Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Estatísticas de Sites na Internet

       
 57.135 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Saiba como funcionam as estatísticas dos sites na Internet.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Um dos grandes trunfos de se ter um site na Internet é que você pode ter acesso a estatísticas completas de seu site. Através dessas estatísticas é possível saber, com exatidão, o número de pessoas que visitaram o seu site, de onde eles vieram, quais são as páginas mais populares, etc.

Se você hospeda o seu site em um serviço pago, você terá acesso aos arquivos de estatística de seu site e a um programa de análise de estatísticas. Se o seu site é hospedado em um serviço gratuito, você poderá cadastrar o seu site em serviços gratuitos de geração de estatísticas, como falamos na semana passada.

O grande problema é que as estatísticas de um site podem ser lidas de diversas maneiras e não é raro vermos sites divulgando estatísticas falsas sobre o seu serviço, por não saberem interpretar corretamente as estatísticas.

Um dos termos mais usados para se medir estatística chama-se hit. Cada vez que um arquivo é chamado do seu site, ele gera um hit. Então, se você tem um arquivo HTML que chame cinco arquivos gráficos, esse documento, quando carregado, irá gerar seis hits (1 para a página HTML e 5 para os arquivos gráficos chamados). Dessa forma, a informação de quantos hits o seu site gera não serve para medir a audiência de seu site, já que um único documento carregado pode gerar inúmeros hits (por exemplo, você pode ter um site pouco acessado mas que gera muitos hits, caso cada página HTML chame muitos arquivos gráficos). Infelizmente, muitos sites divulgam as suas estatísticas em forma de hits, o que é um resultado completamente falso.

O termo mais famoso em estatísticas de sites chama-se pageview. Essa estatística indica quantas páginas HTML de seu site foram carregadas durante um determinado período de tempo (tipicamente um mês). Ou seja, essa estatística conta o número de hits gerados apenas por arquivos do tipo HTML. Como em cada página normalmente podemos colocar um banner publicitário, essa estatística indica o potencial do site para anunciantes, e daí ser tão famosa. Por exemplo, um site que gera 500.000 pageviews por mês tem a capacidade de publicar 500.000 banners publicitários por mês. Multiplicando o valor de pageviews de um site pelo valor cobrado pela impressão de cada banner, podemos facilmente saber a capacidade máxima de geração de receita através de anúncios de um site.

O número de pageviews é muito importante para sites que baseiam-se em publicidade, mas sua deficiência é não indica quantas pessoas visitaram o site por mês, já que essa estatística indica apenas a quantidade de páginas que foram lidas por mês, e um mesmo visitante pode ler diversas páginas de seu site.

A estatística mais correta para saber o número de visitantes de um site é o número de IPs diferentes que visitaram o site durante um determinado período de tempo (um mês, tipicamente). Essa estatística é também conhecida como hosts ou distinct hosts. Através dela podemos saber quantas máquinas diferentes acessaram o seu site, dando a quantidade de pessoas diferentes que acessaram o site em um mês. Só que essa estatística possui duas falhas. Primeiro, como muitos visitantes acessam a Internet através de um provedor de acesso, o endereço IP do visitante varia a cada conexão. Com isso, um mesmo visitante pode gerar mais de um endereço IP para as estatísticas de seu site, contando como um visitante diferente a cada vez que ele entra em seu site. Segundo, a maior parte dos provedores usa um sistema chamado proxy, que acelera a navegação na Internet. Quando um servidor de proxy é usado, todos os usuários daquele provedor são vistos na Internet como tendo o mesmo endereço IP e, com isso, só é contabilizado um único visitante vindo daquele provedor, mesmo que 1.000 usuários daquele provedor tenham visitado o seu site.

Dessa forma, a maneira mais correta de divulgar as estatísticas de seu site é informando o número de pageviews mensais e o número de visitantes diferentes por mês.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×