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Water Block com problemas na GTX 1080 Fritando


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Olá amigo tudo bem, comprei recentemente um WATERBLOCK para colocar em meu sistema de watercooler custom, pois bem abri minha gtx 1080 com coragem, coloquei todos thermalpads que precisava para não ter curto na placa montei ela certinho, do jeito que veio o manual, só que eu já estava triste pois a placa GTX 1080 FOUNDERS EDITION ela tem temperaturas absurdas de 80 graus rodando em jogos a 100% de uso dela, e por isso veio a vontade de ter um waterblock, enfim coloquei nela segui tudo certinho, conectei as mangueiras fiz tudo como pedido, encaixei ela na minha placa-mãe e liguei o PC, tudo certo rodou certinho más tem um pequeno problema.

 

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Quando liguei o pc e verifiquei as temperaturas dela em IDLE estava em: 34 graus po banaca demais pois em temperatura ambiente show, más quando eu jogava, ela sem o bloco fazia 80 graus cravados com cooler original, só que com bloco ela faz 95 graus a 98, achei mega estranho...

 

Há uma observação meu processador continua perfeito fazendo a temperatura baixa em jogos em 4K que seria 60 graus ou em FULL LOAD 65 graus, então antes que digam que é problema na instalação das mangueiras, depois que troquei o fluido já que tive que refazer o sistema melhorou até a temperatura dele, só que a placa de video deixou a desejar.

 

o que eu acho que pode ser para nós aqui do fórum cairmos em uma discussão !!!

 

1- Thermalpads era bem grosso mesmo assim coloquei nas memorias da gtx e em todos lugares que pedia no manual, então pode ser que os parafusos mesmo apertando não deixa dar um contato legal na gtx e eu tenho medo de aperta muito e fazer algo de mal a ela.

 

2- Coloquei uma quantidade considerável de pasta térmica, não sei se é igual processador que tem que por uma gotinha, mais fiz um x igual pedia na imagem do manual, talvez pode ser isso né a pasta térmica que desconfio o que vocês acham.

 

3- Precisa aperta mais os parafusos para ter mais contato, mais igual eu disse tenho pouco receio.

 

4- Waterblock está com defeito, mais acho difícil pois ele é novo, e se tivesse com defeito nem fluido passaria por ele.

 

Preciso da opinião de vocês e o que posso fazer para tentar testar, pois vocês sabem é um water cooler custom se você erra algo da maior trabalho para desmontar, montar de novo colocar fluido que você perde quando tira, então nessa segunda chance de conserto queria mesmo ter sucesso para não abrir uma terceira vez !!

 

ATENÇÃO A FOTO DO MEU SISTEMA É ESSE ABAIXO, AS OUTRAS FOTOS DO BLOCO PEGUEI NO GOOGLE SÓ PARA SERVIR DE BASE PARA VOCÊS VER COMO ELE É...

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@Andeer Henrique você usou a pasta térmica que vem no GPX-N 980-M02? Por este review, a pasta é muito ruim. Quase 10ºC mais quente do que uma MX-2 (que já é ruim) é muita coisa. Aliado ao fato de você ter enchido de pasta, o que não é recomendado. Coloque uma gota proporcional ao espelho da GPU e espalhe apenas com a pressão do dissipador.

 

Como você está com um sistema muito bom, compre uma GC-Extreme aqui no Brasil. A embalagem que vem no blister. Ou, se puder esperar um mês, a Thermal Grizzly kryonaut é a melhor do mercado. Eu comprei nessa loja e chegou em pouco mais de um mês e não foi taxado aqui no Brasil (veio em um envelope bolha). Não recomendo as líquidas de prata porque elas corroem metais, são condutivas e são mais indicadas para overclock extremo.

 

Leia esse review que eu passei, pois parece que o calcanhar de aquiles desse bloco é a refrigeração do VRM, que é deficiente. Pode ser isso que está superaquecendo a sua placa de vídeo.

 

Mas a pasta térmica, se esse review estiver correto, vai fazer uma diferença enorme. Só não compre Arctic Silver 5, pois hoje em dia é uma "pasta de técnico".

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@Contiusa Sim eu usei uma que é da próprio water block da alphacool uma preta nessa imagem você ve ela:

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A que eu tenho em casa por enquanto são essas, visando que eu uso no processador a PK3

 

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voce disse que o VRM dela é ruim, desculpe a ignorância eu não entendo muito desses termos, então o que devo fazer é abandonar esse bloco vender já que é muito ruim, e voltar o cooler original dela para manter os 80 graus, pois se ele é ruim será que compensa mesmo usar ele trocando por uma pasta térmica boa, ou devo abandonar de vez....

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@Andeer Henrique essa PK-3 é a melhor das três. A MX-4 em segundo lugar. Faça a troca e veja como fica. Pelo que eles dizem no review, vai descer bastante a temperatura. Essa OCool deve ser genérica.

 

Antes de trocar o bloco, dê uma lida no review para entender o que é o VRM, que são os quadrados que ficam abaixo do espelho na foto. Essas pastilhas cinzas são para os dissipadores do VRM e de alguns componentes importantes e que esquentam. Você também pode comprar pastilhas diferentes para ver se melhora. Se chama thermal pad ou adesivo térmico, eu acho.

 

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Eu não li o review, mas parece que o VRM fica 15ºC mais quente do que os blocos da concorrência. Se você tiver condições, os produtos da EKWB são os melhores do mercado, bloco, radiadores, etc.

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@Contiusa Então voce acha que o primeiro passo agora é passar essa PK3 para ver se consigo reduzir menos que 80 graus que era o padrão dela no aircooler né, então veio todos esses thermalpads dela e cinza igual e bem grosso, creio que eles não sejam ruins, voce acha necessidade de trocar e gastar com outros, você acha que devo sair fora desse bloco ou comprar um da EK 

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3 minutos atrás, Andeer Henrique disse:

@Contiusa Então voce acha que o primeiro passo agora é passar essa PK3 para ver se consigo reduzir

 

Sim, seria o primeiro passo. Como o sistema de water cooler já está todo montado, apenas desparafuse da placa de vídeo e troque a pasta. Use álcool isopropílico para limpar bem a pasta velha do espelho e do dissipador do bloco. Aplique uma gota da PK-3 (não precisa ser muito pequena, mas o suficiente para espalhar no espelho sem vazar muito) e veja como fica.

 

Se a pasta térmica que veio com o bloco é ruim, pode ser que o adesivo térmico do VRM também seja ruim. Como não dá para ficar jogando com ela a quase 100ºC, troque a pasta agora e depois troque o adesivo térmico. Pesquise uma boa marca de adesivo térmico. Se ainda estiver alto demais para um bloco desse tamanho (e preço), seria melhor vender e comprar um da EK (isso se você tem grana para investir nessas coisas). 

 

Ou você pode vender a placa de vídeo e comprar uma com boa refrigeração. Tem várias no mercado. Talvez seja melhor, ao invés de ficar gastando com water block, comprar uma GTX 1080 Ti aftermarket, tipo MSI, Strix, etc.

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@Contiusa

Bom vamos aos resultados, e de grande importância amigo que você me oriente agora se as temperaturas estão todas boas e não devo me preocupar com danos futuros por aquecimento OK.

 

Primeiro de tudo fiz a troca da pasta termica do bloco da gtx 1080 infelizmente usei a pasta termica MX4 pois a minha PK3 acabou bem na hora era tubo pequeno...

 

Vamos aos resultados:

Usando meu AR CONDICIONADO A 24 GRAUS:

 

IDLE da GTX 1080: 35 GRAUS ( Sem usar ela em nada apenas usando pc para ver videos e navegar )

 

Ok até ai tudo bem pois a outra pasta térmica também fez isso em IDLE, agora vamos ver jogando games em 4K 60FPS como ela se saiu.

 

Vamos aos Resultados:

 

Apenas em um menu de um jogo usando 15% da GTX 1080: 34 a 35 GRAUS

 

Em outras partes do game que usou 40% da GTX 1080: 40 GRAUS

 

Agora jogando o game em uso partida 20 minutos usando 100% DA GTX 1080: 54 GRAUS

 

Como refiz o sistema fiquei meio com receio no processador então vou passar quanto ele fez para você ver se está tudo ok, você que entende mais pode me ajudar nesse conceito.

