Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

EVGA GTX 560 Aquecendo mesmo Underclocked


Posts recomendados

Pessoal, vou tentar ser breve na descrição do problema para economizar o tempo na leitura de vocês.

 

Segue abaixo as configurações do meu PC:

 

Mobo: GA-Z68AP-D3 Rev 2.0 (Gigabyte)
PSU: Seventeam ST-850Z-AF
CPU: Core I5 - 2500K
Mem: 2x8GB DDR3 CORSAIR VENGEANCE CMZ8GX3M1A1600C10
GPU: EVGA GTX 560
CPU Cooler: CoolerMaster Hyper 212X
FANS: 5x12cm Fans (2 Alimentados pela Mobo e 3 pela PSU)

 

Premissas:

Todos os testes foram realizados com o PC em configuração de fabrica, ou seja, sem OC. Acompanhei as informações do computador e gpu pelo HWMonitor, também utilizei o EVGA Precision X e rodei o teste de stress com a FurMark. Considero meu computador com uma boa circulação de ar. 1 Ventoinha 12mm frontal (Entrada de Ar), 1 Ventoinha 12mm lateral (Entrada de Ar), 1 Ventoinha 12mm Traseira (Saída de Ar), 2 Ventoinhas 12mm Superiores (Saída de Ar). Sistema push/pull no cooler do CPU. Rodava o PC com OC no CPU de 4,4mhz com 10ºC abaixo da temperatura de segurança (Atingi o limite da tensão antes da temperatura).

 

Problema:

Minha GPU está chegando à 65ºC só com a tela do windows aberta (PC Formatado, só com o windows s/ e c/ driver nvidia instalado) e atingindo 100ºC no teste de stress, e se apelar muito colocando resolução alta com 8XMSAA bate 103ºC.

 

Ações já realizadas e os mesmos resultados:

 

Reinstalei o driver com Clean install;

Formatei o computador

Desconectei todos os fans ligados à mobo, exceto do CPU.

Desmontei a placa e reapliquei a pasta térmica;

Certifiquei por meio do EVGA Precision X se o FAN estava a 100% (Escutei o avião decolando).

Verifiquei a tensões durante os testes. A Vcore sobe(Esperado), não ultrapassa 1,2V. A 12V, cai 0,1V, sai de 12,069 para 11,970.

Troquei a alimentação do PCI-E. A ST-850Z-AF tem 4 saídas PCI-E. 2 delas modulares.

Testei tudo com uma XFX GTS 250 Core Edition (Maior temperatura atingida 85ºC)

 

Curiosidade:

 

Fiz underclock da placa por meio do EVGA Precision X. Reduzi 500MHZ o clock da GPU e 500MHZ o Clock da Mem. Quando o clock está 300MHZ abaixo da configuração de fabrica a placa atinge os 100ºC. Ao fazer testes sempre incrementando 100MHZ até a configuração de fabrica, a temperatura não passa de 100ºC e ganho de performance é percebido (FPS).

 

Dúvidas:

Existe alguma possibilidade disso ser minha PSU ou MOBO? Ou está caracterizado que o problema é na GPU? 

Vocês recomendam algum teste adicional?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Diered disse:

Pessoal, vou tentar ser breve na descrição do problema para economizar o tempo na leitura de vocês.

 

Segue abaixo as configurações do meu PC:

 

Mobo: GA-Z68AP-D3 Rev 2.0 (Gigabyte)
PSU: Seventeam ST-850Z-AF
CPU: Core I5 - 2500K
Mem: 2x8GB DDR3 CORSAIR VENGEANCE CMZ8GX3M1A1600C10
GPU: EVGA GTX 560
CPU Cooler: CoolerMaster Hyper 212X
FANS: 5x12cm Fans (2 Alimentados pela Mobo e 3 pela PSU)

 

Premissas:

Todos os testes foram realizados com o PC em configuração de fabrica, ou seja, sem OC. Acompanhei as informações do computador e gpu pelo HWMonitor, também utilizei o EVGA Precision X e rodei o teste de stress com a FurMark. Considero meu computador com uma boa circulação de ar. 1 Ventoinha 12mm frontal (Entrada de Ar), 1 Ventoinha 12mm lateral (Entrada de Ar), 1 Ventoinha 12mm Traseira (Saída de Ar), 2 Ventoinhas 12mm Superiores (Saída de Ar). Sistema push/pull no cooler do CPU. Rodava o PC com OC no CPU de 4,4mhz com 10ºC abaixo da temperatura de segurança (Atingi o limite da tensão antes da temperatura).

 

Problema:

Minha GPU está chegando à 65ºC só com a tela do windows aberta (PC Formatado, só com o windows s/ e c/ driver nvidia instalado) e atingindo 100ºC no teste de stress, e se apelar muito colocando resolução alta com 8XMSAA bate 103ºC.

 

Ações já realizadas e os mesmos resultados:

 

Reinstalei o driver com Clean install;

Formatei o computador

Desconectei todos os fans ligados à mobo, exceto do CPU.

Desmontei a placa e reapliquei a pasta térmica;

Certifiquei por meio do EVGA Precision X se o FAN estava a 100% (Escutei o avião decolando).

Verifiquei a tensões durante os testes. A Vcore sobe(Esperado), não ultrapassa 1,2V. A 12V, cai 0,1V, sai de 12,069 para 11,970.

Troquei a alimentação do PCI-E. A ST-850Z-AF tem 4 saídas PCI-E. 2 delas modulares.

Testei tudo com uma XFX GTS 250 Core Edition (Maior temperatura atingida 85ºC)

 

Curiosidade:

 

Fiz underclock da placa por meio do EVGA Precision X. Reduzi 500MHZ o clock da GPU e 500MHZ o Clock da Mem. Quando o clock está 300MHZ abaixo da configuração de fabrica a placa atinge os 100ºC. Ao fazer testes sempre incrementando 100MHZ até a configuração de fabrica, a temperatura não passa de 100ºC e ganho de performance é percebido (FPS).

 

Dúvidas:

Existe alguma possibilidade disso ser minha PSU ou MOBO? Ou está caracterizado que o problema é na GPU? 

Vocês recomendam algum teste adicional?

 

olá amigo.

Já tentou retirar uma das tampas e deixar aberto?

O local que você deixa seu cpu é abafado ou ele fica em contato com alguma parede ou barreira?

O ar que sai da sua cpu ao seu ponto de vista esta muito quente ou normal ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não deixei sem o "cover" da VGA não.

O local onde fica o computador é bem ventilado, sai só ar frio do gabinete, inclusive quando eu OC minha CPU. A parede mais próxima fica 30cm de distancia, a segunda mais próxima fica a mais de 1m. 

 

O AR que sai da GPU não fica quente (Não expus a GPU a testes prolongados).

 

Consegui ontem um medidor de temperature infravermelho tabajara e a maior temperature que ele mediu no dissipador foi 48C.

 

Hoje vou testar sem o cover e com um medidor infravermelho mais confiavel. Posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei a VGA sem o "cover" dela, nada muito diferente. O medidor de temperatura infravermelho que utilizei apresentou valores mais proximos do esperado, até 105C deu.

 

Respondendo o Ciborg o FAN da VGA atingiu 100% no automatico com 98C,GPU em 87% de uso e memória em 98% de uso.

 

Com o PC em Idle consegui os seguintes valores:

 

69C - 1560RPM - 40% FAN - 1% GPU - 17% MEM
55C - 4170RPM-100% FAN - 1% GPU - 17% MEM

 

Com a VGA sem o "Cover" fiz o stress test e ela chegou a 103C sem Anti-Aliasing.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ciborg esqueci de mencionar que na segunda informação 55C - 4170RPM-100% FAN , eu coloquei manualmente o FAN em 100%. Ou seja:

 

Idle:

69C - 1560RPM - 40% FAN - Configuração automatica

55C - 4170RPM-100% FAN - Configuração manual

 

Jogando:

 

98C - 4170RPM - 100%FAN - Configuração automatico.

 

Utilizei o EVGA Precision X para colocar o FAN em 100% com o PC em Idle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com a NVIDIA, a temperatura máxima é 99°, sendo assim essa GTX 560 está no limite e ultrapassando o limite as vezes. Visto que você tem boa circulação de ar, ventoinhas que a partir de uma 75° já devem dar 100%, já trocou a pasta térmica dá GPU, tem uma fonte boa e até já fez underclock sem efeito na temperatura, ficamos num impasse.

Antigamente ela esquentava assim ou você não monitorada quando ela era mais nova? Talvez seja normal...

 

http://www.nvidia.com.br/object/product-geforce-gtx-560-br.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou um tempo sem monitorar meu computador. Assumo isso. Mas quando eu verificava (Faz 1 ano e meio isso) ela não passava de 95C, mas depois de periodos longos de jogos pesados (Hoje estou jogando Civ VI, não exige muito)  e meu gabinete tinha uma circulação bem mais precária do que a atual.

 

O que mais me intriga é ela atingir 100C com um underclock de -300MHZ, travar nessa temperatura, até atingir o clock de fabrica. Uma variacão de 30% no clock, percebendo melhora de desempenho (Não sei se o chips da Nvidia entram em Throtle igual os CPU`s da intel), e 0 de variacão de temperatura, isso é muito estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi nesse underclock feito foi diminuída a frequência dá gpu e memória de vídeo, porém não foi diminuída a tensão na vga, correto? Talvez por isso a temperatura permaneceu inalterada... No utilitário dá minha vga, o Sapphire Trixx, é feita a alteração na tensão em percentual em relação a tensão padrão dá lava de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!