Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Upgrade de BIOS da placa de vídeo

        174.864 Visualizações     4 comentários     Tutoriais   

Precisando atualizar a BIOS de sua Placa de Video? Saiba como em nosso tutorial.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Poucos usuários sabem, mas a placa de vídeo também tem um BIOS que, tal como o BIOS da placa-mãe, pode ser atualizado. É no BIOS da placa de vídeo que o fabricante corrige bugs existentes na placa de vídeo ou no chip gráfico que foram descobertos depois do lançamento da placa no mercado. Com isto, manter o BIOS da placa de vídeo atualizado permite que você tenha o seu sistema o mais estável possível, longe de bugs que podem comprometer o funcionamento do seu PC, em especial bugs que podem aparecer durante um jogo.

A atualização do BIOS da placa de vídeo não tem muito mistério, bastando você ir ao site do fabricante da sua placa de vídeo e baixar o software necessário para efetuar esta atualização (em geral em uma seção chamada "support", "downloads" ou "BIOS"). Aqui vai um detalhe importante. O fabricante da placa normalmente não é o fabricante do chip. Assim, você não encontrará esta atualização no site da ATI ou da NVIDIA; você tem que ir ao site do fabricante da placa (Sapphire, Gigabyte, Inno3D, HIS, Tyan, Connect3D, MSI, ABIT, ASUS, FIC etc). A exceção fica por conta das placas com chip ATI que realmente tenham sido fabricados pela ATI. Se você comprou uma placa de vídeo barata "genérica" e não sabe qual é o seu fabricante, a solução é usar o código FCC ID da placa. Você pode descobrir o fabricante da placa através deste código, presente em uma etiqueta colada na placa. Basta ir a http://www.clubedohardware.com.br/pagina/fcc, entrar o código no formulário existente e o sistema retornará qual é o fabricante da placa.

Esta dica não se aplica a micros com vídeo on-board. Neste caso, como o vídeo é produzido pela placa-mãe, o BIOS de vídeo está conjugado ao BIOS da placa-mãe, bastando você efetuar o upgrade do BIOS da placa-mãe para manter o seu PC atualizado.

Turbinando Sua Placa de Vídeo

É no BIOS da placa de vídeo que estão gravadas três informações interessantes: o chip gráfico da placa, o clock do chip gráfico e o clock da memória de vídeo. Com isto, você pode fazer o seguinte: modificar os valores dos clocks da sua placa de vídeo e fazer o upgrade de BIOS da sua placa. Com isto, sua placa de vídeo passará a funcionar "para sempre" com um clock mais elevado (overclock), aumentando o seu desempenho em jogos 3D. Você também pode efetuar o overclock por software (usando o PowerStrip, http://www.entechtaiwan.com/), só que neste caso você precisa rodar o software sempre em que o micro for ligado para configurar novamente o overclock, pois quando o micro é ligado a placa lê os valores que estão em seu BIOS, que, caso você não efetue o upgrade de BIOS com os valores modificados, serão os valores de fábrica. Mas o programa PowerStrip pode ser interessante para você detectar o overclock máximo que você consegue com a sua placa, para programar o BIOS da sua placa de vídeo com os valores máximos que você conseguir.

Para placas com chip da NVIDIA, você deve usar o programa http://www.x86-secret.com/Download/rvbsetup.exe para alterar os dados do BIOS. Já para placas com chip da ATI, o programa é o http://www.softpedia.com/public/scripts/downloadhero/12-1-33/. Através do programa, leia o BIOS da sua placa de vídeo, altere os dados, e faça o upgrade.

Se você não quiser se arriscar fazendo tais modificações, você pode também baixar na Internet BIOS prontos com estas modificações já efetuadas e testadas por outros usuários. Por exemplo, em http://softmod.ocfaq.com/bios.php você encontra uma extensa lista de BIOS de placas de vídeo que usam chips da ATI e em http://www.mathiau.com/files/index.php e em http://www.x86-secret.com/articles/nvbios.htm você encontra BIOS de placas de vídeo com chips da NVIDIA. Além disto, em alguns casos é possível "transformar" um chip em outro mais rápido. Isto acontece porque em alguns chips mais simples são na verdade chips mais complexos com recursos extras desabilitados e rodando a um clock inferior. Com estes BIOS modificados você é capaz de ativar tais recursos desabilitados e, assim, "transformar" sua placa em outra mais possante.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Os links para as BIOS da nVuidia estão quebrados (ambos...) :(

Estou tentando passar minha MSI FX5900SP para FX5900 Ultra. O Clock dela foi para 450MHz mas as memos não chegam em 850 (que seria o padrão da Ultra), no máximo 800... :muro:

Ajudas? :help:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é , aqui os chips da ATI não pegaram mas o 3º site que é da nVidia pegou T-T , minha placa é uma radeon, afferson :D

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Upgrade de BIOS da placa de vídeo

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/554

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"Poucos usuários sabem, mas a placa de vídeo também tem um BIOS que, tal como o BIOS da placa-mãe, pode ser atualizado. É no BIOS da placa de vídeo que o fabricante corrige bugs existentes na placa de vídeo ou no chip gráfico que foram descobertos dep..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

http://www.clubedohardware.com.br

Poxa eu não consigo descobrir o fabricante , pois ja olhei por toda a placa e não achei o bendito numero de Fcc Id. alguem pode dar uma força?

bem segundo a caixa e uma etiqueta que vem na placa a placa é uma

ZOGIS GeForce 9600GT

ZO96GT - 1GB

ja procurei no site da zogis e descobri que ela nao tem suporte a placas de video!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se alguém ainda vai ler este tópico, mas estou com um pc que tinha problemas com a exibição no monitor, que ficava piscando e com cores estranhas.

A placa mãe é a famosa a7v8x-x usando uma geforce mx4000. Atualizei a bios da placa mãe, atualizei drives da placa de vídeo e nada resolveu o problema.

Desmontei o micro, limpei a placa mãe, e retirei a placa de vídeo. Recoloquei de volta(mas sem fazer a limpeza de contatos com borracha, como vi em algumas recomendações).

Agora o micro não exibe nada no monitor, e dá o Bip longo seguido de 2 curtos. Muitos citaram como sendo problema de bios do vídeo. A questão é a seguinte:

como atualizar a bios de uma placa de vídeo que não exibe nenhum vídeo, e está instalada em uma placa mãe offboard??

O detalhe é que essa placa é AGP, então não posso nem mesmo coloca-la num slot do meu pc para tentar atualizar.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora