Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Diminuindo a Temperatura de Seu Processador

       
 414.999 Visualizações    Tutoriais  
 8 comentários

Diminua a temperatura de seu processador.

Diminuindo a Temperatura de Seu Processador
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Existe um programa chamado CPUIdle, que pode ser baixado em http://www.cpuidle.de que promete baixar a temperatura do processador de seu PC, fazendo com que o processador tenha uma vida útil maior, o seu micro consuma menos energia (nada mal em época de racionamento) e as chances de overclock aumentem. Como somos muito céticos, resolvemos testar esse programa para ver se ele realmente cumpre o que promete: baixar a temperatura do processador.

Esse programa consegue baixar a temperatura do processador fazendo que o processador entre em um de seus modos de gerenciamento de consumo elétrico quando ele detecta que o processador está ocioso. Nesses modos de gerenciamento de consumo elétrico, o clock interno do processador é abaixado, fazendo com que ele produza menos calor e consuma menos energia. Dessa forma, pelo menos em teoria, o funcionamento desse programa é perfeitamente possível.

Fizemos testes com duas máquinas diferentes e os resultados foram realmente surpreendentes. Em um micro com processador Pentium III-550, a temperatura do processador baixou de 41º C para 36º C depois de 10 minutos com o programa funcionando, ou seja, uma queda de 12,2% na temperatura do processador. Já em um micro equipado com um processador Celeron-566, a temperatura do processador baixou de 34º C para apenas 23ºC após cinco minutos com o programa funcionando, uma queda de 32,35% na temperatura do processador. Realmente impressionante.

É interessante notar que essas temperaturas foram atingidas deixando o micro "parado", isto é, ficamos sem fazer nada nele. À medida em que abrimos programas e executamos tarefas, a temperatura do processador voltava a subir, já que o processador já não estava mais ocioso. Porém, como em nosso dia-a-dia tem vários momentos em que o micro fica ocioso - por exemplo, quando estamos lendo um texto na tela - é extremamente interessante executar esse programa sempre. Em seu menu de configurações você pode habilitar uma caixa para que ele seja sempre carregado quando o Windows é aberto. No menu de configurações do programa você também pode fazer com que o programa seja automaticamente desabilitado caso o processador esteja usando todo o seu poder de processamento. Isso faz com que o micro consiga atingir o máximo de seu desempenho mesmo com o programa carregado. Caso você não saiba, quanto mais programas tivermos carregados em memória, menor o desempenho do micro.

O melhor maneira de você monitorar a temperatura do processador de seu micro é usando o programa de monitoração que vem junto com a placa-mãe, em seu CD-ROM de instalação. Se você não tiver mais esse CD, você pode utilizar programas como o Motherboard Monitor, que pode ser baixado em http://mbm.livewiredev.com.

Mais programas para diminuir a temperatura do processador

O leitor Ricardo Jorge Borges Guimarães indica o programa WaterFall, que pode ser baixado em http://packetstormsecurity.org/Win/waterfall_122.zip. Vários outros leitores lembraram do famoso programa Rain (ftp://ftp.elf.stuba.sk/pub/pc/utilmisc/rain10.zip). Tanto o WaterFall quanto o Rain são, assim como o programa CPUIdle, programas com o intuito de baixar a temperatura do processador. Teste os três com o auxílio de um bom programa para monitorar a temperatura do processador e veja com qual deles você consegue baixar mais a temperatura do seu processador.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Acessei a pagina, mas com meus conhecimentos fracos fiquei boiando.

Acho que deveriam tentar atender a uma gama de usuarios menos favorecidos, ou seja, inexperientes, dando explicações tipo passo-a-passo.

Fica aqui a sugestão.

obrigado

Mauricio

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

Este tópico é muito interessante, e serve muito para mim, pois moro no sul, e nesta época do ano faz muito calor e vivo brigando com a temperatura do meu pc!!!

Baixei um programa ontem, muito útil, Motherboard Monitor 5, http://www.benscustomcases.com/files/MBM5370.EXE , podem baixar deste link!

Este programa monitora a temperatura da placa-mãe e do processador, e para quem conhece muito bem a placa, pode selecionar ainda outros sensores de temperatura da placa-mãe!!!

Andei investigando pela net, e descobri que usar somente coolers com ventiladores não adianta muito, reduz muito pouco a temperatura!

A ideia básica consistem em primeiro ventilar o gabinete, depois o processador e por fim, discos rigidos e outras placas.

Vamos pelo começo, só de retirar a tampa lateral do gabinete, já ajuda, ou fazendo case-mod, abrindo frestas e vazando as tampas do gabinete.

Se precisar mais, troque o dissipador de calor e ventoinha do processador por uma maior! Isso ajuda mais, pode-se até, dependendo do caso, se o cooler for grande o suficiente, instalar uma ventoinha a mais na lateral do cooler!!!

Essas são algumas idéias básicas que ajudam a diminiur um pouco a temperatura da cpu e placa-mãe.

MAS, para que precisa mais, agora sim vamos falar sério!!!

Ótimo, você já colocou aquele cooler "gigante" no processador com leds brilhando, já fez seu case-mod com um dragão vazado na tampa lateral, aproveitou pra botar neon, umas mangueirinhas fluorescentes...

Mas a temperatura continua alta???

