Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor em cc


Albertow.

Posts recomendados

Olá, pessoal. Estou com uma dúvida aqui. Se um capacitor bloqueia a corrente contínua, como a corrente segue o circuito a partir daquele ponto se ela foi bloqueada? existe alguma forma de colocar o capacitor para que ele não bloqueie a corrente? se puderem me ajudar, eu agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A corrente contínua se apresenta em dois fios, um positivo e outro negativo..

Se o capacitor for usado entre esses terminais, um polo no positivo e outro no negativo ele não bloqueia a corrente e sim filtra a mesma..  A isso se chama ligação em paralelo do capacitor. 

Entretanto, se ele for ligado em série, um fio no positivo, saindo pelo outro extremo do capacitor, ai sim a corrente contínua não vai passar pelo mesmo, e note, às vezes ele é usado assim justo para que a corrente contínua não passe, deixando passar somente a corrente alternada..

Olhe esse capacitor de 100 nF, tanto na esquerda quanto na direita.  Ele deixa passar a corrente alternada, no caso o sinal ...

a02fig07.jpg

 

Já ai abaixo a presença do capacitor, agora em paralelo, filtra a tensão alternada na saída do diodo retificador...

 

1.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão me deixou com a pulga atrás a orelha durante uns dias. Em minhas pesquisas eu cheguei até a cogitar que a solução poderia ser colocar o capacitor em paralelo mesmo, mas nenhuma explicação confirmava de forma clara essa resposta. Então, achei prudente pedir ajuda e a confirmação de alguém do fórum. Valeu demais Faller, me ajudou muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

4 horas atrás, faller disse:

A corrente contínua se apresenta em dois fios, um positivo e outro negativo..

Se o capacitor for usado entre esses terminais, um polo no positivo e outro no negativo ele não bloqueia a corrente e sim filtra a mesma..  A isso se chama ligação em paralelo do capacitor. 

Entretanto, se ele for ligado em série, um fio no positivo, saindo pelo outro extremo do capacitor, ai sim a corrente contínua não vai passar pelo mesmo, e note, às vezes ele é usado assim justo para que a corrente contínua não passe, deixando passar somente a corrente alternada..

Olhe esse capacitor de 100 nF, tanto na esquerda quanto na direita.  Ele deixa passar a corrente alternada, no caso o sinal ...

a02fig07.jpg

 

Já ai abaixo a presença do capacitor, agora em paralelo, filtra a tensão alternada na saída do diodo retificador...

 

1.png

boa tarde mestre aproveitando o topico ai pra esclarecer uma duvida porque então usar um capacitor para deixar"passar vcc"ao invés de um diodo que tem praticamente a mesma função então?

desde ja agradeco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Alessandro. O capacitor não tem “praticamente” a mesma função que o diodo. Dependendo de onde forem utilizados, ambos tem funções bem diferentes. O que acontece é que, quando se trata de retificação de um sinal (onda), os dois sim trabalham juntos, isto é, o diodo transformando o sinal da alternada em contínua pulsante e, logo mais a frente,  o capacitor filtra as ondulações para que, de fato,  possas sair uma contínua mais pura. Entendendo dessa forma, eles podem até ter funções “similares”, mas, como eu disse, dependendo de onde forem colocados eles tem funções bem diferentes. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Alessandro Guimaroes disse:

@faller

boa tarde mestre aproveitando o topico ai pra esclarecer uma duvida porque então usar um capacitor para deixar"passar vcc"ao invés de um diodo que tem praticamente a mesma função então?

desde ja agradeco

O diodo tem a função de retificar (transformar a tensão alternada em tensão contínua porém pulsante). O capacitor tem a função de amortecer essa pulsação, age como um amortecedor, lineariza essa tensão pulsante e a transforma em corrente contínua efetiva, sem pulsação, ou com pouco tensão de ondulação ou de ripple como usualmente se diz. Veja que são funções diferentes entre o diodo e o capacitor de filtro.

CursoEN1aula04Figura5.png

 

Note que o diodo deixa passar e o capacitor transforma, modifica, são funções diferentes..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, faller disse:

A corrente contínua se apresenta em dois fios, um positivo e outro negativo..

Se o capacitor for usado entre esses terminais, um polo no positivo e outro no negativo ele não bloqueia a corrente e sim filtra a mesma..  A isso se chama ligação em paralelo do capacitor. 

Entretanto, se ele for ligado em série, um fio no positivo, saindo pelo outro extremo do capacitor, ai sim a corrente contínua não vai passar pelo mesmo, e note, às vezes ele é usado assim justo para que a corrente contínua não passe, deixando passar somente a corrente alternada..

