Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD conectado, porém não identificado


Posts recomendados

Olá novamente!

Venho pedir uma ajuda dos colegas para a solução de um problema que vem me dando muita dor de cabeça.

Em 2011 adquiri um HD Samsung modelo HD502J/SRA de 500GB, única e exclusivamente com o objetivo de jogar backups de arquivos e outros para ele.

Fui fazer a atualização p/ o Windows 10 1703 (Creators Update) e, no meio da atualização, ocorreu uma falha (o PC congelou em 23%). Desliguei e fui mexer no dia seguinte. O sistema restaurou o Windows antigo e, até ai, tudo bem.

Para o Windows uso um HD da Western Digital de 1 TB.

Como o sistema ficou um tanto quanto instável após tal ocorrência, optei por formatar. Baixei a ISO do W10 1703 e fiz a formatação como de costume. Não alterei nada no HD de 500GB.

Após finalizar a formatação, instalar drivers e etc, reinicializei a máquina para que a instalação dos drivers fosse concluída e, eis que me deparo com a tela:
"Examinando e reparando unidade: (\\? \D:) : 1% concluído(s)" [Detalhe: D: era a letra usada para o HD de Backup]
Bom.. ficou nessa tela por uma hora aproximadamente e, sequer saiu do 1%. Vi que algo não estava certo, optei por reiniciar manualmente o computador e meus problemas começaram.

A tela de POST levou incríveis 2 minutos para sair, quando em média leva apenas 5 segundos. O Windows não carregava de modo algum e, quando carregou (depois de 3 tentativas), apresentava erro em uma unidade de disco.

Meu HD de 500GB não era listado no gerenciador de dispositivos, não era listado no diskpart e nem no gerenciador de discos. A única coisa que acusou sua existência (ou não) foi por um breve momento que acessei o gerenciador de discos e, além do Disco 0, havia um "Disco 1", sem espaço informado, sem absolutamente nada, acusando como não inicializado. Quando pedi para inicializar, o mesmo falhou.

Reiniciei o PC e acessei o Setup.
Eis que meu HD de 500GB não era listado nos dispositivos conectados.

Desliguei a máquina e desconectei apenas o cabo SATA do disco.
Iniciei novamente e o PC ligou normal, como se nada houvesse ocorrido.

O grande problema: tenho aproximadamente 300GB de dados importantes nesse HD, principalmente os dados da última formatação, que foram jogados para ele até concluir o processo.

O que pode ter ocorrido com meu disco? Há salvação? O que fazer?

Honestamente estou meio desesperado, pois existem arquivos que não posso perder há custo algum.

O que já tentei fazer:

- Trocar o cabo SATA e a porta SATA da placa-mãe. -> Não resolveu

- Ligar o PC com somente ele conectado. -> Nada

- Usar uma Live do Ubuntu para ver se alguma coisa era identificada. -> Nadinha de nada

O que não tenho como fazer (no momento):

- Mandar para algum lugar para recuperar os dados (é caro demais!)

- Testar em outro computador: Só tenho notebooks em casa, as conexões até são idênticas, mas eu acho impossível por um HD padrão de desktop em um espaço para um HD de notebook..

- Pedir p/ algum amigo testar: ninguém testaria para mim :'(

O que posso tentar ainda para ver se há ou não salvação para esse HD?

Já tive algumas outras situações de cair nessa "Examinando e reparando unidade" e, mesmo desligando abruptamente o sistema (por quedas de luz que a maravilhosa CIA de Energia de onde moro nos proporciona) ou até por vontade própria (falta de paciência) e, nunca tive nenhum problema do tipo..

Obrigado a todos!

Abaixo a etiqueta frontal do disco

HD.thumb.png.a28bd03252e5d5389f55944afa09c046.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/04/2017 às 03:59, Black Heart disse:

Isto parece disco morto.Ponha-o em outro computador e verifique se o problema persiste

Atualizando o tópico e voltando a pedir sugestões:

Bom, hoje pela manhã levei o HD em uma ass. técnica próxima a minha residência. Depois de muito implorar pro técnico só plugar pra ver o que acontecia, tive a confirmação de que o disco não é lido pela BIOS e o sistema sequer consegue acessar os dados.

Basicamente a mesma condição que tive aqui em casa: O HD vibra, é possível escutar os discos girando e a agulha se movendo sobre a superfície do disco, após, ela volta pra posição padrão e lá fica, apenas se escuta o disco girar.

BIOS e SO não identificam o disco, não o "enxergam" como unidade de armazenamento.

Seria ainda assim somente placa lógica? Não estou tão confiante em pagar 40 reais + frete (aproximado) para tentar pegar uma placa lógica nova e tentar fazer funcionar, ainda assim sem garantias, ao mesmo tempo que estou relutante em mandar para alguma empresa de recuperação de dados e cair pra trás com o valor do serviço..

Honestamente estou sem saber o que fazer.

Aceito qualquer sugestão!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é o mesmo firmware/modelo,adquirir a placa lógica é um passo sensato,pois se permitir que faças o backup e descartando o disco depois,terá valido o custo,porém se não resolver a situação,sendo os arquivos importantes demais,um serviço profissional de recuperação é a melhor opção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!