Ir ao conteúdo

IObit Uninstaller 5

       
 8.212 Visualizações    Tutoriais  
 14 comentários

Conheça o IObit Uninstaller 5, um programinha grátis que força a desinstalação de programas, além de plugins e barras de ferramentas adicionadas ao seu navegador Internet, ajudando no processo de remoção de programas inúteis e maliciosos (malware).

IObit Uninstaller 5
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Nota: este artigo é uma recomendação espontânea. Não recebemos qualquer tipo de incentivo para recomendar este programa. Estamos recomendamos porque achamos que ele merece ser usado por usuários e técnicos.

Muitas vezes, programas recusam-se a ser desinstalados, e o mesmo ocorre frequentemente com plugins e barras de ferramentas adicionadas ao seu navegador Internet, em particular quando elas são adicionadas por programas maliciosos (malware). O IObit Uninstaller 5, da mesma empresa que desenvolve o Driver Booster e o Advanced System Care, é um programa grátis muito simples que resolve este tipo de problema.

O programa não tem versão “Pro” paga, logo ele é realmente um freeware.

Ao abrir o programa, ele mostra uma lista de programas instalados, onde você pode escolher qual programa você quer desinstalar. Ver Figura 1. Você pode também filtrar os programas da lista como “todos” (“All Programs”), “instalados recentemente” (“Recently Installed”), programas grandes (“Large Programs”) e “pouco usados” (“Infrequently Used”). Este último filtro é interessante para você verificar se não há programas que não usa instalados, a fim de liberar espaço em disco.

Você pode estar se perguntando qual é a diferença entre usar este programa e a opção “Desinstalar um programa” do Windows, que é o caminho tradicional para a desinstalação de programas. Há duas vantagens em se usar o IObit Uninstaller. A primeira: frequentemente a desistalação do Windows acaba deixando arquivos e pastas do programa no computador, ocupando espaço inutilmente. A segunda: você pode forçar a desinstalação de um programa através do botão “Force Uninstall”, resolvendo o problema de programas que dão erro quando você tenta desinstalá-los ou simplesmente recusam-se a serem desinstalados, o que é muito comum em programas maliciosos (malware).

desinstalação de programas
Figura 1: desinstalação de programas

A segunda função é a desinstalação de barras de ferramentas e plugins de seu navegador Internet. Para isso, basta clicar em “Toolbars & Plug-ins”. A ideia é a mesma: você pode forçar a remoção de componentes que estejam se recusando a ser desinstalados, o que é muito comum de ocorrer com programas maliciosos (malware).

desinstalação de barras de ferramentas e plugins
Figura 2: desinstalação de barras de ferramentas e plugins

Uma função que não havia nas versões anteriores do programa é chamada “Win Manager”, com três ferramentas. “Startup”, que permite gerenciar os programas que são carregados automaticamente com o Windows. Apesar de opção similar existir no Advanced System Care, ela é útil no IObit Uninstaller já que um dos propósitos deste programa é ajudar na remoção de malware, assim você tem todas as funções que precisa para esta tarefa em um só local. “Process”, que permite verificar quais processos estão rodando e forçar o encerramento do processo. Esta função muito útil para “matar” malware que esteja rodando. E “Windows Update”, que permite listar todas as atualizações instaladas em seu sistema operacional, permitindo a remoção de atualizações específicas. Um mecanismo de busca está disponível para facilitar a localização da atualização que você quer desinstalar.

Startup
Figura 3: menu “Startup”

Process
Figura 4: menu “Process”

Windows Update
Figura 5: menu “Windows Update”

Compartilhar



  Denunciar Artigo

Comentários de usuários


@Gabriel Torres,

 

não sei se você sabe, mas tempos atrás a IObit foi acusada pela Malwarebytes de roubo de propriedade intelectual. Na época eu pesquisei e li sobre o assunto em diferentes sites, com diferentes opiniões e pontos de vista, para tirar a minha própria conclusão. Para mim, a Malwarebytes tinha razão.

 

Eu não continuei acompanhando o caso, não sei qual foi o desfecho. Mas eu que conhecia, utilizava e até indicava alguns programas da IObit, fiquei tão decepcionado com a atitude deles (de acordo com o meu julgamento, baseado no que li), que simplesmente "abandonei" a empresa. Afinal, sempre existiram bons programas de outras empresas, para as mesmas finalidades que a IObit oferecia.

 

Vendo suas recentes indicações para alguns programas deles, estou pensando que talvez seja hora de reconsiderar minha decisão de anos atrás. Obrigado por mais esta sugestão! :)

Editado por Duda Sgluber

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim., o foco na época foi Malwarebytes  X  Iobit Malware Fighter....

 

* Não sei se  ocorreram mudanças., mas particularmente "falando" o aplicativo de remoção de malwares da Iobit sempre foi fraco e não apresenta os mesmos recursos de outros disponibilizados no mercado em suas versões pagas e gratuitas.

* É o único aplicativo que descarto ( ou melhor descartava) quando utilizava os produtos da Iobit.

O aplicativo do tópico Iobit Uninstaller disputa lado a lado com o Revo Uninstaller....e está sempre recebendo correções/atualizações.