Olhe esse capacitor de 100 nF, tanto na esquerda quanto na direita.  Ele deixa passar a corrente alternada, no caso o sinal ...

a02fig07.jpg

 

Já ai abaixo a presença do capacitor, agora em paralelo, filtra a tensão alternada na saída do diodo retificador...

 

1.png

 

adicionado 5 minutos depois

Consegui resolver meu circuito, só comunicando. Obrigado mais uma vez, Faller.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, faller disse:

O diodo tem a função de retificar (transformar a tensão alternada em tensão contínua porém pulsante). O capacitor tem a função de amortecer essa pulsação, age como um amortecedor, lineariza essa tensão pulsante e a transforma em corrente contínua efetiva, sem pulsação, ou com pouco tensão de ondulação ou de ripple como usualmente se diz. Veja que são funções diferentes entre o diodo e o capacitor de filtro.

CursoEN1aula04Figura5.png

 

Note que o diodo deixa passar e o capacitor transforma, modifica, são funções diferentes..

Nem quando fazia o curso de eletromecânica meu professor soube explicar tão bem a essa pergunta

obrigado mais uma vez professor faller abraços....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alessandro Guimaroes ,

 

Uma observação bem pertinente :

 

O capacitor deixa passar a corrente alternada EM AMBAS AS DIREÇÕES . O diodo deixa passar a corrente alternada EM UMA SÓ DIREÇÃO.

 

Quando voce usa o circuito acima, o diodo não deixa a corrente circular no sentido inverso, então o capacitor não tem como "devolver" essa corrente, e acaba acumulando essa energia, armazenando ela para ser consumida pelo circuito ligado a ele. A descrição de funcionamento do capacitor dada acima só se aplica ao circuito apresentado !

 

Existem muitos outros tipos de circuito onde a função do capacitor pode ser outra bem diferente, como por exemplo criar uma defasagem entre a corrente e a tensão, ou atenuar determinadas frequências, ou apenas acoplar um sinal de freqüência alternada entre dois locais de tensões contínuas diferentes.

 

Acho melhor você entender o funcionamento desta maneira, do que ficar com idéias pré-definidas...

 

Paulo

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk toda observação e bem valida!! e obrigado pelo seu comentário me fez querer estudar mais a fundo sobre capacitores e outros componentes em geral

tenho a regalia de participar desse fórum e associar a teórica com a pratica aqui na bancada o que muito bom pra mim..

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alessandro Guimaroes ,

 

Essa é a melhor maneira de aprender !!!!

 

A teoria a gente lê e esqueça, mas a prática ajuda muito a "fixar" a teoria !

 

Saber um pouco de cada componente é muito importante para você saber o funcionamento de um circuito.

 

A minha opinião sobre isso é a seguinte : não precisa estudar muito a fundo capacitores, diodos, resistores, e indutores. Mas os transistores merecem um estudo mais profundo, pois são a base de quase tudo hoje. Depois disso, os amplificadores operacionais.

 

Após isso, estudar como funcionam os chamados circuitos básicos, e testar eles na bancada vai te dar um baita dum conhecimento.

 

Paulo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk vou fazer isso dar mais atenção aos transistores e aos amplificadores operacionais

na verdade ultimamente ando comprando alguns livros e lendo bastante sobre o assunto

mais de inicio o livro do Gabriel torres e muito bom estou na metade dele já e achei muitas coisinhas interessante nele, e os livros do newton.c braga também são legais aos poucos eu estou "esmiuçando"as coisas para eu poder entender melhor o funcionamentos de tudo 

ainda mais tarde quando eu tiver condições quero comprar um osciloscópio e aprimorar meus conhecimentos(pois quando fiz o curso tinha um na escola mais malemar o professor sabia pra que servia,que nível de educação não?)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alessandro Guimaroes ,

 

Sim, insista em bons livros, eu aprendi mais com livros e revistas e montagens do que na faculdade. E olha que naquela época as faculdades eram consideradas boas !

 

Infelizmente hoje o nível das escolas está bem baixo, e você deve procurar aprender mais usando a Internet, tem muita coisa boa, muitos sites estrangeiros com excelentes apostilas, e temos tradutor do Google que ajuda bastante se você precisar.

 

Um osciloscópio é uma excelente aquisição, mas tem muita coisa antes dele para você adquirir....

 

Uma boa fonte simétrica, um bom multímetro True RMS, um analisador de Transistores / semicondutores / capacitores / Indutores no Ebay ( menos de US$ 17 ), protoboard, kits básicos de componentes, isso vem antes.

 

Depois que voce dominar razoavelmente a eletrônica analógica, ainda tem a digital, com os microcontroladores...

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 22/11/2016 às 08:55, Albertowl disse:

Olá, pessoal. Estou com uma dúvida aqui. Se um capacitor bloqueia a corrente contínua, como a corrente segue o circuito a partir daquele ponto se ela foi bloqueada? existe alguma forma de colocar o capacitor para que ele não bloqueie a corrente? se puderem me ajudar, eu agradeço.

 

Isso depende de como ele está no circuito.. Primeiro você precisa entender o que é o capacitor, depois precisa conseguir visualizar na sua cabeça a interação dele em série ou em paralelo com uma carga ( ou seja ) com um consumidor que vá fazer o circuito fechar ( curto circuito)  e criar um fluxo de eletrons ordenados ( conhecido como corrente elétrica) = medido em amperes.    

 

Quando ele está em paralelo, ele não bloqueia a corrente continua por que a mesma busca sempre o caminho de menor resistência, que no caso é o condutor que está ligado ao capacitor e ao resto do circuito, mesmo assim, já que esse capacitor está " também ligado ao circuito, ele vai se carregar com a energia que existe no circuito, criada por uma fonte geradora. Se houve uma queda de tensão no circuito, causada por um curto ou outro motivo, o capacitor carregado com a tensão dele ( digamos que um capacitor de 25v por 100uF ) vai descarregar até chegar a 0v ( o que demora muito tempo, " porque pelo que me lembro da faculdade a funcao de descarregamento do capacitor é uma exponencial ).... o que ele está descarregando ?  ele está descarregando os 25v/100uF de energia em cima do consumidor ligado em serie com ele. Não pratica, isso significa que o que causou o curto circuito, digamos que uma lampada em série com o capacitor, iria continuar funcionando por alguns " milésimos de segundo " , mesmo se a fonte geradora de energia fosse retirada, ou seja, mesmo que voce tirasse a bateria de 30v que está ligada em paralelo com o capacitor e em sério com a lampada.  Mas se voce não tirar a pilha, e naquele momento em que voce está encaixando a lampada " de led " em serie com a pilha, e essa conexão não for perfeita, e puxar mais do que os """100mA""" que a pilha consegue gerar, criando assim uma queda de tensão de 30v para 15vs, por exemplo  ---, por alguns instantes de tempo, o capacitor vai perceber a queda de tensão e descarregar em cima da lampada para tentar igualar a corrente no circuito e manter a lampada ligada. 

 

A capacitância, medida em farad, é quandidade de cargas eletricas ( em coloub ) dividida pela diferença de potencial ou tensão ( em volts ) do capacitor.

Quando ele chega em 0v, ele está totalmente descarregado e se a pilha não voltar e ser conectada em série com a lampada no circuito, o capacitor , que por alguns milesimos de segundo tinha carga eletrica guardada, não mais conseguira manter o led aceso, e a mesma se apaga.. Se, contudo, a pilha continuar no circuito, o capacitor volta a se carregar e esperar a proxima oportunidade de ajudar a pilha numa eventual queda de tensão, abaixo do valor do capacitor.  Ou seja, se cair para menos de 25v, ele libera carga para tentar manter o equilibrio do circuito. 

 

Por isso os amigos acima mostraram o capacitor sendo usado como filtro apos uma ponte retificadora. Queremos que a tensão fique sempre em 5v, porém o retificador de meia onda polariza meio ciclo de onda, e o capacitor fica tentando compensar quando ele percebe a queda de tensão.  Isso quando ele está em paralelo no circuito. O capacitor sempre se descarregará quando a tensão no circuito for menor do que sua tensão de trabalho.. Isso só nao acontece se ele nunca tiver sido usado, ou seja, se ele nunca tiver sido carregado com energia. 

 

Já o caso de um capacitor ligado em serie com o consumidor, ele realmente irá funcionar como uma chave aberta, porém os capacitores raramente são usados assim. Eles costumam ser usados como filtros e normalmente estão em paralelo com um resistor formando um filtro RC que cria uma resposta de onda especifica de acordo com o calculo de impedancia.. " diga-se de passagem , odiava aquelas equacoes diferenciais dos filtros, rc, rlc, rl "  kkkk    Quando voce visualiza o primeiro circuito que o amigo coloca , que é de proteção, a saida dele tem um filtro RC e é importante entender que os " terras " são iguais e estão todos equipotencializados, por que as vezes, em alguns circuitos os terras podem ser diferentes e ainda um pode ser digital e o outro analogico. 

 

 

espero ter ajudado e desculpa se falei alguma besteira, mas estou um pouco enferrujado. 

 

esse grupo é o maximo.. uns dos primeiros grupos que entrei.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!