Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema de alimentação da fonte com a Rx 470


Posts recomendados

Oi, bom dia.

 

Estou com problema pra rodar qualquer jogo (só tenho jogos originais). Acontece o seguinte. Com poucos minutos jogando, geralmente não mais do que 5 minutos, o pc trava. Ele não desliga, continua funcionando, só não dá vídeo e some o áudio, a tela fica preta como se não tivesse sendo alimentada de energia pela fonte do pc. Só consigo sair desse modo desligando e ligando o pc de novo. O computador é praticamente zero, percebi isso no primeiro jogo que fui jogar com ele. Só processador e HD que já eram usados e ainda assim, pouquíssimas vezes.

 

Já verifiquei as temperaturas através do Riva Tuner na hora do jogo antes dele travar e tá tudo ok. Vga chega no máximo a 70º e o processador não vi passar de 60º.

Já formatei e reinstalei o sistema e todos os drivers das placas.

Já atualizei a bios da placa-mãe.

Já tentei com um driver da vga mais antigo, direto do cd de instalação. 

Já tirei a vga e memória da placa-mãe e recoloquei para ver se era algum encaixe errado, não era tb.

 

Fui na casa do meu irmão que tb tem um pc gamer e levei o meu lá pra gente fazer vários testes.
Tentamos:
1º - A minha vga no pc dele e rodou de boa.
2º - A vga dele, uma gtx 960 2gb da Galax, e tb rodou de boa no meu pc.
 
Aí já descartamos que o problema fosse vga e placa-mãe. Mas isso só nos fez ter mais dúvidas ainda. Até que um amigo deu a ideia de ver se o problema era a fonte. Pois a minha fonte poderia não está suportando toda a carga da vga quando ela era muito requisitada. Aí com o MSI Afterburner a gente reduziu a opção power limit em 50% para ver se com menos energia gerada rodava e deu certo. O jogo rodou por bastante tempo e não apresentou nenhum problema. Só tive que diminuir muito as especificações pra que conseguisse rodar com pelo menos 30 fps e ela ficou muito barulhenta, pois teve que usar os fans a quase 100%.

 

Enfim, conclui que é problema de alimentação da fonte, que 500w tá pouco para a rx 470. Mas achei muito estranho, pois já vi muitos aqui no fórum recomendar a rx 470 com fonte de 430w. E não vi nenhum post aqui no fórum com o mesmo problema. Apesar de que no site da XFX eles recomendam fonte de no minimo 500w e aconselham 550w pra ficar tranquilo. Até onde eu seu as placas de nova geração da AMD e principalmente Nvidia estão vindo cada com menos consumo de energia que as gerações passadas, não era pra eu ter esse problema.

 

Mas tá aí, não sei o que fazer a não ser mudar a fonte para uma 600w. Alguém tem aluma outra explicação válida para esse problema? Se tiver por favor me ajude.

 

Link da VG

http://xfxforce.com/en-us/products/amd-radeon-rx-400-series/rx-470-rs-4gb-dd-triplex-rx-470p4lfb6

Link da fonte

http://www.pcyes.com.br/produtos/fontes/fonte-shocker-series

 

Meu Pc:

Processador: Intel Core i5 6500 Skylake
Cooler: Deep Cool Ice Edge Mini FS
Placa de vídeo: XFX Rx 470 4gb RX-470P4LFB6
Placa-mãe: Gigabyte H110M-H-CF
Memória: 8gb DDR4 G.Skill Value NT Series
HDs: Seagate 500TB 7200RPM
Fonte: Pcyes Shocker 500w 80 Plus White

Gabinete: Thermaltake Versa H15 Window

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...