• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
GustavoMzocca

Motor e relé não ligam ao mesmo tempo

5 posts neste tópico

Olá, 

 

 

Estou fazendo um sistema para lubrificar a corrente da moto usando um kit de partida a frio para carros a álcool.

O sistema deve puxar o óleo do reservatório por um motor 12v e enviar por uma mangueira até uma válvula solenoide (relé 12v).

A ligação é feita em paralelo.

O problema é que quando ligo o sistema o relé não abre.

O relé só abre se ligar o relé primeiro e depois manualmente encostando os fios ligar o motor na sequência.

Gostaria, se possível, que me ensinassem a fazer uma ligação de modo que os dois componentes funcionem ao mesmo tempo.

 

 

Thanks.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Não sei qual seu nível de conhecimento na área, mas assumindo que o rele é adequado ao circuito, acredito que está ocorrendo uma queda de tensão quando o motor é ligado e com isso prejudica o acionamento do rele.

Se tiver um multímetro, meça a tensão na bobina do rele com o motor desligado e ligado. Verifique se existe uma queda de tensão considerável.

Caso seja isso mesmo, recomendo aumentar a bitola do cabo que alimenta o circuito (para testes use 2,5mm² ou 4mm²) ou individualizar as alimentações do motor e do rele. Para este último seria necessário usar uma etapa trasistorizada que recebe o sinal de motor ligado e conduz ligando o rele.

Outro ponto...como está a saúde da bateria de sua moto? Meça a tensão da bateria com o multímetro e com o motor parado, deve ser algo em torno de 12,6 volts ou mais. Com o motor funcionando também ocorre o problema?

Se possível, poste uma foto do circuito montado.

 

Att,

 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

#3   Postado (editado)

Olá, obrigado pela ajuda.

Meu conhecimento é de básico para intermediário em eletrônica.

O relé é o deste kit de partida a frio http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688410643-kit-completo-de-partida-frio-para-veiculos-a-alcoolacd09-_JM

Você acertou quando falou sobre a queda de tensão, eu já tinha medido e estava com 10 volts tanto no motor como no relé.

Seguindo sua ideia, eu individualizei a alimentação, como você pode ver na primeira foto.

Mas não foi suficiente, então achei que teria que reforçar o negativo também, fiz um teste ligando o negativo no chassi e funcionou!

A ligação era um fio positivo que vinha do relé de partida da moto e se dividia para o motor/relé, e um negativo aterrado no chassi, ia para o botão liga/desliga no guidão e seguia para o motor/relé.

Agora ficou 2 fios ligados no positivo da bateria, um para o motor e outro para o relé. O negativo aterrado no chassi vai até o guidão no liga/desliga volta, se divide em 2, uma ponta no relé e outra no motor.

Então agora eu acho que a melhor opção seria trocar o fio negativo por um mais grosso, não é isso?

20170421_072357.jpg

20170421_080051.jpg

20170421_081732.jpg

Editado por GustavoMzocca
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usei um cabo de PC para reforçar o negativo também e ficou bom, caso encerrado, obrigado!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

#5   Postado (editado)

Que bom que deu certo!

 

Fico grato pelo seu retorno. (acredito que o fórum também).

Alias, seu projeto é bem interessante e me serviria muito bem. Dá uma preguiça de engraxar a corrente da moto...kkk

 

Edição:

Só esclarecendo as questões que deixou...

Em todo circuito elétrico a corrente que "entra" é igual a corrente que "sai", ou seja, deve-se usar condutores adequados para essa corrente e, nesse caso de positivo e negativo, ambos devem ser de mesma bitola.

Um "causo" que aconteceu comigo exemplifica essa questão, foi o seguinte...Um auto intitulado "eletricista" mas que também presta serviços de alvenaria e hidráulica em casas, ligou um chuveiro 127V com 2 cabos, sendo a fase 4mm² e o neutro 1,5mm². Fui chamado pelo dono da casa que dizia sentir um cheiro forte de queimado quando ligava o chuveiro e algumas lâmpadas estavam ficando acesas direto...kkk. Subi no forro da casa e o dito fio de 1,5mm² estava cobre nu, derreteu a capa. Vim a saber mais tarde que o "profissional" que fez a instalação disse que o que importa é o fio fase, a fase que "puxa" mais...kkk. Não me esqueço nunca desse acontecido.

 

Abraço

Editado por Fervolt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora