Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito moc triac


Bruxos
Ir à solução Resolvido por Bruxos,

Posts recomendados

tanto o  pino 6  ou o  pino 4  são a mesma  coisa  se  ligar  invertido  , não sou expert em data sheet  mas em poucas  palavras  é  apenas um diac  pra ligar  e  desligar  a porta "gat"do scr  . se  não me engano  esse desligamento so é possível graças a tensão negativa  que circula  no circuito pois retorna por ele agora depende muito da  configuração  do circuito a ligação deste componente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte.

circuito controle por angulo de fase, controlado por PIC que aciona led moc3023M que aciona gate do triac tipo BTA. circuito indutivo.

 

O que acontece.

Quando a potencia passa do 70%  começa a fazer um barulho alto, estranho.

 

Algum poderia me dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem precisa dizer que já sei que é um trafo. hehehe

O barulho tem haver com as harmônicas que o triac está causando na senoide da rede.

 

Este mesmo assunto foi tratado neste tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1072349-motor-ac-gaiola-usar-dc-e-pwm-para-controle-de-velocidade/

 

Também pelo fato de as vezes o TRIAC conduzir por mais tempo em um semi-ciclo do que pelo outro. Por isso cria um desbalanceamento DC no trafo. 

 

Não é um modo adequado de controlar potência em trafos. 

O triac deve estar na saída do trafo, não na entrada. Mesmo assim ainda é prejudicial por causa das harmônicas e com certeza limita muito a potência últil do trafo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo caro amigo albert_emule   ( Trafo)

 

Acredito que não seja isso. porque em outros testes que fiz circuito  potenciomento resistor capacitor no gate do triac,

Isso não acontecia.

Acontece neste circuito que uso pic com optoacoplador.

 

http://www.bristolwatch.com/ele/triacs.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta que você quer é justamente esta:

Está fazendo o triac conduzir mais tempo num semi-ciclo do que no outro.

Isso cria um desbalanceamento DC.

Isso cria uma componente de corrente DC no trafo, daí que vem o barulho.

 

Muito provavelmente os pulsos do PIC estão desbalanceados. Acionando por mais tempo em um semi-ciclo do que no outro.

 

Em outra situação você pode estar usando resistor de gate muito alto, daí em potências mais altas, o TRIAC fica mais sensível num semi-ciclo do que no outro.

Eu aconselharia 10R


Eu aconselharia também a usar o triac na saída do trafo, não na entrada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O barulho alto e estranho que você se refere é semelhante a um tipo de ronco?

 

Eu já fiz este controle de forma analógica:

 

A única coisa que fazia roncar era justamente este desbalanceamento que citei.

Se você analisar pelo lógica, não existe outra maneira de fazer este tipo de ronco se não for por desbalanceamento. 

 

É importante lembrar que a onda que o TRIAC manda para o trafo é composta de fortes harmônicas e também faz o trafo emitir barulho estranho.

 

Lembre-se que qualquer forma de onda diferente de senoidal contem harmônicas. No caso de um circuito destes que a onda chega a ser cortada no meio, as harmônicas são intensas rsrsrs.

 

Coloque num osciloscópio.

A mérito de curiosidade, com o osciloscópio execute aquela função FFT: transformada rápida de fourier para descobrir as harmônicas.

 

Aqui no meu osciloscópio tem uma função interessante, que acredito existir em muitos outros osciloscópios digitais: 

parece ser um modo espelho ou coisa assim.

Em ondas senoidais com semi-ciclos negativos e positivos perfeitamente balanceados, ele mostra como se fosse zero V. Quando há uma diferença entre os semi-ciclos, ele mostra a tensão e a forma de onda da diferença.

 

Segue o meu circuito de controle analógico em anexo:

post-533544-0-03244400-1404696967_thumb.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sem tirar o foco ! albert_emule

chove se entendi "corrija se estiver errado por favor  "

é um circuito regulador  os dois comparadores   apenas policia e serra  "seifa" ou prepara  a onda pro gat     R2  e R3  que nada mas é do que um potenciômetro,  o triac e controlado pelo gat  obviamente    e  o mesmo   joga pra calor o excesso   ou deixa passar   o volume de acordo  com  o  controle do gat  aonde esta escrito saída  seria   uma  entrada  pois lâmpada ou carga etc...

os comparadores é quase um comparador  de janela nesta configuração  o que  acaba fazendo um ciclo ativo

estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sem tirar o foco ! albert_emule

chove se entendi "corrija se estiver errado por favor  "

é um circuito regulador  os dois comparadores   apenas policia e serra  "seifa" ou prepara  a onda pro gat     R2  e R3  que nada mas é do que um potenciômetro,  o triac e controlado pelo gat  obviamente  ,  e  o mesmo   joga pra calor o excesso   ou deixa passar   o volume de acordo  com  o  controle do gat  aonde esta escrito saída  seria   uma  entrada  pois lâmpada ou carga etc...

os comparadores é quase um comparador  de janela

estou certo?

Calma. 

 

U2 é apenas um detector de ponto zero.

Na verdade não é exatamente um detector de ponto zero, devido o divisor de tensão formado por R8 e R9. Ele detecta na verdade uma tensão de aproximadamente 1.20V.

 

É só um comparador que está configurado de tal forma que:

Após a tensão vinda través de R5 ficar menor que 1.20V, o comparador dispara um pulso de 12V cuja corrente  é limitada pelo resistor R4 de 1K, acionando a base do transistor Q1.  

 

R1 carrega C1 formando uma constante de tempo RC. Quando Q1 é acionado por U2 naquele processo de detecção de ponto zero da senoide, Q1 descarrega o capacitor C1, zerando o cronômetro digamos assim rsrsrs.

A onda neste capacitor é uma dente de serra.

 

Quando a senoide da rede elétrica cresce, uma tensão também cresce em rampa no capacitor CI.

 

Já U1 também é um comparador, mas este funciona mais como um gerador de PWM.

Ele monitora a rampa de tensão (Dente de serra) no capacitor C1 e compara com uma tensão fixada pelo divisor resistivo formado por R2 e R3.

 

Dependendo da tensão que o divisor resistivo R2 e R3 mande para a entrada não inversora de U2, este gera o pulso PWM que aciona o TRIAC.

É um pulso PWM sincronizado com a senoide da rede elétrica.  

Aumentando ou diminuindo a largura destes pulsos, pode-se controlar o ângulo de condução do TRIAC..

 

Os cortes da onda no ângulo da fase ficam assim:

art0071_05.jpg

 

Eu mesmo que projetei este circuito.

Pode ser usado um amplificador operacional quadruplo, um LM324 que custa 50 centavos.

Projetei o circuito analisando o datasheet do circuito integrado TCA780 

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/automacao-industrial/5373-mec111

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito   bom !    poso copiar? 

pra  futuros   acionamentos  com cargas

 

em poucas palavras  reparando bem o  scr ou triac  so pode  conduzir  "corrija se estiver errado " quando a senoide esta   em  positivo  o gat é aberto  com sinal positivo e quando é negativo o sinal  precisa ser negativo  correto? e  com muito curto período quando se trata de  ondas seno-idas  estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim. rsrsrs

 

Este é melhor que um dimmer comum, pois é estável.

Num dimmer comum este processo de acionamento e constante de tempo RC é feita por um capacitor e um resistor, porém ficam dependente da forma de onda, que pode mudar muito dependendo da carga que é acionada. Por isso as vezes tornam-se instáveis para carga indutivas.

 

Neste circuito a constante de tempo é feita com os comparadores. A única coisa que pega do AC é o ponto zero. Daí o acionamento é feito com precisão.


em poucas palavras  reparando bem o  scr ou triac  so pode  conduzir  "corrija se estiver errado " quando a senoide esta   em  positivo  o gat é aberto  com sinal positivo e quando é negativo o sinal  precisa ser negativo  correto? e  com muito curto período quando se trata de  ondas seno-idas  estou certo?

 

Isso não é verdade, pelo menos para o TRIAC, pois neste circuito, se você observar bem, o TRIAC está sendo acionado por apenas pulsos positivos, sendo que a corrente que circula por ele é alternada. 

 

O circuito é o mesmo testado lá do vídeo. 

A única diferença é que no do vídeo, ao invés de usar divisor resistivo, usei um transistor para controlar a tensão na entrada do amplificador operacional, e um foto-acoplador para acoplar a tensão de saída e realimentar em malha fechada.  


O triac neste circuito controla tanto o semi-ciclo positivo, quanto o semi-ciclo negativo, sendo apenas acionado por pulsos DC. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho estranho porque só faz isso com optoacoplador MOC2023M

 

Só faz em um  determinado ponto do acionamento com carga, entre 70% Até uns 90% da potencia.

 

0 até uns 70% fica liso.

90% a 97% tambem fica liso.

 

Outro ponto que me intriga é que se manter sinal fixo 1.1V no LED do moc disparo fica liso.

 

Não poderia ser snubber do moc3023M?

Se for harmonicas,qual seria filtro indicado?

 

Fabircante garante qua funciona.

http://static.elitesecurity.org/uploads/3/2/3248039/regulacija%20trijakom%20induktivnih%20opterecenja.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que os colegas estão certos.

 

Em certo ponto do disparo(maior que 70% da potencia) núcleo satura.

 

Se for isso existe alguma tecnica para dlibar isso?

 

Li algo que transformador monofásico satura se for ajustado por angulo de fase.

Tembém se for trifásico  4 colunas.

Isso procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro de ter lido uma edição da revista "Eletricidade moderna" onde citava um caso real de um trafo de um prédio saturando por causa de harmônicas. Diziam que a fonte das harmônicas eram cargas não lineares: Computadores, televisores, Chuveiros elétricos com dimmer etc.

 

A solução que eles encontraram foi superdimensionar o trafo.

 

Digamos que você use trafo de maior potência, e neste novo trafo, antes de chegar em 70% a potência de saída já vai ser a potência total de que você precisa nas cargas. 

 

Outra solução é você regular a saída, não a entrada. 

Tente fazer isso e veja se melhora.

 

 

A mérito de curiosidade:

Coloque o vídeo abaixo diretamente e exatamente em 38 minutos e 20 segundos e observe o problema que tiveram com harmônicas neste hotel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A princípio teria sim, com dois SCR de disco. Um para cada semi-ciclo.

De cara achei um de 1600A.

Mas acho que se torna inviável. 

Este de 1600A está por volta de R$ 800,00


Que tipo de carga é? 


Existe uma forma de se acionar trafos desta potência por SCR ou TRIAC, onde as formas de ondas na saída são senoidais.

 

Eu já vi bem de perto um estabilizador de tensão assim, de 70Kva acionando uma carga 25000 watts.

Era uma estação de rádio AM.

A potencia variava de 1000 watts a 25000 watts, acompanhando a amplitude do som da voz do locutor.

O 220V trifásicos da rede dava queda que chegava a 190V, Mas a saída do estabilizador se mantinha quase inalterável, com variações muito pequenas.

 

 

Coisa de louco cara.

 

O modo como estes estabilizadores regulam a tensão num trafo, é o que você precisa.

 

Chamam-se estabilizadores lineares. O termo linear aqui se refere apenas ao modo que ele entrega estabiliza a tensão. Sem ser por degraus. Mas o circuito funciona com corte em ângulo de fase por tiristor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruxos Segue abaixo um esquema demostrando o modo mais adequado de se fazer o controle de tensão através de cortes em ângulo de fase.

 

Este pequeno circuito eu copiei de um esquema real que tenho aqui no meu acervo, cuja linha dos equipamentos vão de 5Kva até 500Kva.

 

O esquema não informa os valores dos componentes, mas algum engenheiro tal como o @MOR ou mesmo o @aphawk poderá calcular para você.

 

 

 

 

Este circuito eu garanto.

Já vi vários estabilizadores de tensão que usam este circuito funcionando perfeitamente, e até já instalei um de 150Kva num prédio da Petrobras.

 

 


A teoria é descrita na página 6 deste documento:

https://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/9/9e/Petry_Dissertacao.pdf

"Estabilizador a impedância variável"

E mostrado na figura 1-12

post-533544-0-08829300-1405637462_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!