Podemos colocar mais vetoinhas no gabinete, atualmente os gabinetes já vem furados pelo lado de dentro na parte frontal, traseira e lateral, com a furação exata para instalar mais ventoinhas, instalando-se as três ventoinhas, o ar circula mais rápido e portanto mais fresco dentro do gabinete, o que ajuda e muito a reduzir a temperatura!!!

A ideia nesse caso, não é só dissipar o calor do processador, mas sim, criar um fluxo de ar desde uma extremidade a outro do gabinete, refrigerando todo o equipamento.

Esta preparação exige mais cuidado para dar certo, você precisa examinar com cuidado o seu gabinete por dentro, verificar por onde o ar pode fluir melhor e por onde ele deve fluir, por entre as placas de video, por entre os discos rigidos, por entre as memórias, etc...

Outra coisa importante, os discos-rigidos, memórias e placas de video também aquecem e prejudicam o desempenho!!!

Para os discos-rigidos existem coolers, geralmente dulpos, que são parafusados na parte inferior do disco.

Para as memórias por enquanto só existe o fluxo de ar mesmo, mais para o fim falarei sobre outra técnica muito boa.

Para as placas de video, no caso as aceleradoras, elas já tem um dissipador de calor instalado sobre o processador, mas pode-se parafusar sobre o dissipador, uma ventoinha, como no processador.

Todas essas técnicas funcionam quando se precisa diminiur a temperatura um pouco, para que precisa de temperatura muito mais baixas existem os kits de dissipadores a água, os Water Coolers!!!

Esses sim são bons, funcionam sem ventoinhas dentro do gabinete e reduzem a temperatura em até 50%!!!

Eles funcionam como um radiador de carro dividido em duas partes, a primeira é uma espécie de dissipador de calor que a principio parece uma simples placa de cobre maciça, mas na verdade existem dutos internos por onde a água circula, esse dissipador pode ser instalado no processador, na placa de video e até mesmo nas memórias!!!

A segunda parte consiste em um radiador, que pode ser externo ou interno, ele resfria e bombeia a agua para todo o conjunto, como em um carro, a água fria entra no motor, a água quente sai, vai para o radiador, é resfriada e volta para o motor, simples!!!

porém esses conjuntos são caros, os mais baratos, novos e completos que vi, custam em torno de R$ 240, com só 1 dissipador para o processador!!!

Bom, isso é pouco, mas é o que sei por enquanto, estou procurando como fazer um sistema a água, se alguem souber, poste a dica!!! :joia:

Até mais, espero ter sido útil!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pulllga, no forum "coolers e dissipadores" aqui do clube você encontra o seguinte tópico, que vai de 2002 até hoje (não é tão grande quanto parece...) e parece bem completo... Nele, por exemplo, eu "pesquei" um vídeo de instalação mais recente aqui. Espero que ajude. B)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amana,

Muito interessante o site que você postou, mas a minha ideia é de fazer em casa um Water Cooler!!!

Eu estou desempregado, a temperatura tá alta e não posso comprar kits, ou peças, mas estou me virando, veja só:

Até segunda acho que consigo postar as fotos do passo-a-passo parcial de "Faça você mesmo seu Water Cooler"!

Eu peguei um radiado de ar-condicionado de carro, cortei, reduzi seu tamanho, montei e vedei ele.

Peguei uma bomba d'água de uma maquina de lavar roupas velha e vou usar.

O problema é conseguir uma placa de cobre para instalar no processador e gpu, de mais ou menos 5 a 10 mm, vaza-la, veda-la e instalar dois tubinhos para conectar as mangueiras!!!

As conexões são faceis, é só conseguir uma bracadeiras da própria maquina de lavar!!!

O meu Water Cooler será forte e grande, por isso tenho que ter cuidado com as conexões, não posso deixar vazar agua!!!

Para isso vou montar uma case externo para abrigar o radiador, ventoinhas e bomba d'água, vou utilizar um gabinete antigo que tenho sobrando, vou cortar e modelar de forma a ter o menor tamanho possivel e abrigar todos o material necessário.

Essa é a ideia, fazer um Water Cooler do "lixo"!!!

O lixo de uns é o tesouro de outros!!!

Afinal, não estamos na era da reciclagem!!

Abraços a todos, obrigado pela ajuda, se alguem tiver dicas ou links de como fazer um Water Cooler de sucatas, por favor me avise, ficarei muito grato... :joia:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu instalei o CPUIdle e a temperatura diminiu 10Cº ele estava em 50Cº foi para 40Cº aconselho o uso dele...

tenho um Athlon 64 3500 e o desempenho continua o mesmo.... :palmas:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, to com um problemao! tenho um notebook HP dv5-1004nr AMD turion x2 ultra 64 xm80 2.1/4gb ram/250hd/1918mb/vista ultimate...

eu andei lendo sobre temperaturas do processador e tal e instalei alguns programas pra verificar a temperatura do meu porque o tempo inteiro o cooler fica "gritando", então resolvi checar. Finalmente quando consegui instalar o EVERLAST, eu vi que a temperatura do proc era de 96C!!!!!

achei um absurdo!! como é possivel uma temperatura estão alta? que que eu faco pra poder baixar isso?!??!

Alguem pra me dar uma mao???

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×