear CMOS, além que ela vem preparada na placa. Entendeu? Ou seja, tem o espaço marcado na placa onde o fabricante deveria ter soldado o socket para jumper. Tem até a tabelinha do lado dele que indica:

Clear CMOS

1-2 : CLEAR CMOS

2-3 : Normal

AGORA SIM QUEM SOUBER RESOLVERÁ O PROBLEMA !!!

AGRADEÇO A TODOS E TENHO CERTEZA QUE QUEM RESPONDER ESTA PERGUNTA AJUDARÁ A MUITOS OS USUÁRIOS DAS PLACAS GIGABYTE, POIS A MAIORIA DOS MODELOS DELA VEM COM ESSE SISTEMA!

Mais uma vez agradeço a todas as dicas e auxilios prestados por todos até o presente momento. Sempre disse que este fórum é o único que forma essa corrente como se todos fossem uma grande família ajudando uns aos outros.

Felicidades a todos,

Italiano!

----------------------------------------------------

Infelizmente, até o momento, essa dúvida que nos aflinge está sem resposta. Espero aqui, conseguir esclarecer esse misterioso caso. E é claro continuar a acreditar no site que, na minha opinião, é o melhor do Brasil em hardware.

Muito Obrigado,

Italiano.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Italia@02 de janeiro de 2005, 21:01

Ah nunca mais vou esquecer a felicidade que tive quando recebi esta placa. SEMPRE me baseio nas recomendações do Clube do Hardware para comprar minhas placas ... A qualidade do serviço lá prestada é a melhor possível ...

Bem já tive dois problemas com esta placa.

Os dois, a mesma coisa, veja:

--------------------------------------------------------

OLHA O QUE EU ACHEI NO SITE DA GIGABYTE NO MODELO DE PLACA GA-8KNXP (REV. 1) CLICANDO EM DETAILS :

H/W Monitoring

1. ITE 8712F

2. System health status auto-detect and report by BIOS.

3. Hardware detecting and reporting for case open, power-in voltage, CPU voltage, and fan speed.

EU TINHA CERTEZA QUE ERA NA PLACA MÃE!!! AGORA PERGUNTO PARA vocês:

COMO EU DESARMO ESSA FUNÇÃO PARA MINHA PLACA VOLTAR AO NORMAL?

É certeza que é este sistema, pois quando mexi na placa lembro que começei a desmontar e havia esquecido de desligar a fonte no botão que ela tem ... O sistema armou o case open na BIOS. Como é flash, deve ter gravado nela. Aí está o galho a placa tem duas BIOS TB. Uma é original, a outra uma cópia!

Quero alerta-los que esta placa não tem jumper de clear CMOS, além que ela vem preparada na placa. Entendeu? Ou seja, tem o espaço marcado na placa onde o fabricante deveria ter soldado o socket para jumper. Tem até a tabelinha do lado dele que indica:

Clear CMOS

1-2 : CLEAR CMOS

2-3 : Normal

AGORA SIM QUEM SOUBER RESOLVERÁ O PROBLEMA !!!

AGRADEÇO A TODOS E TENHO CERTEZA QUE QUEM RESPONDER ESTA PERGUNTA AJUDARÁ A MUITOS OS USUÁRIOS DAS PLACAS GIGABYTE, POIS A MAIORIA DOS MODELOS DELA VEM COM ESSE SISTEMA!

Mais uma vez agradeço a todas as dicas e auxilios prestados por todos até o presente momento. Sempre disse que este fórum é o único que forma essa corrente como se todos fossem uma grande família ajudando uns aos outros.

Felicidades a todos,

Italiano!

----------------------------------------------------

Infelizmente, até o momento, essa dúvida que nos aflinge está sem resposta. Espero aqui, conseguir esclarecer esse misterioso caso. E é claro continuar a acreditar no site que, na minha opinião, é o melhor do Brasil em hardware.

Muito Obrigado,

Italiano.

Fala camarada,

Tire o cabo de força da fonte e retire a bateria... Espere uns 10min e coloque novamente o cabo de força. Sem a bateria, ligue a máquina, pronto, estará com o setup de fábrica. Agora é só desligar para colocar a bateria e entrar novamente no setup para reconfigurá-lo a seu gosto.

Abraços...

:-BEER

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa é tudooooooooooo de bom :D

Tenho uma GA-8PENXP que é quase igual ela... Realmente é um Sonho de placa :D

Muito boa mesmo...

A propósito... Ótimo teste .

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Strider@14 de outubro de 2004, 10:54

Tópico para a discussão do teste da placa-mãe GA-8KNXP da Gigabyte realizado pelo Clube do Hardware, publicado em 02/jul/03.

Leia o teste: http://www.clubedohardware.com.br/8knxp.html

:bandeira: Sei que o objetivo do Clube do Hardware é prestar esclarecimentos às dúvidas dos leitores. Mas parece que vocês algumas vezes esquecem-se que existem pessoas leigas (como eu), que não sabe agumas terminologias aplicadas no site. Estou muito interessado em montar um micro no zero, e para isso não tenho pressa, pois gostaria de montar um micro em que o custo-benefício (o que importa + é o benefício) e o tempo de utilização da placa para um novo up-grade fossem válidos, embrora saiba que hoje no mundo da informática é impossivel aompnhar a evolução .

Estou acompnhando o teste que vocês estão realizando de divesas placas mães. Mas não consigo tirar a dúvida de qual é a melhor: ABIT, Gigabit, ASUS....? Sera que vocês poderiam me auxiliar nesta dúvida? Quero montar um PIV que possa ser útil por um bom tempo.

Li tambem o teste das placas de video, mas tb tenho a mesma dúvida.

:help: Desculpe, se estou incomodando ou abusando um pouco d +. Mas vocês poderiam ser mais especificos sobre marca/fabricante, e até que cabacidade a placa-mãe poderia suportar?

Desde, já agradeço a compreensão e a paciencia,

Cláudio

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Imigrante@26 de fevereiro de 2005, 01:26

Fala camarada,

Tire o cabo de força da fonte e retire a bateria... Espere uns 10min e coloque novamente o cabo de força. Sem a bateria, ligue a máquina, pronto, estará com o setup de fábrica. Agora é só desligar para colocar a bateria e entrar novamente no setup para reconfigurá-lo a seu gosto.

Abraços...

:-BEER

Aí cara, valeu pela explicação, mas bateu a dúvida. para configurar novamente no setup ao meu gosto, você quis dizer configurar o q da placa? Valeu amigo...

É q eu tô a fim de comprar uma tbem, é muito boa... :joia:

:bandeira:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí amigos, mas pelos meus conhecimentos, placas-mães para processadores soquete 478 não possuem a tecnologia PCI-E para placa de vídeo, por isso fico em dúvida se vale a pena pegar uma placa-mãe 478 como essa, ótima demais, só q não desfrutar dessa tecnologia de placa de vídeo... :( talvez achar uma placa-mãe soquete 775 nomesmo nível dessa seria ótima opção :palmas: , mas o preço não é o mesmo como o dessa placa aqui, né? :cry: valeu e postem pra mim... :-BEER

:bandeira:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e aí pessoal, eu tenho essa placa, mas na versao ultra, na qual é quase igual, apenas tem dois sata a menos mas vem com conectores scsi, mas o problema é o seguinte: ela esta ligando mas não esta inicializando...ou seja, ela não entra nem na bios...

Sera que as memorias pifaram ou sera que foi o processador, já nem sei mais o que fazer...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×