 

Com ar ligado ele fez usando 50% a 70% ficou em 65 a 73 graus ocilando isso jogando jogos em 4K 60FPS

 

Lembrando que fiz o teste no AIDA64 um FULL LOAD nele, e usando tudo 100% dele ou renderizações em videos que eu faço ele fica em temperatura ambiente de 30 graus pois aqui na minha cidade não é tão quente, e ele fica em FULL LOAD 100% batendo 65 a 70, mais e bem rápido vai pro 70 depois volta pro 65, mais um detalhe eu mudei de processador hoje tenho um KABYLAKE rodando a 4.5Ghz com core voltage de 1.136v.

 

E finalmente para acabar o teste, desliguei o meu ar e trabalhei os games em temperatura ambiente de 30 a 35 graus que é minha cidade e os resultados resumidos foram...

 

GTX 1080 jogando jogos em 100% de uso 4K 60FPS: 65 GRAUS

(tendo em mente que com aircooler de antigamente ela fazia 82 graus)

 

Meu processador KABY LAKE 4.5Ghz jogando jogos em conjunto do sistema de water cooler com a placa de video fez com 60% a 70% de uso já que nao jogo em full hd que dizem que força a 100% do processador né, eu jogo em 4k então nao usa todo ele, ele ficou com: 68 ocilando a 75, mais o maximo foi 74 graus mesmo.

 

Agora vem algumas questões importantes que fiquei na duvida apos você ler todo essa trajetoria, claro se puder me ajudar...

 

1- Vi a diferença do sistema de water cooler quando estou usando pc sem rodar games e o processador em full load ou renderizando videos fez 65 graus, e quando to jogando em temperatura ambiente ele em 70% fazendo os 74 graus, eu acho normal pois acho que como sai o fluido do water block e cai no processador direto então pode ser que venha meio quente.

 

2- A ultima duvida para finalizar, como está meu sistema tudo ok, ou devo me preocupar com algo, sendo assim gostaria das suas considerações finais pois confio muito na suas palavras e você sempre me ajudou meu caro amigo Contiusa. a esqueci de dizer idle do processador so usando pc normal para navegaçao e videos e 34 em temp ambiente ok.

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@Andeer Henrique cara, a placa de vídeo acho que resolveu. 54ºC com 100% de uso com ar condicionado está ótimo. Mesmo os 65ºC com temperatura ambiente está bem legal. Uma GTX 1080 custom (MSI) com dois fans fica a 70ºC no ar condicionado e vai provavelmente bater nos 75-80ºC com temperatura ambiente de 35ºC. Para ver que a pasta que eles fornecem com esse bloco pode até jogar no lixo. 

 

O processador que está um pouco quente. Chegar aos 74ºC é muita coisa. Não vai danificar o processador nem nada, mas já está bem próximo do limite máximo recomendado de 80ºC. Qual pasta térmica você está usando no processador?

 

Qual é o processador? É o i7-7700K? Está só no turbo de 4.5GHz ou está fazendo overclock mesmo? Esse Vcore de 1.136V está certo mesmo? Porque eles costumam ficar acima de 1.250V. Alguns até passam de 1.3V. Ou então você não rodou testes com ele, ou usou apenas o AIDA, que é fraco. Confere aí. Essa numeração de vcore confunde muito.

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@Contiusa Sim, minha gtx 1080 com temperatura ambiente de 35 graus que faz na minha cidade ficou mesmo em 100% ficou no maximo 65 graus achei top demais, então caso resolvido nisso né.

 

Então fiquei meio preocupado pois o processador hoje em temperatura ambiente apos mandar aquele texto a você ele tava fazendo 81 jogando na temperatura ambiente de 35 graus que é minha cidade, então no processador estou usando a PK3, eu cheguei comprar no mercadolivre, mais desconfio que é pirateada vamos dizer, sei la fiquei com receio mais pode ser coisa da minha cabeça, estava pensando em comprar a GC-Extreme para testar, só comprei a PK3 porque dizem que quanto mais condutividade ela tiver é melhor e a GC-Extreme vi que tem 9. alguma coisa de condutividade.

 

Processador que uso hoje é o KabyLake I7-7700K uso o turbo dele de 4.5ghz, porque se nao usasse o turbo ele ficava em 4.2 original, bem que eu queria fazer overclock mais só ativei o turbo então nao tenho overclock de 4.7 ou 4.9ghz não uso isso não, então vcore eu vi na bios tá 1200, porém eu ativei aquele negocio do windows para quando eu nao usar ele, ele nao ficar no performace direto.

 

Fiz um teste abaixo tudo bem estava com ar ligado a 24 graus, mais porém mesmo sem o ar, só renderizando videos a 100% ou estressando ele, na temperatura ambiente de 35 graus ele faz os 65 graus a 70 em full load na temp ambiente, somente na hora que vou jogar que ele da essa loucura, será que devo comprar a GC-Extreme e colocar no processador ?, qual é sua opinião sobre esse caso.

 

 

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25 minutos atrás, Andeer Henrique disse:

porém eu ativei aquele negocio do windows para quando eu nao usar ele, ele nao ficar no performace direto.

 

Você precisa voltar para o "Equilibrado". Essa opção do Windows é embuste e só faz a CPU esquentar à toa. O próprio processador tem o gerenciamento de clock. Ele sobe de acordo com o uso, e não vai dar diferença nenhuma deixar em desempenho ou equilibrado. Isso é um hoax da Microsoft - dizem que ajuda para laptops porque mantém a placa de vídeo habilitada, mas para desktop só atrapalha.

 

Eu trocaria a PK-3 pela MX-4. Essa PK-3 pode ser falsificada (acho difícil, pois não é uma pasta conhecida) ou pode estar velha. Ou pode ser ruim mesmo.

 

Com a troca da pasta e a volta para o equilibrado deve melhorar. Porque está alto para um water cooler custom. Mas eu não mexeria em nada do BIOS. Depois, se você quiser aumentar o desempenho, faça um overclock como é para ser, manual, pelo BIOS, sem nenhum aplicativo nem nada. Na mão mesmo.

 

Por falar nisso, qual é o radiador que você está usando? E os fans?

 

Como você já tem a MX-4 (que daqui a pouco acaba, pois você está mexendo muito no micro) e as outras que você têm são suspeitas, não recomendo comprar a GC-Extreme. A melhor pasta composta do mercado é a Thermal Grizzly kryonaut. Eu comprei dessa loja e eles despacharam no mesmo dia, chegou em 5 semanas e não paguei taxa, chegou direto na minha casa, pois veio em um envelope bolha. Ela tem o dobro da quantidade das outras pastas e vai sair mais barato do que uma MX-4. Ela também tem a maior condutividade térmica de todas (12.5 wm/k). Nem sempre a condutividade térmica é indicativo de qualidade, mas o consenso nos fóruns de overclock internacionais é de que ela é a melhor pasta do mercado.

 

Fora ela, só as líquidas de prata, mas aí é para quem vai fazer delid. Elas são corrosivas e condutivas. Precisa ter um cuidado especial.

adicionado 3 minutos depois

 

Ah, sim, também acho que está muito top a temperatura da sua placa de vídeo. Eu não mexeria em mais nada com ela.

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@Contiusa e sempre bom ter alguém que entenda, ainda tenho muito medo em algumas partes pois sou novo na area de hardware avançado ate nessas compras no exterior fico confuso, se possível ok.

 

Eu uso 2 coolers em baixo do radiador puxando ar de dentro do gabinete para cima, e 2 em cima do radiador expulsando o ar para fora, tipo esses 2 de cima e extra mais coloquei para ajudar ainda mais.

 

os dois de cima sao dois 140mm corsair ver quiet a140 se nao me engano e o que ta fixo no radiador puxando ar de dentro do gabinete é 2 de 120mm Cooler Fan Cougar Vortex

 

meu radiador é Radiador P/ Watercooler Alphacool Nexxxos St30 240mm

 

se você quiser ver as peças do meu water cooler tem um video no meu canal Peças do watercooler custom

 

Se voce quiser ver meu gabinete + todo meu sistema montado veja aqui: Meu pc com water cooler ja montado

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16 minutos atrás, Andeer Henrique disse:

os dois de cima sao dois 140mm corsair ver quiet a140 se nao me engano e o que ta fixo no radiador puxando ar de dentro do gabinete é 2 de 120mm Cooler Fan Cougar Vortex

 

Esses dois de cima estão atrapalhando, pois eles são bem mais fracos do que os Vortex. Se quiser fazer o push pull, compre mais dois Vortex para colocar em cima, assim fica tudo igual. Esses da Corsair estão 'bloqueando' o fluxo dos de baixo. Pode ser que não dê diferença, mas o recomendado é fazer push pull com fans da mesma especificação.

 

Estou sempre pegado aqui, então eu acho mais fácil responder pelo fórum entre o trabalho.

 

Se a temperatura do processador não melhorar com a MX-4 e com o Windows em equilibrado, aí pode ser o bloco que não é de boa qualidade.

 

 

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@Contiusa então meu bloco é Bloco De Cpu P/ Watercooler Phobya Uc-1 Extreme, voce disse push pull, pera ai deixa eu ver se entendi, push pull seria 2 cooler dentro do gabinete preso no radiador tacando o ar pra cima e mais 2 em cima servido como exaustor para fora do gabinete é assim que eu uso, ou esse push pull seria 2 cooler em baixo tacando ar de dentro do gabinete para cima e 2 em cima do radiador tacando ar de fora do ambiente para dentro fazendo os ares se colidir, me explique melhor.

 

então eu achei aqui no brasil a Thermal Grizzly Hydronaut será que não é boa, espero que tenha entendido a questao do radiador se eu expliquei bem 2 internos puxando ar para cima e 2 em cima puxando ar para fora, nao estou fazendo o ar se colidir e sim todos como exaustor para fora do gabinete

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41 minutos atrás, Andeer Henrique disse:

push pull seria 2 cooler dentro do gabinete preso no radiador tacando o ar pra cima e mais 2 em cima servido como exaustor para fora do gabinete

 

Sim, só que você está usando dois fans em cima muito mais fracos do que os de baixo. Seria mais ou menos a mesma coisa que colocar dois cavalos na frente da charrete que são muito mais pangarés do que os dois cavalos de trás, entende o raciocínio? Os pangarés vão brecar os dois de trás. 

 

Por isso que o indicado é você comprar mais dois Vortex para colocar em cima. Assim você tem quatro "cavalos" da mesma estirpe e que vão trabalhar em conjunto, e não "atrapalhar" em conjunto. Ou então só use os dois Vortex de baixo e coloque esses Corsair em outro lugar. Até porque os Corsair são de 140, então deve estar meio bagunçado o troço aí, já que o radiador é de 240.

 

Citação

 

então eu achei aqui no brasil a Thermal Grizzly Hydronaut 

 

 

Essa aí seria igual a MX-4, mas estão vendendo pelo dobro do preço. Se você vai pagar 90-100 reais nessa Hydronaut (1,5ml) no Mercado Livre, por que não comprar a kryonaut (3ml) por 110 reais no ebay? Só que a kryonaut sairia por "55 reais", já que ela tem o dobro da quantidade da Hydronaut e de uma MX-4. Mesmo que você dê azar e pague imposto, vale a pena.

 

Por isso que estou indicando a kryonaut. Você teria a melhor pasta do mercado por alguns anos, podendo usar em tudo, até console de videogame, etc, pelo preço de uma Xigmatek que vende aqui por 50 reais.

 

Como você gosta de tunar os micros, acaba saindo por uma pechincha. A minha já chegou, e estou doido para testar.

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@Contiusa Em questao ao bloco, já ouviu falar se meu bloco é bom mesmo ou não, e no caso de comprar no ebay e so criar uma conta colocar endereço e pagar simples assim, pode ser que esse post fique aberto aqui por semanas mais vou encomendar ela de la e te dar noticias aqui Ok

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21 minutos atrás, Andeer Henrique disse:

@Contiusa Em questao ao bloco, já ouviu falar se meu bloco é bom mesmo ou não, e no caso de comprar no ebay e so criar uma conta colocar endereço e pagar simples assim, pode ser que esse post fique aberto aqui por semanas mais vou encomendar ela de la e te dar noticias aqui Ok

 

Ele tem as dimensões parecidas do H100i. Ele é de cobre, de melhor qualidade, mas o FPI (fins per inch - que seria a trama do radiador) é menor, de 16, enquanto um radiador Corsair tem FPI de 21-22. Então acaba que uma coisa se iguala a outra. Se o cobre dissipa mais calor, o FPi mais concentrado do H100i vai dissipar mais calor também. A vantagem é que o seu radiador faz menos barulho com os fans, pois o FPI mais baixo cria menos turbulência.

 

Ele deve ser um pouco melhor do que o H100i por causa da bomba mais forte, da maior quantidade de fluido. Mas só dá para saber testando os dois.

 

Sobre o E-Bay, eu fiz o cadastro no Pay-Pal. Mas eu acho meio confuso. Dê uma pesquisada no YouTube que deve ter vários tutoriais ensinando a fazer compra no E-Bay.

 

Você pode até continuar usando o micro assim. Se ficar nessas máximas de 75ºC, tudo bem. Dá para aguentar um mês e pouco. Espere chegar a pasta para você desmontar e já trocar de pasta de forma definitiva.

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  • mês depois...

@Contiusa Volteiiii !!!, demorei mais estou de volta vamos aos updates !!

 

Ps: eu desisti do waterblock da gtx 1080, porque vendi ela e comprai uma ASUS STRIX GTX 1080TI ela fica em 100% de uso 70 graus no máximo, que já esta ótimo, pois a founders edition que tinha ficava em 83 graus, então anulamos esse processo do bloco de VGA.

 

Então acabei focando em fazer o sistema de Loop do meu water cooler custom apenas no CPU no meu

i7 7700k, e realmente investi muito mais muito mesmo.

 

Fiz a compra da pasta térmica que você avia citado a Thermal Grizzly Kryonaut como você pode ver na foto estou com ela:

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Comprei um novo bloco dos mais tops da EK, Cpu Ek Supremacy Evo Acril Cristal Niquel:

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Comprei um radiador novo Alphacool Nexxos Ut60 Full Copper 360mm:

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Comprei uma das bombas mais tops do mercado DP1200 JINGWAY super forte mesmo:

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VAMOS AOS RESULTADOS !!!....

 

Lembrando que uso agora 3 fans Cooler Fan 120mm Cougar Vortex Hdb no meu radiador grosso que comprei novo, estava ansioso para ver quanto ele poderia fazer já que gastei mais de 1000 reais a mais para ter uma temperatura boa.

 

Eu uso um fluido chamado: Watercooler Coolant Fluido Gba Pó De Diamante

 

Ps: não estou mais fazendo push pull pois meus coolers vortex acabaram então somente tem em baixo do radiador e nao em cima que provavelmente se tivesse em cima faria o push pull mais nao tem.

 

Usando a pasta termica 

Em 2017-4-14 às 21:39, Contiusa disse:

 

IDLE: ele segurou em 36 graus ocilando 40 as vezes mais vai bem rápido e volta pros 36

 

Jogando jogos em 4K com uso de 70% do processador uns 65 graus a 70 a maxima.

 

renderizando videos com uso 100% ou estressando no AIDA64 ele fica nos 82 graus

 

Sinceramente eu já praticamente desisti voce gasta,gasta,gasta e nada de esfriar o I7-7700K, fiquei muito decepcionado.

 

Estou quase partindo para o delid, já que renderizo muitos videos por dia então 82 graus acho bem quente rodando a 4.5ghz, o que voce acha devo fazer delid ou preciso mudar algo no sistema que poderia melhorar um pouco, gostaria da sua opinião sobre o milagre que pode ser feito.

 

Você acha que devo mudar o fluido, devo colocar mais fans porque o radiador é grosso e so as 3 de baixo nao resfria direito, devo mudar os fans, gostaria de informações agradeço a sua ajuda !!!

 

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@Andeer Henrique é, está estranho isso aí. Pasta top, bloco top, esse radiador eu não conheço, mas de qualquer forma é um de 360. 82ºC no AIDA, ainda mais no inverno, é temperatura para o Hyper 212X, não um water cooler custom. Talvez nem o 212X, mas um TX3 da vida.

 

A questão é que esse Vortex é meio fraquinho (1200rpm) e esse radiador é bem alto. Você teria que usar um fan com alta pressão estática, não fans de gabinete. Mas, de qualquer forma, 82ºC é muita coisa.

 

Como está o core voltage do seu processador no teste do AIDA? Se estiver normal, alguma coisa está errada na instalação.

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@Andeer Henrique de qualquer forma, 1230v não é tanto assim. O meu i7-3770K a 4.4Ghz eu setei para 1212V, e agora vai bater em 77ºC aqui em casa com um Hyper 212X, e hoje está um pouco quente. Isso um cooler de 130 reais. Ou seja, o core voltage pode até abaixar, mas pode ser que você não consiga abaixar de 1.2V.

 

Mesmo que a sua memória tenha clock alto (esquenta um pouco), não faz o menor sentido 82ºC. Mesmo se o gabinete não tivesse fan nenhum. Tem alguma coisa errada aí.

 

Eu pessoalmente faria um push pull nesse radiador, pois ele é muito alto. Um fan de cada lado pode ajudar. Tem o Akasa Piranha, que é de 1900rpm e tem o CoolerMaster 120 AP MFY-P2NN-15NMK-R1 que é de 2750rpm e o Master Fan 120 AB MFY-B2NN-13NMK-R1 que é de 2500rpm.

 

Pelo preço na promoção dos da CM, vale mais a pena. O primeiro tem mais pressão estática, o segundo tem mais fluxo de ar. Difícil dizer qual é melhor, mas acho que o segundo é mais equilibrado. 

 

Mas veja primeiro a montagem do water cooler para não gastar dinheito a toa. 

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@Contiusa Bom minha placa-mãe é a: Asus Rog Maximus Viii Extreme

 

Fiz algumas modificações na bios e mudei os núcleos todos para 4.5Ghz mesmo com turbo ligado, e coloquei o corevoltage em 1.180v com estabilidade pois testei 20 minutos no AIDA64.

 

As temperaturas em FULL LOAD 100% bateram no maximo 70 graus e bem rápido 71, abaixou legal, só que tem um porém fiquei encasquetado pois no CPU-Z mostrava 1.180v e no meu programa CPUID HWMonitor aparecia 1.300v

 

A minha duvida é 1.180v está otimo para um clock de 4.5ghz se mantendo estavel, será que fiz algo errado para o programa CPUID HWMonitor mostrar VID de 1.300 sendo que o CPUZ mostra a voltage real da bios que coloquei 1.180v, ou será que VID é diferente da tensão da bios e é outra coisa que eu nao entendi poderia me explicar, se caso não é certo voce poderia me ajudar achar algum video que possa destravar algo na bios que está em AUTOMATICO para tensão ficar correta, ou se tiver algo irregular poderia me falar fiz isso hoje nao tenho tanta experiencia,

 

E agora 71 graus em stress total está uma boa temp, gostaria dessas ajudas !!!!

 

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@Andeer Henrique o VID é outra coisa. Esse AIDA é muito fraco para testar a estabilidade, então o Vcore provavelmente está mais baixo do que o recomendado. Eu subiria para 1.2V. Além disso, testar por 20 minutos também é pouco tempo. Eu rodaria o OCCT no teste de Linpack por umas duas horas só para garantir. Tem gente que deixa da noite para o dia.

 

Ainda estou achando um pouco alto. Um H60 com 1.212V a 4.4Ghz vai bater nos 68ºC aqui em casa. A diferença de clock e tensão do seu pode mais ou menos igualar as coisas. O que indicaria que você pode estar tendo o desempenho de um H60. Mas o seu gabinete deve estar fechado e eu não sei a temperatura ambiente da sua casa (aqui está 25.5ºC).

 

De qualquer forma, dá para usar assim. Só fique ligado no verão, pois com o gabinete fechado e a placa de vídeo funcionando, pode esquentar mesmo em jogos.

 

Você está usando qual pasta térmica? Isso é importante.

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@Contiusa Estou usando a pasta termica Thermal Grizzly kryonaut, no caso eu to usando ele a 1 dia e tudo ok, e rodei jogos em 4K com 80% do uso dele e por enquanto ele manteve legal sem dar gargalo ou tela azul será que é necessário fazer o teste em outros programas sem ser o AIDA64 ou voce acha perigoso deixar nesse VCORE, cara nao entendendo gastei muito caro nas peças e nada muda nem abaixando o VCORE no caso teria que partir pro delid então

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