Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MOD RX 480 com Water Cooler Antec Kuhler 620


Visitante

Posts recomendados

Fiz uma modificação na minha RX 480 modelo de referência Sapphire,perdi a garantia,muita sorte que não danifiquei algo,e a vída útil deve aumentar muito,pois a temperatura máxima caiu em 25°C.

 

Com o cooler original,eu já fazia undervolt,no perfil 7 do wattman(1265MHz) estava em 1035mV,ventoinha em 2400RPM,era um pouco chato o barulho,GPU no máximo 76°C e VRM 93°C,assim não dava throttling em todos os aplicativos que eu testei,exceto de estresse como Furmark etc.

 

Descobri que é possível adaptar um WC de bloco plano,fiz uma troca no valor de 100 reais neste Antec Kuhler 620 usadão dia 8/12,e valeu a pena,mesmo com o radiador fino de 40mm oxidado de um lado,e só a fan original,com a placa em 100% ele fica quente,se fosse um com o dobro de largura eu digo que o chip não passaria de 45°C.
Foram pelo menos 10 tentativas de fixar o bloco,eu tentei fazer um X com presilhas passando por cima dele,ficou um lixo,nem contato fez direito,podia rodar nada que já ia para 88°C+ e dava tela colorida,tentei umas 5 vezes daquele jeito,depois eu ví imagens melhores no google,fiz um círculo com 4 presilhas ao redor do bloco onde iria o suporte para fixar na MB e deixei em formato de "+",e mais 4 em formato em cada canto,formato de "x" puxando estes para baixo na furação da placa,e mais 4 para prender no outro lado da polaca,e deu certo,a pasta térmica utilizada é a Gelid GC-Extreme.

A vantagem de tudo isso é que nem gastei dinheiro(afinal troquei coisas pelo cooler),nada de pagar um absurdo por accelero hybrid/algum adaptador universal,ou um bloco de total cobertura,que custam uma fortuna,e ainda serviu com a base de alumínio do cooler de referência que resfria os VRMs e VRAM,com uma fan simples de 90mm em 5V já mantem a temperatura destes abaixo de 60°C,ah,e o silêncio.

 

A RX 480 escala muito bem quanto menor for a temperatura(como todo silício obviamente),mas acima de 70°C não importa o quanto mais de tensão você colocar o clock não passará de tal(depende da sua placa),e ainda quanto mais tensão mais quente,é tudo contra-produtivo,por isso que com o cooler original eu só conseguia no mínimo 1035mV estáveis para 1266MHz sem ficar surdo,e com o WC consigo diminuir para 1005mV na mesma frequência,sem contar a tensão para o AUX(controlador da memória),que ficava em 860mV para 800mV estáveis,diminuindo ainda mais o consumo do chip para 95W máx.
Os testes foram no MAFIA III,deixei em modo de janela e mesmo não focando ele continua rodando 100%,é o único jogo que realmente fez a GPU trabalhar,nem GTA V conseguiu fazer ela aquecer tanto,e o melhor overclock que consegui utilizando o que o wattman me oferecia(bem limitado) foi 1380MHz,1150mV Vcore 820mV no AUX em,as temperaturas foram no máximo de 60°C e o VRM em 70°C,consumo do chip 125W,não mexi na frequência das memórias,depois vou diminuir as latências na BIOS,pois elas vem bem exageradas para 2000MHz.

É isso aí,textão,mas é bom para compartilhar as experiências,não achei uma RX 480 com um WC prendido a nylon ainda.

IMG_20161210_094330644.jpg

IMG_20161210_094350382.jpg

IMG_20161210_094406746.jpg

IMG_20161210_094449784.jpg

RX480IDLE.png

RX480LOAD.png

wattman.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, grievous disse:

Você é guerreiro hein cara, eu não teria coragem de fazer um negócio desses.

 

Você viu a versão da RX480 da XFX (GTR)? Apostei nela, parece que fizeram um bom trabalho com o arrefecimento.

sim eu tomei bastante cuidado para não danificar o die nem arrancar algum SMD.

Os modelos da XFX são os melhores,o de referência com altas backplate e o modelo GTR tem o melhor PCB(VRM) e cooler de todos os modelos comuns,pode trocar as fans fácilmente,mas a melhor coisa é a garantia,não precisa enviar para o exterior,e pelo menos nos EUA você pode romper o lacre trocar pasta e coolrer e eles ainda mantem a garantia,não sei se tem isso aqui no Brasil.Pena que não pude escolher pois essa RX tambem comprei usada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só para fechar,fiz uma modificação na BIOS para acabar com aqueles saltos de clocks e tensão por qualquer coisa.

mas para fazer a BIOS nova funcionar foi um pequeno inferno

na primeira tentativa de flash eu tentei copiar as latências de 1500MHz,deu pau no meio do flash a tela deu vários paus e perdeu o sinal,reiniciei e como o flash falhou não dava sinal,coloquei uma placa infinitamente superior(8400gs) e fiz o flash da BIOS com apenas o power limit(corrente e watts),mesmo assim deu ponto de exclamação no gerenciador de dispositivos e não instalava driver

Dor-no-peito-e-sempre-um-sinal-de-alerta

Pequena agonia,coloquei a BIOS original e tudo voltou ao normal.
Estava achando que era minha placa,quando descobri que era o driver novo crimson ReLive!,que re-ativou a verificação da BIOS e permite somente as com checksum intacto. https://www.techpowerup.com/228536/amd-bios-signature-check-re-enabled-with-relive-locks-out-polaris-bios-modders segui os passos e deu certo,consegui modificar a BIOS para estas configurações aqui,finalmente menor consumo em tudo,modifiquei os 7 perfis para 305 310 315 320 325 e 330 todos em 800mV,copiei e colei as latências de 1625MHz em 2000MHz,não sei o quão estável está,tive que subir a tensão do perfil de 1266MHz para 1010mV e do controlador de memória para 820mV para não dar crash no driver.

No final estou muito satisfeito,resolvi qualquer problema que eu tinha com aquecimento e barulho,próxima coisa eu vou ligar a fan e a bomba na placa para controlar o barulho,aprendi tudo que sei sobre a RX 480 neste canal https://www.youtube.com/channel/UCrwObTfqv8u1KO7Fgk-FXHQ (é em inglês).

bios.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!