-- Esse tipo de aplicativo é bom utilizar a versão portable...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

O aplicativo do tópico Iobit Uninstaller disputa lado a lado com o Revo Uninstaller....e está sempre recebendo correções/atualizações.

...

 

Sempre que preciso, uso o Revo Uninstaller. Mas ele está parado no tempo... e recentemente notei que um determinado programa, instalado normalmente e que aparecia listado no Painel de Controle (Adicionar/Remover), não aparecia no Revo.

 

Pretendo "dar uma chance" a esse IObit Uninstaller em breve. ;)

Editado por Duda Sgluber

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Duda Sgluber deve ter sido em relação ao programa Iobit Malware Fighter. Vou pesquisar esta história melhor, obrigado por avisar!


@Manjaro Obrigado pela dica desse outro programa, Revo Uninstaller, que eu não conhecia. Coloquei ele em minha listinha para dar uma conferida depois. Lembrando que sempre há vários programas com a mesma finalidade, nas últimas semanas eu tenho tentado falar sobre um bom utilitário para cada "categoria", por assim dizer, mas técnicos e usuários poderão eventualmente conhecer outros programas e ter suas preferências pessoais. Podem continuar indicando seus programas preferidos; eu estou acompanhando pessoalmente os comentários e tomando nota dos programas que eu não conheço ainda para testá-los e, quem sabe, escrever algo a respeito dos mesmos.

 

Abraços!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres -> pretendes focar somente em aplicativos destinados a manutenção/otimização., ou vai abranger tudo( navegador, players, compartilhadores(P2P, Torrent)...compactadores,  enfim )

Ah! testa ai o Wps Office :bye:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do artigo! O layout do CdH deve ser o mesmo há uns 100 anos mas mesmo assim é fácil ler aqui :P É familiar e intuitivo.

 

O iObit Uninstaller é um bom programa, possui uma interface gráfica bonita e o programa funciona quase perfeitamente. Mas, como a maioria aqui parece saber, a iObit roubou as assinaturas do Malwarebytes, isso mostra como a empresa não possui nenhuma ética (seria como o CdH roubar o banco de dados da Anandtech, por ex). E não era especulação, foi comprovado pelo time do Malwarebytes que de fato a iObit usava a base de dados deles sem permissão.

 

Pessoalmente, eu não usaria produtos da iObit. Não pela qualidade (que é boa), mas pela confiança que não existe mais na empresa.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr - se observarmos com extremo rigor  mais de 90% dos que detêm a riqueza nas mãos, alcançou o poder pela desonestidade...(conta-se nos dedos os que  podem dizer: tudo que conquistei foi com suor do meu rosto)

 

No mundo dos negócios sempre vai ter um pegando dados de outros. Quantas Tecnologias/recursos a Microsoft não "roubou" em sua história ? A Coca-cola acusa a Pepsi e vice-versa

 

   Resumo: o que passou., passou.... eles que se entendam., Igual Samsung x Apple ( é briga de cachorro grande)

Editado por Manjaro

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Manjaro A diferença é que muitos escolhem suportar esse tipo de produto MESMO após saber dos maus feitos :) As vezes não há como escapar, como no caso de pessoas que precisam do Windows para uma ou duas tarefas. Mas no caso do iObit, ele roubou praticamente TODO o trabalho da Malwarebytes, afinal estes últimos se especializam quase que inteiramente nisso. Não é um ícone ou uma ideia, mas anos de trabalho que foram roubados.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Manjaro nosso site é voltado ao hardware e pretendo que continue dessa forma para não desvirtuá-lo (basta ver o que está acontecendo com outros sites "concorrentes" que agora falam de tudo um pouco...) Dessa forma, só falarei de utilitários úteis para a manutenção de computadores. Obrigado por perguntar.

 

@AmarildoJr como disse, vou pesquisar melhor o caso, sendo que este problema é relativo a um produto sobre o qual não falei.


Em tempo: havia me esquecido de comentar no artigo algo muito importante sobre esse programa. Ele apaga arquivos e pastas que o desinstalador do Windows deixa para trás. É muito comum ao usar o desinstalador do Windows e anos depois você encontrar pastas de programas que você não tem mais instalados. Vi isso na prática hoje, desinstalei um programa pelo Windows e o IOBit Uninstaller entrou em ação avisando que o Windows não removeu todos os arquivos, perguntando se eu queria que ele fizesse essa limpeza, e com efeito sete arquivos haviam ficado para trás!  :o

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação à questão Malwarebytes vs. IOBit, pesquisei e a explicação oficial está aqui:

 

https://forums.malwarebytes.org/index.php?/topic/29681-iobit-steals-malwarebytes-intellectual-property/page-1

 

Em 2009 (portanto, a seis anos atrás) a IOBit estava usando o banco de dados de malware da Malwarebytes. Não foi roubo de código-fonte ou de programa, mas sim roubo do banco de dados de malware.

 

Abraços!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei e estou usando esse IOBit Uninstaller e estou achando excelente, muito recomendado.

 

Pelo que li ele é melhor até que o Revo Uninstaller, que é pago, pois remove aquelas toolbars inconvenientes do yahoo, ask etc.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×