Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ping alto entre usuários de mesmo provedor


Ir à solução Resolvido por Bruno_Gabriel,

Posts recomendados

Na cidade em que moro, um amigo e eu temos o mesmo plano de 10mbps e do mesmo provedor. Download e acesso a internet não temos do que reclamar, porém um problema que incomoda é quando tentamos jogar online usando alguém como host da partida (seja lá qual for o jogo), causando um ping muito alto (em torno de 300) ou senão nem se consegue conectar. Outro amigo nosso que tem o mesmo plano deste mesmo provedor fez o teste e o resultado foi o mesmo.
Tentei ligar para a sede de suporte que fica em outra cidade, e fui informado que não deveria acontecer, que pelo menos o ping deveria ser uns 150. Falei de vários procedimentos que tentei realizar, inclusive o atendente me indicou alguns outros, porém sem sucesso.
Interessante é que em qualquer servidor público ou partida de algum jogador bem distante, o ping fica muito bom, menos de 80. Resumindo, é um problema interno no provedor devido ao sistema de rotas entre os próprios usuários.

A questão é: Há algum modo de eu mesmo melhorar esta conexão ou depende exclusivamente do provedor resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zOpek
O que se refere ao P2P seria programas com Garena, Hamachi, Tunngle? Não, não usamos. Na verdade já tentamos isto antes, mas sem nenhum resultado.
 

21 minutos atrás, zOpek disse:

"poluidor" (não sei ao certo o termo), assim fornecendo um rota péssima.


Uma espécie de site/domínio malicioso? Vou tentar achar um modo de barrar o firewall apenas para o IP do amigo para ver se resolve.

Outro ponto interessante que talvez seja bom mencionar é que antes quando tínhamos conexão via-rádio e com 1mbps, o ping era bem melhor, só começou o problema depois de migrarmos para fibra óptica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu ia perguntar qual o tipo de acesso, por que se for rádio, e os links vieram de torres de transmissão diferentes, existe uma grande possibilidade mesmo de a latência ser maior, devido ao trânsito maior dos pacotes dentro da rede do provedor para ir de um ponto a outro.

 

Como salientaram, acesso via fibra ótica costuma ter um tempo muitíssimo menor que o acesso via rádio, ou seja, o problema está estranho. Acredito que deve haver algum nó de rede do provedor com gargalo, causando essa latência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafalapinha7
É um provedor de terceiros para minha região, usam como base a SouthTech Telecom (ou algo assim) para sua distribuição.
Pois é, fibra deu uma melhorada no ping em servidores oficiais e alguns até mesmo quando se conecta com algum "hermano", só esta questão de um usuário do mesmo provedor que piorou.
 

28 minutos atrás, Bruno_Gabriel disse:

Acredito que deve haver algum nó de rede do provedor com gargalo, causando essa latência.


É o que penso, e isto que o responsável por este tipo de suporte tentou ajudar da melhor forma possível, ligou várias vezes durante uma semana para ver se havia melhorado e tal... E não conseguiu encontrar o erro. O suporte não é feito pela filial da minha cidade, apenas pela sede, e creio que a filial possa ter feito uma daquelas gambiarras para "economizar", então aí o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Walpurgis Knight  Tem alguns testes que dá pra fazer para ver se conseguimos pegar alguns nós da rede deles com gargalo.

 

Ping e traceroute são alguns deles, mas só vou poder te ajudar com isso mais tarde. rs

Coloca alguns tracert partindo da sua rede para a casa dos seus amigos e para sites da internet pra dar uma olhada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno_Gabriel
Foi achado o problema... E como suspeitei, minha cidade fez um mapeamento de rotas bugado. Segundo o mesmo responsável pelo suporte, ele viu exatamente como foi feito a distribuição do sinal em minha cidade e concluiu que a rota de retorno para o servidor ficou muito complicada, assim quando tentar se conectar com alguém do mesmo provedor, o ping alto é inevitável, mas que para qualquer outro tipo de conexão fica bom, o que de fato acontece... Então não tem como resolver. Sacanagem isto. :(

Muito obrigado a todos pela ajuda! ^_^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Walpurgis Knight Eu sinceramente nunca vi uma explicação mais descabida do que essa que te deram! Hahaha

 

Não conheço a rede do provedor pra afirmar veementemente, mas que é estranho é. Só se eles sub-locaram rede de outro provedor e por isso acaba dando latência alta, porque na verdade seriam redes de provedores diferentes...

 

Bom, se você estiver satisfeito, ok! Estamos aqui para ajudar. hehe :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno_Gabriel
Cara, na minha cidade tudo a respeito de informática é uma explicação cada vez mais absurda, já estou até acostumado! :jump:
Não foi exatamente nesta palavras que ele disse, mas foi o que eu consegui entender vindo dele. Esse provedor compra sinal de outro provedor sim, pegam por exemplo a Oi como base e distribuem, e possivelmente isto vai virando uma extensão sem fim.
Aqui onde moro o provedor mandava sinal via-rádio era a própria sede principal a responsável pela manutenção e gerenciamento, depois que criaram uma "base" aqui, anunciaram a fibra óptica, o que já começou a dar problemas de superlotação de rádio, logo começaram os problemas após migrar para fibra, e isto que se denominam como "melhor latência da região"..
"Satisfeito" eu não estou, mas é o melhor que posso ter no momento. Existe outras empresas que oferecem planos com fibra, mas o sinal deles é comprado por esta outra. hahahahaha
O negócio é encher o saco deles até encontrarem um modo de resolver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Walpurgis Knight Rapaz, então você está bem enrascado! haha

Provedores regionais normalmente compram link dedicado mesmo que grandes provedores para poder vender. O provedor em que eu trabalho e outros tantos aqui da região fazem o mesmo. A questão é comprar link dedicado, mas usar roteamento dinâmico BGP e ser seu próprio ASN (seus própios IPs e não usar os dos provedores maiores), isso é normal, comum e funciona perfeitamente bem!

