Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Como Comprar uma Placa de TV e Captura de Vídeo

       
 129.046 Visualizações    Artigos  
 3 comentários

Detalhes na escolha de uma Placa de TV e Captura de Vídeo.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Todos nós temos noção que no Brasil usamos um padrão de vídeo único para a transmissão de TV, chamado PAL-M. Com isto em mente, quando viajamos ao exterior e queremos comprar algum produto de vídeo – seja uma simples fita de vídeo VHS ou uma filmadora ou uma placa de TV ou de captura de vídeo para o computador – acabamos entrando pelo cano. Isto porque pedimos um produto para funcionar no padrão PAL-M e o vendedor acaba nos vendendo um produto para o sistema PAL europeu, completamente diferente do padrão PAL-M que usamos no Brasil.

Para produtos que não são de informática – como fitas de filme VHS e filmadoras –, a solução é simples: basta meter na cabeça que o padrão correto a ser comprado é o americano, NTSC. Nossos videocassetes conseguem ler tanto fitas PAL-M quanto NTSC, e assim não corremos risco de comprarmos um elefante branco.

Já em relação a placas de TV e de captura de vídeo, vamos explicar um pouco mais como elas funcionam. Este tipo de equipamento tem dois componentes principais: um sintonizador e um chip decodificador. O sintonizador é uma caixa metálica grande, normalmente ocupando um quarto da área da placa. Não tem como não achá-lo. É nele que a antena de TV é instalada. Em placas de captura sem função de TV, este componente não existe.

É no sintonizador que mora o problema. Para cada sistema de vídeo existente no mundo, o sintonizador é de um modelo diferente. Se você comprar uma placa com sintonizador PAL, ela não funcionará no Brasil. Para funcionar no Brasil, você precisa comprar uma placa com sintonizador NTSC (ou NTSC-M, para sermos mais exatos). O que ocorre é o seguinte. Tanto o padrão NTSC (usados nos EUA) quando o padrão PAL-M (usado no Brasil) trabalham com o mesmo padrão de imagem (freqüência horizontal de 15.750 Hz, freqüência vertical de 60 Hz, varredura de 525 linhas, canais de 6 MHz). A diferença entre os dois está na maneira com que a cor é codificada e transmitida. O sistema PAL europeu é completamente diferente (625 linhas e 50 quadros por segundo).

Já em relação ao chip decodificador, ele terá de suportar a codificação PAL-M. Uma excelente notícia é que a maioria dos chips decodificadores atualmente existentes, incluindo os mais populares, como o SAA7108AE, o SAA7109AE, o SAA7133HL (da Phillips) e o Theather 200 (da ATI) são capazes de decodificar qualquer sistema de vídeo do mundo.

Ou seja, você só terá problemas ao comprar uma placa de TV ou captura caso:

  • O sintonizador usado não seja NTSC, mas sim PAL. Compre uma placa com sintonizador NTSC. Se você comprar uma placa com sintonizador PAL você não será capaz de assistir TV.
  • O chip decodificador usado não suportar o padrão PAL-M. Caso isto ocorra, a imagem da TV ou da captura aparecerá preto-e-branco no micro.

Ou seja, compre uma placa NTSC. Como os chips decodificadores atualmente existentes são compatíveis com todos os sistemas do mundo, você não terá problemas.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Ola amigo, estou enfrentando este problema com minha placa. Comprei uma matrox RTX100, conforme o manual, ela trabalha com os padrões NTSC e PAL. Instalei esta placa de captura em meu vídeo cassete e so consigo visualizar a imagem em preto e branco. Minha dúvida é o seguinte:

Meu video cassete cassete é tanto Pal-M como NTSC, posso escolher a opção em um botão. A placa Matrox é Pal/NTSC, consigo colocar ambas em NTSC para converter em DVD uma fita de casamento ou a fita de casamento já vem em Pal-M? Agradeço antecipadamente

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, estou prestes a comprar um pc pra mim epretendo comprar uma plca de captura!!!. E gostaria de saber se esse padrão NTSC/PAl recebe o sinal digital que entrara em todo o brasil a partir do proximo ano!!! E qual a placa você indicaria!!!

Agradeço desde já!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Estou tendo problemas para configurar a placa de TV ENL FM Encore V. 5.3.

Já consegui instalar os drivers e o software, porém a placa mostra as imagens em preto e branco.

você sabe me dizer se esta placa é compatível com o sistema PAL-M do Brasil?

Ela tem as configurações de NTSC, PAL-M e PAL-N, porém todas exibem as imagens em preto e branco...

Se puder ajudar agradeço!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×