Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compex Wireless Internet Gateway Kit SKW811


     68.469 visualizações    Outros    0 comentários
Compex Wireless Internet Gateway Kit SKW811
Produto Recomendado

Desempenho

O desempenho de uma rede Ethernet quase nunca atinge a taxa máxima (100 Mbit/s para fast ethernet ou 11 Mbit/s para wireless 802.11b). Há inúmeras razões para que isso aconteça: inteferência eletromagnética, placas mal configuradas, excesso de tráfego inútil na rede e até mesmo o projeto do equipamento (problemas de hardware ou software), entre outras razões.

O primeiro teste de desempenho consiste em determinar se os equipamentos testados introduzem gargalos ou lentidão na rede. O teste é realizado com três máquinas, dois PC desktop conectados ao NetPassage 16 por meio de cabo Ethernet CAT-5, fabricado pela Cisco e um laptop conectado ao NetPassage 16 por meio da placa wireless USB.

Antes de conectar as três máquinas aos equipamentos em teste, medimos o desempenho entre elas. Duas a duas as máquinas são conectadas com um cabo cross-over e é realizada a transferência de três arquivos via FTP, um com 10 MB, outro com 50 MB e o terceiro com 100 MB. A taxa média de transferência desses arquivos foi anotada e serve como base para nossa medição (parâmetro de escala sem interferência externa). O próximo passo é refazer a transferência dos arquivos, só que dessa vez utilizando o equipamento testado como ponto de interconexão entre as máquinas que estão transferindo os arquivos.

A taxa de transferência média desses arquivos foi de 8,75 MB/s entre duas máquinas plugadas ao switch Netpassage 16 (via cabo Ethernet) e de 622 KB/s quando uma das máquinas envolvidas na comunicação estava conectada por meio da rede wireless. Cabe lembrar que a taxa de transferência nominal (100 Mbit/s para a rede cabeada e 11 Mbit/s para a rede wireless) nunca é atingida em um ambiente real.

O equipamento não introduziu gargalo nem lentidão na rede. Para a conexão wireless foram realizados testes de desempenho com e sem o emprego de criptografia (128 bits e 64 bits) e, mesmo nos testes realizados com o emprego de criptografia nas conexões o equipamento não apresentou degradação de desempenho, o que teria sido considerado aceitável dado o processamento matemático requerido para a criptografia dos pacotes de rede. No que diz respeito ao desempenho o equipamento foi considerado mais do que suficiente (nota 3).

Os resultados encontrados nos testes de desempenho foram surpreendentes já que é comum que equipamentos como os que foram testados introduzam gargalo na rede, especialmente equipamentos wireless devido à criptografia dos dados.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!