Poucos usuários sabem, mas a placa de vídeo também tem um BIOS que, tal como o BIOS da placa-mãe, pode ser atualizado. É no BIOS da placa de vídeo que o fabricante corrige bugs existentes na placa de vídeo ou no chip gráfico que foram descobertos depois do lançamento da placa no mercado. Com isto, manter o BIOS da placa de vídeo atualizado permite que você tenha o seu sistema o mais estável possível, longe de bugs que podem comprometer o funcionamento do seu PC, em especial bugs que podem aparecer durante um jogo.
A atualização do BIOS da placa de vídeo não tem muito mistério, bastando você ir ao site do fabricante da sua placa de vídeo e baixar o software necessário para efetuar esta atualização (em geral em uma seção chamada "support", "downloads" ou "BIOS"). Aqui vai um detalhe importante. O fabricante da placa normalmente não é o fabricante do chip. Assim, você não encontrará esta atualização no site da ATI ou da NVIDIA; você tem que ir ao site do fabricante da placa (Sapphire, Gigabyte, Inno3D, HIS, Tyan, Connect3D, MSI, ABIT, ASUS, FIC etc). A exceção fica por conta das placas com chip ATI que realmente tenham sido fabricados pela ATI. Se você comprou uma placa de vídeo barata "genérica" e não sabe qual é o seu fabricante, a solução é usar o código FCC ID da placa. Você pode descobrir o fabricante da placa através deste código, presente em uma etiqueta colada na placa. Basta ir a https://www.fcc.gov/oet/ea/fccid entrar o código no formulário existente e o sistema retornará qual é o fabricante da placa.
Esta dica não se aplica a micros com vídeo on-board. Neste caso, como o vídeo é produzido pela placa-mãe, o BIOS de vídeo está conjugado ao BIOS da placa-mãe, bastando você efetuar o upgrade do BIOS da placa-mãe para manter o seu PC atualizado.
Turbinando Sua Placa de Vídeo
É no BIOS da placa de vídeo que estão gravadas três informações interessantes: o chip gráfico da placa, o clock do chip gráfico e o clock da memória de vídeo. Com isto, você pode fazer o seguinte: modificar os valores dos clocks da sua placa de vídeo e fazer o upgrade de BIOS da sua placa. Com isto, sua placa de vídeo passará a funcionar "para sempre" com um clock mais elevado (overclock), aumentando o seu desempenho em jogos 3D. Você também pode efetuar o overclock por software (usando o PowerStrip, http://www.entechtaiwan.com/), só que neste caso você precisa rodar o software sempre em que o micro for ligado para configurar novamente o overclock, pois quando o micro é ligado a placa lê os valores que estão em seu BIOS, que, caso você não efetue o upgrade de BIOS com os valores modificados, serão os valores de fábrica. Mas o programa PowerStrip pode ser interessante para você detectar o overclock máximo que você consegue com a sua placa, para programar o BIOS da sua placa de vídeo com os valores máximos que você conseguir.
Para placas com chip da NVIDIA, você deve usar o programa http://www.x86-secret.com/Download/rvbsetup.exe para alterar os dados do BIOS. Já para placas com chip da ATI, o programa é o http://www.softpedia.com/public/scripts/downloadhero/12-1-33/. Através do programa, leia o BIOS da sua placa de vídeo, altere os dados, e faça o upgrade.
Se você não quiser se arriscar fazendo tais modificações, você pode também baixar na Internet BIOS prontos com estas modificações já efetuadas e testadas por outros usuários. Por exemplo, em http://softmod.ocfaq.com/bios.php você encontra uma extensa lista de BIOS de placas de vídeo que usam chips da ATI e em http://www.mathiau.com/files/index.php e em http://www.x86-secret.com/articles/nvbios.htm você encontra BIOS de placas de vídeo com chips da NVIDIA. Além disto, em alguns casos é possível "transformar" um chip em outro mais rápido. Isto acontece porque em alguns chips mais simples são na verdade chips mais complexos com recursos extras desabilitados e rodando a um clock inferior. Com estes BIOS modificados você é capaz de ativar tais recursos desabilitados e, assim, "transformar" sua placa em outra mais possante.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora