Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Raphael Ventorim

Não tenho aterramento em casa. Uso filtro de linha ou não?

Recommended Posts

Olá, eu uso meu PC conectado diretamente à tomada e tenho interesse em comprar um filtro de linha para protegê-lo um pouco mais. Porém na minha residência não há qualquer sistema de aterramento e portanto eu fico na dúvida se nestas condições ele ainda protege alguma coisa, visto que ele precisaria do aterramento para "despejar as impurezas" que ele estivesse filtrando.

 

Ainda assim vale a pena eu usar o filtro?

Se sim, para onde iria essa energia proveniente do ruído ou interferência que foram filtrados?

 

Obrigado pela atenção!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usar ou não filtro de linha ou proteção sem aterramento..

 

Sim você pode e deve usar mesmo sem aterramento e explico porque:

 

Distúrbio elétrico chamado surto de tensão tem dois modos de aparecer ai na sua tomada, na sua fonte, em seu equipamento..

Modo diferencial: Aonde os surtos de tensão aparecem entre fase e neutro. Para supressão ou atenuação desses surtos o fio terra ou aterramento não se faz necessário. Esse tipo de surto de tensão é o mais comum de acontecer e é derivado do desligamento de grandes máquinas elétricas ao longo da rede ou de manobras no sistema de energia. Uma boa proteção vai proteger contra esse tipo de surto independentemente de ter ou não aterramento ai na sua tomada..

 

Modo comum: Aonde os surtos de tensão aparecem na fiação com relação ao massa (planeta terra). Nesse caso se faz necessário o aterramento para proteção desse tipo de surto. Esse tipo de surto de tensão é derivado de tempestades elétricas (os raios) e quando a coisa fica preta lá pelos céus, retirar o plug da tomada pode ser uma boa alternativa..

As proteções em geral não são as mais eficazes ao enfrentar esse tipo de surto caso você não disponha do aterramento na tomada. Continua protegendo de algum modo, até mesmo em função do neutro estar aterrado em algum ponto da rede, geralmente lá na entrada de seu prédio, debaixo de relógio medidor de energia.. Essa proteção não é tão efetiva como poderia ser se tivesses um bom aterramento na tomada. Mas ainda protege desses surtos em modo comum.. Até mesmo porque as boas proteções tem pelo menos 3 varistores, pelo menos, o que garante um caminho para o terra (do fase ao terra via um varistor, do terra ao neutro via um segundo varistor e do neutro, via fiação da rede, até o terra lá da entrada de sua casa..

 

A própria Clamper se vale dessa teoria, ou desse arranjo para estabelecer o que ela chama de Exclusivo sistema patenteado SLFP,  (proteção mesmo sem a presença de condutor específico de terra.

Confira ai: http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=275

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×