Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste do Cooler be quiet! Dark Rock 2

       
 24.521 Visualizações    Testes  
 8 comentários

Hoje nós iremos analisar o cooler para processadores be quiet! Dark Rock 2, que tem um dissipador em torre, seis heatpipes e ventoinha de 135 mm. Confira!

Teste do Cooler be quiet! Dark Rock 2
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

O Dark Rock 2 é um cooler para processadores da be quiet! com dissipador em torre, uma ventoinha de 135 mm e seis heatpipes. Vamos testá-lo e ver se o nome do fabricante realmente reflete a operação do produto.

A caixa do Dark Rock 2 é mostrada na Figura 1.

be quiet! Dark Rock 2
Figura 1: Embalagem

A Figura 2 mostra o conteúdo da caixa: o cooler propriamente dito, uma pequena seringa de pasta térmica, manual e ferragens para instalação.

be quiet! Dark Rock 2
Figura 2: Acessórios

A Figura 3 mostra o Dark Rock 2.

be quiet! Dark Rock 2
Figura 3: O Dark Rock 2

Discutiremos esse cooler em detalhes nas próximas páginas.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Também vi o resultado negativo do spcr, mas em outros reviews o Be Quiet foi aprovado. O próprio pessoal do spcr disse que não entendeu o resultado, já que outros reviews falavam bem dele. Fez um segundo teste e o resultado se manteve.

Ficou aí uma interrogação muito grande, pois o spcr é muito conceituado e possui uma metodologia bem elaborada. No entanto, o spcr não é o dono da verdade, uma vez que a maioria dos reviews aprovam o "be". Melhor esperar os reviews de usuários, e os comentários de compradores na Amazon e na Newegg, para ver o que se diz.

Editado por jrjaguar

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Silent PC Review em nenhum momento diz para ter "cuidado" com o cooler. Eles simplesmente consideraram que o desempenho foi decepcionante. É possível que o fabricante tenha melhorado o produto e a amostra que nós testamos seja melhor do que a testada por eles.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei de hipérbole na expressão "cuidado com esse cooler".

Enfim, embora o SPCR não seja o dono da verdade, ele é o único que conheço que usa metodologia sensata, que analisa impacto na dimensão, fluxo de ar, ruído, eficiência, preço, etc.

Por exemplo, o conhecido FrostyTech é uma piada. Os caras só testam os coolers com a ventoinha padrão e na máxima velocidade. Eles até se gabam de usar um simulador de potência dissipada de precisão e tal, mas a metodologia é falha. Chegam ao cúmulo de colocar coolers da Thermalright como inferiores em termos de desempenho bruto ou de relação entre desempenbho ruído lá embaixo no ranking justamente por essa metodologia estúpida.

Outros sites são quase iguais. Até os famigerados e badalados (para não dizer usupeitos) AnandTech, TOms Hardware e X-bit Labs fazem testes de coolers bem aquém do que se espera.

Eu até colocaria em cheque a análise do SPCR se não fosse o fato de eles terem refeito e notificado a Be Quiet!

Duvido muito de que o exemplar usado no CdH seja diferente do usado pelo site canadense. Por isso que eu pedi prudência. Não vale a pena arriscar num produto caro, difícil de se achar no Brasil, que é voltado à Silent Computing, uma vez que há opções da Thermalright, Prolimatech, Scythe, etc. pelo mesmo custo final.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo seu ponto de vista.

Mas se você analisar bem, o resultado do Silent PC Review foi idêntico ao nosso, o que realmente varia é a interpretação.

No review deles, simplesmente concluíram que o Dark Rock 2 deixava chegou em um resultado 10oC pior do que os coolers de melhor desempenho, em velocidade máxima. Em nosso teste, esse cooler obteve um resultado 10oC pior do que o TT Frio Extreme, que foi o melhor cooler a ar até agora.

Me parece que a diferença é que eles usaram a palavra "poor" (pobre) para se referir ao desempenho do cooler. Nós, por outro lado, achamos que o desempenho dele foi bom, desde que se considere que o foco do cooler não é o ultra-super-mega-hyper desempenho, e sim o silêncio. E ele foi ultra-super-mega-hyper silencioso.

