Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fiz uma modificação na minha RX 480 modelo de referência Sapphire,perdi a garantia,muita sorte que não danifiquei algo,e a vída útil deve aumentar muito,pois a temperatura máxima caiu em 25°C.

Com o cooler original,eu já fazia undervolt,no perfil 7 do wattman(1265MHz) estava em 1035mV,ventoinha em 2400RPM,era um pouco chato o barulho,GPU no máximo 76°C e VRM 93°C,assim não dava throttling em todos os aplicativos que eu testei,exceto de estresse como Furmark etc.

Descobri que é possível adaptar um WC de bloco plano,fiz uma troca no valor de 100 reais neste Antec Kuhler 620 usadão dia 8/12,e valeu a pena,mesmo com o radiador fino de 40mm oxidado de um lado,e só a fan original,com a placa em 100% ele fica quente,se fosse um com o dobro de largura eu digo que o chip não passaria de 45°C.
Foram pelo menos 10 tentativas de fixar o bloco,eu tentei fazer um X com presilhas passando por cima dele,ficou um lixo,nem contato fez direito,podia rodar nada que já ia para 88°C+ e dava tela colorida,tentei umas 5 vezes daquele jeito,depois eu ví imagens melhores no google,fiz um círculo com 4 presilhas ao redor do bloco onde iria o suporte para fixar na MB e deixei em formato de "+",e mais 4 em formato em cada canto,formato de "x" puxando estes para baixo na furação da placa,e mais 4 para prender no outro lado da polaca,e deu certo,a pasta térmica utilizada é a Gelid GC-Extreme.

A vantagem de tudo isso é que nem gastei dinheiro(afinal troquei coisas pelo cooler),nada de pagar um absurdo por accelero hybrid/algum adaptador universal,ou um bloco de total cobertura,que custam uma fortuna,e ainda serviu com a base de alumínio do cooler de referência que resfria os VRMs e VRAM,com uma fan simples de 90mm em 5V já mantem a temperatura destes abaixo de 60°C,ah,e o silêncio.

A RX 480 escala muito bem quanto menor for a temperatura(como todo silício obviamente),mas acima de 70°C não importa o quanto mais de tensão você colocar o clock não passará de tal(depende da sua placa),e ainda quanto mais tensão mais quente,é tudo contra-produtivo,por isso que com o cooler original eu só conseguia no mínimo 1035mV estáveis para 1266MHz sem ficar surdo,e com o WC consigo diminuir para 1005mV na mesma frequência,sem contar a tensão para o AUX(controlador da memória),que ficava em 860mV para 800mV estáveis,diminuindo ainda mais o consumo do chip para 95W máx.
Os testes foram no MAFIA III,deixei em modo de janela e mesmo não focando ele continua rodando 100%,é o único jogo que realmente fez a GPU trabalhar,nem GTA V conseguiu fazer ela aquecer tanto,e o melhor overclock que consegui utilizando o que o wattman me oferecia(bem limitado) foi 1380MHz,1150mV Vcore 820mV no AUX em,as temperaturas foram no máximo de 60°C e o VRM em 70°C,consumo do chip 125W,não mexi na frequência das memórias,depois vou diminuir as latências na BIOS,pois elas vem bem exageradas para 2000MHz.

É isso aí,textão,mas é bom para compartilhar as experiências,não achei uma RX 480 com um WC prendido a nylon ainda.

IMG_20161210_094330644.jpg

IMG_20161210_094350382.jpg

IMG_20161210_094406746.jpg

IMG_20161210_094449784.jpg

RX480IDLE.png

RX480LOAD.png

wattman.png

• Membro VIP
Postado

Você é guerreiro hein cara, eu não teria coragem de fazer um negócio desses.

Você viu a versão da RX480 da XFX (GTR)? Apostei nela, parece que fizeram um bom trabalho com o arrefecimento.

Postado
4 horas atrás, grievous disse:

Você é guerreiro hein cara, eu não teria coragem de fazer um negócio desses.

Você viu a versão da RX480 da XFX (GTR)? Apostei nela, parece que fizeram um bom trabalho com o arrefecimento.

sim eu tomei bastante cuidado para não danificar o die nem arrancar algum SMD.

Os modelos da XFX são os melhores,o de referência com altas backplate e o modelo GTR tem o melhor PCB(VRM) e cooler de todos os modelos comuns,pode trocar as fans fácilmente,mas a melhor coisa é a garantia,não precisa enviar para o exterior,e pelo menos nos EUA você pode romper o lacre trocar pasta e coolrer e eles ainda mantem a garantia,não sei se tem isso aqui no Brasil.Pena que não pude escolher pois essa RX tambem comprei usada.

Postado

só para fechar,fiz uma modificação na BIOS para acabar com aqueles saltos de clocks e tensão por qualquer coisa.

mas para fazer a BIOS nova funcionar foi um pequeno inferno

na primeira tentativa de flash eu tentei copiar as latências de 1500MHz,deu pau no meio do flash a tela deu vários paus e perdeu o sinal,reiniciei e como o flash falhou não dava sinal,coloquei uma placa infinitamente superior(8400gs) e fiz o flash da BIOS com apenas o power limit(corrente e watts),mesmo assim deu ponto de exclamação no gerenciador de dispositivos e não instalava driver

Dor-no-peito-e-sempre-um-sinal-de-alerta

Pequena agonia,coloquei a BIOS original e tudo voltou ao normal.
Estava achando que era minha placa,quando descobri que era o driver novo crimson ReLive!,que re-ativou a verificação da BIOS e permite somente as com checksum intacto. https://www.techpowerup.com/228536/amd-bios-signature-check-re-enabled-with-relive-locks-out-polaris-bios-modders segui os passos e deu certo,consegui modificar a BIOS para estas configurações aqui,finalmente menor consumo em tudo,modifiquei os 7 perfis para 305 310 315 320 325 e 330 todos em 800mV,copiei e colei as latências de 1625MHz em 2000MHz,não sei o quão estável está,tive que subir a tensão do perfil de 1266MHz para 1010mV e do controlador de memória para 820mV para não dar crash no driver.

No final estou muito satisfeito,resolvi qualquer problema que eu tinha com aquecimento e barulho,próxima coisa eu vou ligar a fan e a bomba na placa para controlar o barulho,aprendi tudo que sei sobre a RX 480 neste canal https://www.youtube.com/channel/UCrwObTfqv8u1KO7Fgk-FXHQ (é em inglês).

bios.png

• Membro VIP
Postado

@Joaquin Devia ter ficado com a placa infinitamente superior haha! Esse canal que você citou é muito bom, as análises de PCB do cara são ótimas.

Chega me deu uma urticária na parte do "deu pau no meio do flash da bios".

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...