Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Diered

EVGA GTX 560 Aquecendo mesmo Underclocked

Recommended Posts

Pessoal, vou tentar ser breve na descrição do problema para economizar o tempo na leitura de vocês.

Segue abaixo as configurações do meu PC:

Mobo: GA-Z68AP-D3 Rev 2.0 (Gigabyte)
PSU: Seventeam ST-850Z-AF
CPU: Core I5 - 2500K
Mem: 2x8GB DDR3 CORSAIR VENGEANCE CMZ8GX3M1A1600C10
GPU: EVGA GTX 560
CPU Cooler: CoolerMaster Hyper 212X
FANS: 5x12cm Fans (2 Alimentados pela Mobo e 3 pela PSU)

Premissas:

Todos os testes foram realizados com o PC em configuração de fabrica, ou seja, sem OC. Acompanhei as informações do computador e gpu pelo HWMonitor, também utilizei o EVGA Precision X e rodei o teste de stress com a FurMark. Considero meu computador com uma boa circulação de ar. 1 Ventoinha 12mm frontal (Entrada de Ar), 1 Ventoinha 12mm lateral (Entrada de Ar), 1 Ventoinha 12mm Traseira (Saída de Ar), 2 Ventoinhas 12mm Superiores (Saída de Ar). Sistema push/pull no cooler do CPU. Rodava o PC com OC no CPU de 4,4mhz com 10ºC abaixo da temperatura de segurança (Atingi o limite da tensão antes da temperatura).

Problema:

Minha GPU está chegando à 65ºC só com a tela do windows aberta (PC Formatado, só com o windows s/ e c/ driver nvidia instalado) e atingindo 100ºC no teste de stress, e se apelar muito colocando resolução alta com 8XMSAA bate 103ºC.

Ações já realizadas e os mesmos resultados:

Reinstalei o driver com Clean install;

Formatei o computador

Desconectei todos os fans ligados à mobo, exceto do CPU.

Desmontei a placa e reapliquei a pasta térmica;

Certifiquei por meio do EVGA Precision X se o FAN estava a 100% (Escutei o avião decolando).

Verifiquei a tensões durante os testes. A Vcore sobe(Esperado), não ultrapassa 1,2V. A 12V, cai 0,1V, sai de 12,069 para 11,970.

Troquei a alimentação do PCI-E. A ST-850Z-AF tem 4 saídas PCI-E. 2 delas modulares.

Testei tudo com uma XFX GTS 250 Core Edition (Maior temperatura atingida 85ºC)

Curiosidade:

Fiz underclock da placa por meio do EVGA Precision X. Reduzi 500MHZ o clock da GPU e 500MHZ o Clock da Mem. Quando o clock está 300MHZ abaixo da configuração de fabrica a placa atinge os 100ºC. Ao fazer testes sempre incrementando 100MHZ até a configuração de fabrica, a temperatura não passa de 100ºC e ganho de performance é percebido (FPS).

Dúvidas:

Existe alguma possibilidade disso ser minha PSU ou MOBO? Ou está caracterizado que o problema é na GPU? 

Vocês recomendam algum teste adicional?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
43 minutos atrás, Diered disse:

Pessoal, vou tentar ser breve na descrição do problema para economizar o tempo na leitura de vocês.

Segue abaixo as configurações do meu PC:

Mobo: GA-Z68AP-D3 Rev 2.0 (Gigabyte)
PSU: Seventeam ST-850Z-AF
CPU: Core I5 - 2500K
Mem: 2x8GB DDR3 CORSAIR VENGEANCE CMZ8GX3M1A1600C10
GPU: EVGA GTX 560
CPU Cooler: CoolerMaster Hyper 212X
FANS: 5x12cm Fans (2 Alimentados pela Mobo e 3 pela PSU)

Premissas:

Todos os testes foram realizados com o PC em configuração de fabrica, ou seja, sem OC. Acompanhei as informações do computador e gpu pelo HWMonitor, também utilizei o EVGA Precision X e rodei o teste de stress com a FurMark. Considero meu computador com uma boa circulação de ar. 1 Ventoinha 12mm frontal (Entrada de Ar), 1 Ventoinha 12mm lateral (Entrada de Ar), 1 Ventoinha 12mm Traseira (Saída de Ar), 2 Ventoinhas 12mm Superiores (Saída de Ar). Sistema push/pull no cooler do CPU. Rodava o PC com OC no CPU de 4,4mhz com 10ºC abaixo da temperatura de segurança (Atingi o limite da tensão antes da temperatura).

Problema:

Minha GPU está chegando à 65ºC só com a tela do windows aberta (PC Formatado, só com o windows s/ e c/ driver nvidia instalado) e atingindo 100ºC no teste de stress, e se apelar muito colocando resolução alta com 8XMSAA bate 103ºC.

Ações já realizadas e os mesmos resultados:

Reinstalei o driver com Clean install;

Formatei o computador

Desconectei todos os fans ligados à mobo, exceto do CPU.

Desmontei a placa e reapliquei a pasta térmica;

Certifiquei por meio do EVGA Precision X se o FAN estava a 100% (Escutei o avião decolando).

