• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
GustavoMzocca

Motor e relé não ligam ao mesmo tempo

5 posts neste tópico

Olá, 

Estou fazendo um sistema para lubrificar a corrente da moto usando um kit de partida a frio para carros a álcool.

O sistema deve puxar o óleo do reservatório por um motor 12v e enviar por uma mangueira até uma válvula solenoide (relé 12v).

A ligação é feita em paralelo.

O problema é que quando ligo o sistema o relé não abre.

O relé só abre se ligar o relé primeiro e depois manualmente encostando os fios ligar o motor na sequência.

Gostaria, se possível, que me ensinassem a fazer uma ligação de modo que os dois componentes funcionem ao mesmo tempo.

Thanks.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Não sei qual seu nível de conhecimento na área, mas assumindo que o rele é adequado ao circuito, acredito que está ocorrendo uma queda de tensão quando o motor é ligado e com isso prejudica o acionamento do rele.

Se tiver um multímetro, meça a tensão na bobina do rele com o motor desligado e ligado. Verifique se existe uma queda de tensão considerável.

Caso seja isso mesmo, recomendo aumentar a bitola do cabo que alimenta o circuito (para testes use 2,5mm² ou 4mm²) ou individualizar as alimentações do motor e do rele. Para este último seria necessário usar uma etapa trasistorizada que recebe o sinal de motor ligado e conduz ligando o rele.

Outro ponto...como está a saúde da bateria de sua moto? Meça a tensão da bateria com o multímetro e com o motor parado, deve ser algo em torno de 12,6 volts ou mais. Com o motor funcionando também ocorre o problema?

Se possível, poste uma foto do circuito montado.

Att,

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

#3   Postado (editado)

Olá, obrigado pela ajuda.

Meu conhecimento é de básico para intermediário em eletrônica.

O relé é o deste kit de partida a frio http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688410643-kit-completo-de-partida-frio-para-veiculos-a-alcoolacd09-_JM

Você acertou quando falou sobre a queda de tensão, eu já tinha medido e estava com 10 volts tanto no motor como no relé.

Seguindo sua ideia, eu individualizei a alimentação, como você pode ver na primeira foto.

Mas não foi suficiente, então achei que teria que reforçar o negativo também, fiz um teste ligando o negativo no chassi e funcionou!

A ligação era um fio positivo que vinha do relé de partida da moto e se dividia para o motor/relé, e um negativo aterrado no chassi, ia para o botão liga/desliga no guidão e seguia para o motor/relé.

Agora ficou 2 fios ligados no positivo da bateria, um para o motor e outro para o relé. O negativo aterrado no chassi vai até o guidão no liga/desliga volta, se divide em 2, uma ponta no relé e outra no motor.

Então agora eu acho que a melhor opção seria trocar o fio negativo por um mais grosso, não é isso?

20170421_072357.jpg

20170421_080051.jpg

20170421_081732.jpg

Editado por GustavoMzocca
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Usei um cabo de PC para reforçar o negativo também e ficou bom, caso encerrado, obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

#5   Postado (editado)

Que bom que deu certo!

Fico grato pelo seu retorno. (acredito que o fórum também).

Alias, seu projeto é bem interessante e me serviria muito bem. Dá uma preguiça de engraxar a corrente da moto...kkk

Edição:

Só esclarecendo as questões que deixou...

Em todo circuito elétrico a corrente que "entra" é igual a corrente que "sai", ou seja, deve-se usar condutores adequados para essa corrente e, nesse caso de positivo e negativo, ambos devem ser de mesma bitola.

Um "causo" que aconteceu comigo exemplifica essa questão, foi o seguinte...Um auto intitulado "eletricista" mas que também presta serviços de alvenaria e hidráulica em casas, ligou um chuveiro 127V com 2 cabos, sendo a fase 4mm² e o neutro 1,5mm². Fui chamado pelo dono da casa que dizia sentir um cheiro forte de queimado quando ligava o chuveiro e algumas lâmpadas estavam ficando acesas direto...kkk. Subi no forro da casa e o dito fio de 1,5mm² estava cobre nu, derreteu a capa. Vim a saber mais tarde que o "profissional" que fez a instalação disse que o que importa é o fio fase, a fase que "puxa" mais...kkk. Não me esqueço nunca desse acontecido.

Abraço

Editado por Fervolt

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora