Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando completamente


Posts recomendados

Computador desliga após 15 segundos de uso.

 

O computador inicia o windows 10 normalmente com imagem na tela normal e de repente desliga tudo, como se tivesse sido tirado da tomada. 
Olhando o funcionamento interno dele, todos os coolers estão girando normal.
Percebi que quando ele desliga apagam inclusive o led da placa-mãe e o led da placa de vídeo, que normalmente ficam acesos mesmo quando o computador está desligado. 
Fiquei sem usar o computador por 10 dias e deu isso. Outro fator que poderia estar relacionado é que troquei minha placa de vídeo, mas isso foi há dois meses e usei ele normalmente desde então.

Em um segundo teste eu retirei a placa de vídeo da fonte, e liguei o vídeo no onboard, o computador desligou após o mesmo tanto de tempo.
Noto ainda que após uns 20 segundos que ele desliga completamente, o led da placa-mãe e da placa de vídeo voltam a acender.


Specs:
Proc: i5 3550k
MB: Asus p8z77-m
RAM: 8gb 
GPU: Asus GTX 1070 
Fonte: Antec 650W 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/02/2017 às 09:30, Raul Melo disse:

@cardosore  Tá com o PC ai na sua frente?

adicionado 0 minutos depois

@Raul Melo Faz o seguinte, tira todos os cabos que estiverem ligados a ele, menos o da VGA e liga, vê se isso acontece

O PC está aqui comigo sim.

Todos os cabos externos? Já tinha tirado. Ou você quer dizer todos os cabos internos que saem da fonte?

Abraços

 

adicionado 7 minutos depois

@Walpurgis Knight  Fiz isso que você sugeriu. Não resolveu. Na verdade, nas duas vezes seguintes que liguei ele já não iniciou mais o windows, desligando ainda enquanto mostrava o logo da bios.

 

Eu não fiz nenhuma alteração especial de drive nem nada. Eu tinha formatado ele há 2 meses, e colocado windows 10, mas estava funcionando normalmente, todo dia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá  amigo , tenta ir até painel de controle\ hardware e sons \ opções de energia . Olha se a opção Suspender atividade do computador  esta Ativada , ou seja Configurada para desligar todo processo da sua máquina em segundos , se estiver ativa so configura para nunca ! espero ter ajudado braço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cardosore
Mas pelo menos consegue entrar no BIOS? Caso sim, tente restaurar as configurações de fábrica.
Se possível, tente iniciar o Windows em modo de segurança e faça o procedimento que o @Branquinho Ribeiro mencionou, além de desativar também a iniciação rápida.
Por acaso usa algum tipo de estabilizador?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walpurgis Knight Parece que o windows está desligando muito rápido. Não consigo fazer nada nele. 

Uma questão que percebi é: quando ligo da primeira vez, ele dura uns 15 segundos. Se ligo logo em seguida, ele dura apnas uns 5 segundos.

Pra durar mais eu estou desligando a fonte, esperando um pouco e religando. Não sei se isso tem a ver...

 

Eu uso um estabilizador, que tenho há pouco tempo. Mas já testei na tomada direto e continuo com o mesmo problema.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, cardosore disse:

@Walpurgis Knight Parece que o windows está desligando muito rápido. Não consigo fazer nada nele. 

Uma questão que percebi é: quando ligo da primeira vez, ele dura uns 15 segundos. Se ligo logo em seguida, ele dura apnas uns 5 segundos.

Pra durar mais eu estou desligando a fonte, esperando um pouco e religando. Não sei se isso tem a ver...

 

Eu uso um estabilizador, que tenho há pouco tempo. Mas já testei na tomada direto e continuo com o mesmo problema.

 

 

 

 

Instalou algo novo ?  ou trocou alguma peça  ?  processador  fonte ?  pode ser isso talvez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Branquinho Ribeiro Como disse, instalei o windows 10 há dois meses, logo após trocar a placa de vídeo. Ele vinha funcionando normalmente assim. Troquei também o estabilizador há quinze dias, mas já testei ligando direto na tomada e o problema persiste. Também já testei sem a placa de vídeo offboard e o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, cardosore disse:

Parece que o windows está desligando muito rápido. Não consigo fazer nada nele. 

Uma questão que percebi é: quando ligo da primeira vez, ele dura uns 15 segundos. Se ligo logo em seguida, ele dura apnas uns 5 segundos.

Pra durar mais eu estou desligando a fonte, esperando um pouco e religando. Não sei se isso tem a ver...

 

Eu uso um estabilizador, que tenho há pouco tempo. Mas já testei na tomada direto e continuo com o mesmo problema.


A princípio parece ser um problema com a fonte devido ao uso do estabilizador. Estabilizador não serve mais para usar no PC e pode danificar ele, sendo a própria fonte já faz todo o processo dela de forma segura.

É possível também que seja algo relacionado com a bateria do BIOS. Se quiser pode tentar realizar o método 3 neste link: RESETAR BIOS
Se estiver inseguro de realizar o processo e sendo em último caso, mande para algum técnico de confiança para ver o motivo real do problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walpurgis Knight
Eu segui os passos de resetar a bios e o problema permanece. 

O problema do estabilizador é que tive uma experiência recente de ligar direto na tomada e queimar minha GPU e a TV (via hdmi), vindo uma descarga elétrica muito forte. Desde então não ligo direto na tomada. Mas tenha certeza que fiz o teste.

Imagino que o ideal seria um filtro de linha, mas não tenho no momento.

 

Você quis dizer que o estabilizador poderia ter danificado a fonte? É uma teoria viável, pois adicionei esse stabilizador recentemente. Ele aguenta 2200 W e a fonte é 650W, da Antec. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cardosore
De forma simples, as fontes são feitas para aguentar a carga vinda direta da tomada. Lamento por sua experiência, infelizmente qualquer equipamento ligado a rede elétrica está propensa a acontecer. Dependendo de sua região, a qualidade de rede elétrica pode influenciar muito.
Já tive uma experiência assim quando liguei no estabilizador o PC a muito tempo. Do nada começava esses desligamento e o técnico disse que teve que resetar o BIOS e nunca mais devia ligar no estabilizador, e que eu tinha sorte de não ter queimado alguma peça.
Por acaso está casado a tensão de 110/220v da rede com sua fonte?
Você também pode criar um tópico na área de fontes e energia sobre esta questão. O pessoal de lá entende muito bem do assunto.

Outra coisa que possa estar dando o problema seja o Windows 10 em si, já que pelo site do fabricante de sua placa-mãe, não parece suportar nativamente este sistema. Se não se importar, pode voltar ao Windows 7/8 e ver se resolve. Se na hora de escolher o modo de formatação estiver a mais de 20 segundos funcionando sem problemas, já pode ser aí uma dica que realmente seja o Win 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walpurgis Knight Muito esclarecedoras suas colocações!
É possível então dar um problema na fonte e ela continuar a funcionar intermitentemente?

Parece que minha fonte é bivolt, e na minha casa a tensão é 110. 

 

Não sei se consigo formatar o windows 10 com o computador desligando desse jeito. Eu não me importaria não fosse a questão do directx12, que pra jogar faz alguma diferença. Eu poderia espetar o boot usb e ficar esperando?
No caso, o computador está desligando mesmo se eu não acesso o windows, por exemplo se eu fico na tela da bios, ele reseta lá também.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cardosore
Há casos em que a fonte pode funcionar irregularmente, ou sendo capaz de aguentar menos carga... É variável os efeitos.

Mas se até no BIOS o PC desliga, então o Windows 10 não é o problema. É difícil (pelo menos para mim) saber exatamente o problema sem ver de perto. Há casos em que o desligamento pode ser por excesso de poeira no gabinete (principalmente nos coolers) ou pasta térmica velha/seca do processador. Talvez alguém aqui do fórum possa dar uma ajuda e saber o que de fato está acontecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cardosore @Walpurgis Knight Vamos pensar em outras coisas antes da fonte. Por exemplo, um botão de reset defeituoso.

Quanto a fonte>

Brother desliga da fonte tudo que estiver ligado: HD, gravador de dvd, placa de video e etc. e deixa só a placa-mãe e 1 slot de RAM(se possuir 2).  Tenta entrar na BIOS e ver se o problema persiste

 

adicionado 5 minutos depois

@Walpurgis Knight Um ponto importante que você mencionou, e quem sabe não pode ser isso? TEMPERATURA. o PC reseta até na BIOS... Isso me cheira a mau contato entre o CPU e o Heatsink. O que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walpurgis Knight @Raul Melo

Testei as duas novas sugestões:

1- trocar pasta térmica da cpu. Fiz e continuou o problema.

2- Desligar tudo da fonte, exceto placa-mãe, ram e processador. O computador desligou no mesmo tanto de tempo.

 

Como testo o botão de power defeituoso?

 

Desde já agradeço a ajuda, estou aprendendo bastante sobre computador mesmo que ainda não tenha resolvido o meu problema particular!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
2 horas atrás, Bimbobh disse:

Galera, também estou com o mesmo problema, já formatei meu HD em outro pc, e quando vou reinstalar o windows nele, desliga do nada, e se tento ligar da a mesma coisa. E fora o que aparece conforme a imagem. Alguém nos ajude hehe, valeu

DSC_0208.JPG

 

Não seria aquecimento do processador? Pois a mensagem informa erro no cooler do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!