Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com OC ou a FONTE ?


Visitante

Posts recomendados

Fiz um OC no "core clock" da minha placa de vídeo no Msi Afterburner  que ficou perfeito , a onde a temperatura não fica muito alta , e tive um ganho muito bom de desempenho... 

porém ocasionalmente após uns 15 ~ 30 minutos de jogo o driver para de responder... andei lendo a respeito na internet e diziam que quando começa aparecer artefatos na imagem ou este problema que eu tive é porque o OC estaria INSTÁVEL , e para corrigir eu precisaria aumentar a tensão ou diminuir e fazer um mais OC básico.

 

Mas se o meu OC fosse "INSTAVEL" não estaria aparecendo artefatos na imagem ou o driver parando de responder na mesma hora que altero o core clock e ele é atingido em jogos ou testes de stress ? porque só depois desses 15 ~ 30 minutos em jogos ele para :( , mas em testes de stress , etc , ele fica normal com o core clock que eu defini.

 

Poderia ser a minha fonte que não aguenta a demanda de energia da placa de video e do processador ?

Pois tenho percebido que isto só acontece geralmente quando o uso de processador fica bem alto , quase perto do limite dele. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, AlmeidaSP disse:

Mas se o meu OC fosse "INSTAVEL" não estaria aparecendo artefatos na imagem ou o driver parando de responder na mesma hora que altero o core clock e ele é atingido em jogos ou testes de stress ?

Não. Se for um OC muito exagerado, que está bem longe de ser estável, ai aconteceria isso. Mas quando se passou um pouco do limite (e apenas um pouco), as vezes demora até achar a instabilidade; de qualquer forma, a partir do momento em que você tem um crash, é garantia de que seu OC está instável e que você precisa tunar melhor a placa.

 

24 minutos atrás, AlmeidaSP disse:

porque só depois desses 15 ~ 30 minutos em jogos ele para :( , mas em testes de stress , etc , ele fica normal com o core clock que eu defini.

Teste de stress é uma coisa, jogos é outra. E independente disso, qualquer um que dê problema já é sinal o bastante para dizer "epa, a placa não aguenta esses valores, vou ter que ser menos agressivo".

 

26 minutos atrás, AlmeidaSP disse:

Poderia ser a minha fonte que não aguenta a demanda de energia da placa de video e do processador ?

Pois tenho percebido que isto só acontece geralmente quando o uso de processador fica bem alto , quase perto do limite dele. 

Favor mencionar a sua config completa antes de podermos dar qualquer chute.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni eu não gostaria de ter que diminuir este meu OC atual , pois ele ficou simplesmente perfeito e atende todas as minhas necessidades , sim eu realmente acho que passei um pouco do limite , a unica forma de eu estabilizar seria aumentando o core voltage (Mv) / tensão ? em caso de afirmação... como devo fazer isto ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, AlmeidaSP disse:

@Imakuni eu não gostaria de ter que diminuir este meu OC atual , pois ele ficou simplesmente perfeito e atende todas as minhas necessidades , sim eu realmente acho que passei um pouco do limite , a unica forma de eu estabilizar seria aumentando o core voltage (Mv) / tensão ? se sim... como devo fazer isto ? 

Baixe 10mhz que seja e veja se fica estável... pelo que você disse, você está quase no ponto ideal, é provável que qualquer pouquinho que você baixe já seja o suficiente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

Eu tentei fazer isto hoje de tarde :( 

 

 Estou com o meu core clock definido em "150 +" , acima do OC padrão de fabrica. Ele só fica estável até "120 +" , "130 +" ele já fica instável , porém demora bastante para dar problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, AlmeidaSP disse:

@Imakuni

Eu tentei fazer isto hoje de tarde :( 

 

 Estou com o meu core clock definido em "150 +" , acima do OC padrão de fabrica. Ele só fica estável até "120 +" , "130 +" ele já fica instável , porém demora bastante para dar problema.

Ué, então pare em 120... Se quiser, pode tentar 125. Já é um ótimo OC, considerando sua placa Kepler, eu não esperaria muito mais que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni com o core clock definido em "150 +" eu ganho algo em torno de uns 20 fps dentro de jogo ,  comparando com o OC padrão de fabrica , a temperatura subio de 70 ~ 75 para 80 ~ 85 no máximo , mas ainda está longe da temperatura limite que é de 98. Limitei o desempenho da minha placa de vídeo baseado na temperatura de 90 , que assim caso passe de 90 a temperatura , ele automaticamente vai diminuir a frequência do OC para abaixar a temperatura... fazendo eu correr nenhum risco de chegar aos 98 que é a temperatura maxima que a placa de video nunca deve ser submetida.

 

Limitei a 90 em vez de 95 por exemplo , para dar folga , caso passe uns 1~ 2c até a temperatura abaixar e ficar safe...

Isto em um cenário de extremo aquecimento por exemplo... mas a minha placa de video com OC em 150+ dificilmente chega a 85c , meu gabinete é muito bem ventilado e uso Artic Silver 5 nela , umas das melhores ou a melhor pasta térmica.

 

Esses 20 fps que estou ganhando com o OC em 150+ , está sendo muito bom , mantendo o fps em 60 direto , sem quedas para 50 ou 40 , e umas travadinhas que tinha. O FPS também está limitado em 60 no Riva Tuner para que a placa não trabalhe desnecessariamente e fazendo esquentar mais...

 

Abaixando o OC no core clock de 150+ para 120+ eu tive uma perca de uns 4 ~ 8 fps , seria muito arriscado eu fazer o que diziam para aumentar um pouquinho da tensão da placa de video para manter estável o meu OC de 150 + ?

 

58d30e47d3912_Imagem001.PNG.2870639678277975762a4ac10ede7b6d.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, AlmeidaSP disse:

@Imakuni com o core clock definido em "150 +" eu ganho algo em torno de uns 20 fps dentro de jogo ,  comparando com o OC padrão de fabrica , a temperatura subio de 70 ~ 75 para 80 ~ 85 no máximo ,

Se você já está chegando numa temperatura tão alta assim, é mais motivo ainda para não aumentar a tensão. O padrão da Nvidia é travar em 83C, e você já está passando disso. Tem também o problema de que, quanto mais a temperatura aumenta, menor a estabilidade. Considerando o que você disse, é provável que seja esse o seu problema, você fica estável a +150 quando em 75C, mas em 85C seu limite é uns 120.

 

É possível aumentar a tensão? Sim, é. Mas eu não aconselho, e por isso não vou dizer como fazer. Para você, minha solução é achar aquela config no jogo que não muda quase nada e baixar do ultra para o high, isso vai te dar um boost no desempenho sem complicar ainda mais suas temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!