Verifiquei a tensões durante os testes. A Vcore sobe(Esperado), não ultrapassa 1,2V. A 12V, cai 0,1V, sai de 12,069 para 11,970.

Troquei a alimentação do PCI-E. A ST-850Z-AF tem 4 saídas PCI-E. 2 delas modulares.

Testei tudo com uma XFX GTS 250 Core Edition (Maior temperatura atingida 85ºC)

Curiosidade:

Fiz underclock da placa por meio do EVGA Precision X. Reduzi 500MHZ o clock da GPU e 500MHZ o Clock da Mem. Quando o clock está 300MHZ abaixo da configuração de fabrica a placa atinge os 100ºC. Ao fazer testes sempre incrementando 100MHZ até a configuração de fabrica, a temperatura não passa de 100ºC e ganho de performance é percebido (FPS).

Dúvidas:

Existe alguma possibilidade disso ser minha PSU ou MOBO? Ou está caracterizado que o problema é na GPU? 

Vocês recomendam algum teste adicional?

olá amigo.

Já tentou retirar uma das tampas e deixar aberto?

O local que você deixa seu cpu é abafado ou ele fica em contato com alguma parede ou barreira?

O ar que sai da sua cpu ao seu ponto de vista esta muito quente ou normal ?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Ainda não deixei sem o "cover" da VGA não.

O local onde fica o computador é bem ventilado, sai só ar frio do gabinete, inclusive quando eu OC minha CPU. A parede mais próxima fica 30cm de distancia, a segunda mais próxima fica a mais de 1m. 

O AR que sai da GPU não fica quente (Não expus a GPU a testes prolongados).

Consegui ontem um medidor de temperature infravermelho tabajara e a maior temperature que ele mediu no dissipador foi 48C.

Hoje vou testar sem o cover e com um medidor infravermelho mais confiavel. Posto os resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

O EVGA Precision mostra 100% de potência na ventilação da VGA a partir de que temperatura? Ocioso a 65° como comentou, qual a porcentagem de potência da ventilação da VGA?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Testei a VGA sem o "cover" dela, nada muito diferente. O medidor de temperatura infravermelho que utilizei apresentou valores mais proximos do esperado, até 105C deu.

Respondendo o Ciborg o FAN da VGA atingiu 100% no automatico com 98C,GPU em 87% de uso e memória em 98% de uso.

Com o PC em Idle consegui os seguintes valores:

69C - 1560RPM - 40% FAN - 1% GPU - 17% MEM
    55C - 4170RPM-100% FAN - 1% GPU - 17% MEM

Com a VGA sem o "Cover" fiz o stress test e ela chegou a 103C sem Anti-Aliasing.

Compartilhar este post

Link para o post

Com maior temperatura o fan estava em menor porcentagem de uso mesmo?

69C - 1560RPM - 40% FAN

55C - 4170RPM-100% FAN 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Ciborg esqueci de mencionar que na segunda informação 55C - 4170RPM-100% FAN , eu coloquei manualmente o FAN em 100%. Ou seja:

Idle:

69C - 1560RPM - 40% FAN - Configuração automatica

55C - 4170RPM-100% FAN - Configuração manual

Jogando:

98C - 4170RPM - 100%FAN - Configuração automatico.

Utilizei o EVGA Precision X para colocar o FAN em 100% com o PC em Idle.

Editado por Diered

Compartilhar este post

Link para o post

De acordo com a NVIDIA, a temperatura máxima é 99°, sendo assim essa GTX 560 está no limite e ultrapassando o limite as vezes. Visto que você tem boa circulação de ar, ventoinhas que a partir de uma 75° já devem dar 100%, já trocou a pasta térmica dá GPU, tem uma fonte boa e até já fez underclock sem efeito na temperatura, ficamos num impasse.

Antigamente ela esquentava assim ou você não monitorada quando ela era mais nova? Talvez seja normal...

http://www.nvidia.com.br/object/product-geforce-gtx-560-br.html

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Eu estou um tempo sem monitorar meu computador. Assumo isso. Mas quando eu verificava (Faz 1 ano e meio isso) ela não passava de 95C, mas depois de periodos longos de jogos pesados (Hoje estou jogando Civ VI, não exige muito)  e meu gabinete tinha uma circulação bem mais precária do que a atual.

O que mais me intriga é ela atingir 100C com um underclock de -300MHZ, travar nessa temperatura, até atingir o clock de fabrica. Uma variacão de 30% no clock, percebendo melhora de desempenho (Não sei se o chips da Nvidia entram em Throtle igual os CPU`s da intel), e 0 de variacão de temperatura, isso é muito estranho.

Editado por Diered

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que entendi nesse underclock feito foi diminuída a frequência dá gpu e memória de vídeo, porém não foi diminuída a tensão na vga, correto? Talvez por isso a temperatura permaneceu inalterada... No utilitário dá minha vga, o Sapphire Trixx, é feita a alteração na tensão em percentual em relação a tensão padrão dá lava de vídeo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais