Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de velocidade para bicicleta com pic


Posts recomendados

Olá pessoal, estou fazendo um projeto  para medir a velocidade da bicicleta com o pic 16f877a se alguém souber algum modo de fazer por favor me falem, Obrigado!

Obs: Na bicicleta tenho dois Dínamos de 12V 6W se tiver algum jeito de medir com o proprio dínamo vão me ajudar bastante .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pesquise sobre o conceito de frequencímetro. É a lesma lerda.

Com dínamo se este for ac (provavelmente é) sim, tem jeito.... considerando que quanto maior a velocidade, maior a tensão. Só que de fato, maior a frequencia do 12Vac. O que nos leva de volta ao frequencímetro...

Mas não faça nada sem antes passar pela forja do pisca led ok?

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Pires ,

 

E como a @Isadora Ferraz citou, você tem de montar um pequeno circuitinho para isolar a componente AC e amplificar para transformar em uma onda quadrada, e assim vira o famoso processo de medir a frequência.

A partir da frequência, você vai saber quantas voltas por segundo está dando o eixo do seu dínamo, e então você tem medir para ver quantas voltas o dínamo dá para uma volta completa da roda da bicicleta, e você vai poder fazer as famosas regrinhas de 3 e chegar à velocidade média em quilômetros por hora.

 

Vou dar um exemplo  :

 

Imagine que você mediu que uma volta completa da roda de sua bicicleta tem 2 metros, e que para essa uma volta o seu dínamo deu 200 voltas.

 

Primeiro, calcular o fator de multiplicação : 2/200 = 0,01 metros para cada volta do dínamo.

 

Se o frequencímetro medir uma frequência de 200 Hertz, significa que o dínamo está percorrendo 200 x 0,01 = 2 metros por segundo.

Basta multiplicar por 3,6 para transformar metros/segundo em Quilômetros/hora

Sua velocidade será então de 3,6 * 2 = 7,2 Km/h .

 

Nesse caso, seu programa tem de fazer apenas a seguinte conta : medir a frequência, e dividir por 200/7,2 = 27,778 e já terá a velocidade a ser apresentada !

 

Claro que aqui estou supondo que o seu dínamo gera apenas uma onda senoidal para uma volta completa.

 

Alguns dínamos podem gerar duas ou três ondas senoidais , e nesse caso você teria de dividir a leitura por 2 ou por 3 antes de dividir por 27,778.

 

Lembre-se de que para chegar aos números corretos você tem de medir uma volta completa da bicicleta e saber quantas voltas o dínamo deu nessa volta completa da roda.

 

Paulo

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

até aí tudo bem. Suas observações foram interessantes mas nada ainda de eletro-eletrônica. você vai precisar dela pra fazer as contabilizações. Vai ter que montar um circuito qualquer. Baseie-se nisso...

Em 11/11/2016 às 01:28, aphawk disse:

você tem de montar um pequeno circuitinho para isolar a componente AC e amplificar para transformar em uma onda quadrada

Mas não sem antes (ou durante)...

Em 10/11/2016 às 19:36, Isadora Ferraz disse:

não faça nada sem antes passar pela forja do pisca led ok?

 

Espero que isto te toque...

Se achar que deve, mostre algum projeto que fez com sucesso com seu pic 16f877a. Sem isso, anula-se a possibilidade de continuar com as orientações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!