 

Mas tudo indica então que eles têm nós de rede com gargalo, por isso gera essa latência. Não consigo imaginar outra explicação. Mas como você disse, é seu direito, então comece a encher o saco e peça para conhecidos fazerem o mesmo até que eles resolvem o problema. haha

 

Agora, de acordo com o que disso, acho ainda mais que eles têm acordo com outros provedores da região, sub-locando as redes e por isso talvez a latência varie. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno_Gabriel
Primeira encheção de saco já feita. :D
Resumo da conversa com outro atendente... não exatamente nestas seguintes palavras.
Atendente: "Senhor, apesar de tudo isto que está me contando, não temos culpa, então verifique com o suporte do jogo em questão."
Eu: "Mas é em qualquer jogo isto!"
Atendente: "Não importa, não insista."
Eu: "Há alguma solução por parte minha para conseguir resolver?"
Atendente: " Não, só posso dizer que talvez a informação do host para o jogo deve estar barrando algo para retornar ao outro usuário de nosso provedor por ser IP próximo."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite senhores.

 

Estou mais ou menos com o mesmo problema, porém minha latência fica em 150ms e só a noite. Quando dar mais ou menos 23h dá noite, minha internet volta ao normal e a latência volta a ficar 56 ~ 60. Parece que é algo programado para fazer isso todos os dias. Um absurdo!

 

Uma vez um técnico conseguiu ajeitar o problema e acabou retornando o problema novamente.

 

No meu caso, vocês tem alguma ideia do que seja?

 

Segue alguns testes de trancerout que fiz para análise do tecnico e não tive nenhum retorno deles mais.

received_1027787603987867.png

received_1027834010649893.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Murilo Gomes
O seu caso é diferente, seria o acúmulo de tráfego por conta de seu provedor contratado nos horários de pico ( que geralmente seria das19h até as 23h) causando um ping maior. Acontece que o provedor tem por exemplo 500 usuários com planos de 2mb enquanto o limite para distribuição é 100mb. Infelizmente isto é comum, e apenas reclamando, e muito, para resolver.

adicionado 9 minutos depois

@Bruno_Gabriel
Imagina ter que contatar suporte de todos os jogos! hahaha
Pior que este tipo de problema é o menor dos males, pois tem dias que acontece igual ao amigo acima, sem falar aquelas quedas de quase o dia todo no sinal, e já tem uma penca de gente reclamando e pondo processos referente a estas situações... Isto que é o melhor provedor que já teve na cidade.
Nem tem como falar cara a cara com eles para resolver, pois vou no escritório deles e qualquer pergunta que eu faça, mandam ligar para o suporte lá da outra cidade... Ou seja, não entendem nada do assunto, só instalam o equipamento e recebem pagamentos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/03/2017 às 08:18, Lost Byte disse:

@Murilo Gomes
O seu caso é diferente, seria o acúmulo de tráfego por conta de seu provedor contratado nos horários de pico ( que geralmente seria das19h até as 23h) causando um ping maior. Acontece que o provedor tem por exemplo 500 usuários com planos de 2mb enquanto o limite para distribuição é 100mb. Infelizmente isto é comum, e apenas reclamando, e muito, para resolver.

 
 

Lost,
Se eu tiver condições de pagar um valor a mais na minha internet para manter meu ping normal, existe alguma possibilidade de eles definir um conexão fixa? Entrei em contato com eles hoje e me ofereceram um IP FIXO, não sei se isso iria resolver meu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Murilo Gomes
Possivelmente seria um link dedicado este IP fixo. Há chances de resolver, porém dependerá se o provedor é realmente confiável.
O correto seria eles oferecerem um ping estável durante qualquer horário, o que infelizmente no Brasil é raro.
Sua conexão atual é via-rádio, fibra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/03/2017 às 22:11, Lost Byte disse:

@Murilo Gomes
Possivelmente seria um link dedicado este IP fixo. Há chances de resolver, porém dependerá se o provedor é realmente confiável.
O correto seria eles oferecerem um ping estável durante qualquer horário, o que infelizmente no Brasil é raro.
Sua conexão atual é via-rádio, fibra?

Boa tarde,

 

Minha internet atualmente é de fibra, 10MB. Me cobraram R$ 50,00 a mais na fatura para por este "IP FIXO".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Murilo Gomes 
Sendo fibra o problema nos horários de pico deveria sumir, mas infelizmente é assim no Brasil...
O que você pode fazer é experimentar por 1 mês este plano e ver se o valor adicional compensa. Veja antes de tudo se seu provedor não tem nenhum tipo de fidelidade para este plano para não se complicar mais tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!