Por isso não concordo com a sua colocação de dizer "cuidado" ou "cooler péssimo". Tem coolers mais baratos? Sim. Tem coolers de melhor desempenho? Sim.

Mas o Dark Rock é bom no que se propoe: ser silencioso. E o desempenho dele é melhor do que o de qualquer cooler mediano.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos testes que andei lendo por aí, até que o be quiet! Dark Rock 2 se saiu bem no que ele se propõe, que não é ser um Super Cooler, mas um Cooler mais voltado para o silêncio, embora não tenha feito um papel ridículo perante outros até mais famosos e conhecidos pela maioria. O que ele é? Um Cooler com "bom" desempenho. Simples conclusão.

O seu design é impecável, de uma qualidade imensa, pois me amarro nesses Coolers de cobre niquelado. Aí nesse caso é o meu gosto particular.

O be quiet! Dark Rock Pro 2 também tem se saído muito bem nos seus testes, com a mesma qualidade de ser um Cooler silencioso, ter uma construção sólida e um "bom" desempenho. Longe também do "ótimo" ou "excelente" desempenho. Simples novamente.

O problema que é ressaltado nos seus testes é justamente o seu preço em relação ao preço de Coolers de maior potência, o que também é o caso do be quiet! Dark Rock 2.

:cool: Legal. Mais um Cooler conhecido de perto. Parabéns!!!

Duas fotos do be quiet! Dark Rock Pro 2 :

bequietDarkRockPro22.jpg

bequietDarkRockPro2.jpg

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Ele é ruim em termos de silêncio também.

Ora bolas, qualquer cooler cuja ventoinha não seja proprietária pode ser silencioso. Analisar apenas o ruído com a ventoinha que acompanha o dissipador é algo estúpido.

Por exemplo, se a Thermaltake - conhecida por fazer produtos péssimos e barulhentos - quiser, torna o seu cooler mais silencioso que esse da be quiet! Para isso, basta colocar uma ventoinha cuja máxima velocidade não passe de 600 rpm. Se ela fizer isso, isso torna seu cooler "melhor" que o be quiet! em termos de silêncio? Claro que não.

Esse be quiet! é ruim também quando é usada baixa pressão estática e/ou fluxo de ar. Ou seja, ele é ruim quando a ventoinha está em baixa velocidade de rotação.

Veja a tabela na seguinte página: http://www.silentpcreview.com/article1277-page6.html

Usando uma ventoinha de 120 mm COMO REFERÊNCIA, a apenas 7 Volts, ele foi 9 graus pior que o "ultrapassado" Ultra120 eXtreme Rev.C.

Tudo bem, você pode alegar que para sua área de exposição ao fluxo de ar, uma ventoinha de 140 mm deveria ser usada. Então veja a tabela que está no começo da página. Ele perdeu, de novo, por 9 graus do Venomous-X quando usada a mesma ventoinha dessa medida entre eles.

Ele é ruim com sua ventpinha de fábrica, com uma ventoinha substituta, etc. Resumo: sua ventoinha não é lá grandes coisas, mas a falha está mesmo no dissipador. Não sei se são as soldas, o prejeto, etc. Sei lá.

A metodologia do SPCR é a ideal. São testados desempenho e ruído com ventoinha de fábrica, com ventoi9nha de referência, com nível de pressão sonora como parâmetro, com diferentes tamanhos de ventoinhas, etc.

Por exemplo, no teste do Archon SB-E, o cooler da Thermalright teve um desempenho por ruído péssimo quando fora usada uma ventoinha de 120mm, mas com sua ventoinha de fábrica, ele teve um dos melhores desempenhos por ruído do circuito.

Enfim, só não vê quem não quer. Esse modelo da be quiet! é péssimo, seja para alto desempenho, seja para silêncio. Só valeria a pena se fosse pequeno, barato ou as duas coisas.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de pedir desculpas ao Rafael Coelho se fui muito rude.

Embora eu não concorde com sua interpretação, o tom que eu usei em minhas mensagens pode parecer muito agressivo.

Peço desculpas também aos demais colegas que postaram aqui e quero dizer que não sou dono da verdade. Apenas expus meu ponto de vista e posso estar errado.

Abraços.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×