Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
felippefgd

Problema com SSD lotado

Recommended Posts

Pessoal, estou com um problema que começou hoje de madrugada, dia 28/03/2017.

 

Meu computador tem 1 HD de 1 Tera e 1 SSD de 120 GB. Quando eu abro o meu computador ou as propriedades do SSD, aparece que está sendo usado 107 GB de espaço, me sobrando apenas 4,41 GB. Porém se eu abro a pasta, seleciono todas elas e coloco em propriedades, aparece apenas 64 GB utilizados. Quero entender porque do nada meu computador comeu tanta memória minha. Quando eu to mexendo no photoshop, fala que eu não tenho mais espaço no Scratch Disk. O Maya toda hora entra em modo de redução (Não sei como se chama), mudando a configuração do pc pro mais básico possível, e antes não acontecia nada disso. Nas fotos linkadas eu mostro melhor a diferença de uso do SSD que não faz sentido nenhum. Já desfragmentei, fiz limpeza, passei antivírus e nada.

1.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A informação de pouco espaço se refere a tudo que tem no C, não só a pasta Usuários.
No C normalmente temos as pastas visíveis Arquivos de Programas, Microsoft, PerfLogs, Usuários e Windows.
Também temos as pastas ocultas como MSOCache, ProgramData.


Sugiro que use um programa tipo TreeSize Free ou outro similar para ver quem está ocupando mais espaço.
http://www.jam-software.com/treesize_free

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Fernando Apratto Amigo eu uso o glary utilites, é gratuito e muito bom, ele dar uma vasculhada em tudo em seu computador, SSD, HD etc. Mostra detalhadamente o que está ocupando seu disco rígido, ai você fica com a opção de apagar ou n, fora que ele possui outras funções como: antivírus, otimização do sistema, atualização e instalação de drivers, ou seja, é um programa completo amigo.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@felippefgd Cara, no windows também ficam caches de programas. caches do windows. arquivos temporários e etc, isso tudo contribui se tu não fizer uma limpeza periódica.

Use o Ccleaner, e veja se resolve, esses programas da adobe também são pesados, na instalçao e na utilização.

Uma outra coisa também é a memoria virtual, nesse mesmo print, fica em ferramentas>desempenho

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os diretórios C:\Users\Usuário\AppData\Local\Temp e C:\Users\Usuário\AppData\Local\Crashdumps (no lugar de Usuário coloque seu nome de usuário do Windows) costumam estar lotados de arquivos inúteis, pode apagar seu conteúdo sem problemas.

 

Instale o WinDirStat para que possa ver o que está ocupando espaço na unidade.

Editado por Azarack

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Não cara, ali está mostrando as propriedades de todas as pastas selecionadas, não só a usuário. Todas as pastas que aparecem dentro do C, até as invisíveis lá, mostram 64,8 GB usados, mas quando você volta no Meu computador, ele mostra que tá sendo usado 107 GB. Isso que eu não entendo. Passei o Glary Utilities em todas as opções e agora eu to com 22 GB livres, mas ainda assim eu to "perdendo" 30, 40 GB sem motivo aparente.

    adicionado 18 minutos depois

    Eu acabei de ver aqui o que é que tá comendo o meu SSD e não aparece. É o Pagefile.sys e o hiberfil.sys. Desativei os dois e meu SSD voltou ao normal. Não uso hibernação e tenho 16GB de RAM, não tenho necessidade do Pagefile.

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Realmente é recomendável desativar a Memória Virtual no SSD, mas não deixe o sistema sem ela, ative ela no HDD pode até diminuir o tamanho dela.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • O que eu perco desativando totalmente a memória virtual?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Eu concordo em desativar no SSD, mas o sistema e alguns programas ainda tem configurações antigas que buscam essa Memória Virtual, no sistema de servidores muitas Logs são direcionadas para ela, por isso se tem outro disco ative ela neste outro disco. 
    Texto abaixo deste link:
    https://www.baboo.com.br/tutorial/tutorial-photoshop/quando-e-como-configurar-a-memoria-virtual-no-windows/


    'Existe a ideia que, quando tem bastante memória no PC (8 GB/ 16 GB/ 32 GB) você pode desabilitar o arquivo de paginação, o que não é verdade. Além de não existir nenhum benefício real ao desabilitá-lo, isso não é recomendado pois diversas tarefas internas do Windows (incluindo criptografia) utilizam o arquivo de paginação. Programas como o Photoshop, Premiere usam o arquivo de paginação mesmo sem ocupar toda a sua memória. Outros, como jogos usam o arquivos de paginação para armazenar texturas, animações ou efeitos sonoros para um carregamento mais rápido.'

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Galera, agora to com uma coisa que tá me incomodando. Eu baixei o TreeSize Free e ele me ajudou, só que eu baixei o portable, sem instalar nem nada. Só que agora quando eu aperto com o botão direito, aparece a opção do TreeSize, sendo que eu já nem tenho mais ele no PC. E se eu clico, fala "Aplicativo não encontrado". Como eu removo essa opção do botão direito? Não quero esconder, quero remover.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Postado (editado)

    Use um programa para isso como o ShellExView, nele clique com o botão direito no ítem e vá em Disabled Selected Files:

    http://www.nirsoft.net/utils/shexview.html

     

    No CCleaner também é possível fazer isso, o meu está em inglês:
    Tools (Ferramentas)
    Startup (Inicialização)
    Context Menu (Menu de Contexto)

    Editado por Fernando Apratto

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Fernando Apratto Cara, eu fiz isso com o ccleaner e a única coisa que ele fez foi apagar o ícone do TreeSize, mas a opção continua lá e continua dando o erro de não ser encontrado, obviamente porque ele não existe no pc.

    adicionado 2 minutos depois

    @Fernando Apratto Esquece, consegui resolver o problema com o RevoUninstaller. Era um resquício de um Log que tava no sistema. Mas valeu mesmo pelas respostas e pela ajuda cara, me salvaram muito =D

    E sobre o pagefile.sys, eu deixei ele criado no HD que tem um tera. Sem ele, sempre que eu ia renderizar no Maya, dava que tava sem memória, mesmo eu limitando o maya a 12GB, sendo que tenho 16GB de RAM.

     

    Pra quem se interessar, facebook.com/felippegd3D

    adicionado 14 minutos depois

    E uma última dúvida. Faz uns dias que eu instalei alguns programas pra funcionar meu controle de ps3 no pc e umas outras coisas, só que depois desse dia, toda vez que eu ligo o pc, aparece o aviso do driver de dispositivo que não foi instalado com êxito. Esse que tá na imagem linkada no post. Gostaria de saber como eu removo esse aviso, ou aviso o computador que não tem nada querendo ser instalado, só pra parar de aparecer essa coisa chata.

    1.jpg

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Mas o dispositivo está funcionando?
    Você tem que ir no Gerenciador de Dispositivos, o dispositivo com problema deverá estar marcado em amarelo ou vermelho.
    voce pode usar programas que instalam/atualizam os drivers, tem este que funciona muito bem:
    https://sdi-tool.org/download/

    Baixe a versão SDI Lite (4MB)


    Para abrir o Gerenciador de Dispositivos use a tecla Windows+r e digite devmgmt.msc

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×