Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de setup. AMD para Intel


Posts recomendados

Olá galera, 

 

Tenho meu PC aqui, que montei a mais ou menos um ano, mas devido a alguns acontecimentos, testes e até mesmo algumas decepções, decidi em trocar meu setup de AMD para intel. Mas pra isso eu gostaria de saber se vale a pena fazer isso.

 

Atualmente estou usando a seguinte configuração:

 

Mobo GA-970A-DS3P

CPU AMD FX 8320E

Memórias HyperX DDR3 1866Mhz 2 pentes de 4gb cada

GPU RX 480 ROG Strix 8GB

Fonte Corsair CX-500W

 

Certamente decidido a fazer a troca, eu iria pegar um processador de sétima geração da intel, mais especificamente um core i3, já que li muito bem sobre ele e é o processador de sétima geração mais barato no momento (meio obvio). Agora sobre a escolha da mobo, eu queria uma placa consideravelmente boa e que seja um bom par para um futuro i7. As memórias eu escolheria as mesmas HyperX com frequências entre 2400 a 2666 já que estão com preços bem acessíveis.

 

Diante dessas informações me surge algumas dúvidas: será que o i3 7100 vai conseguir levar a minha RX 480? Será que vale a pena fazer essa troca de setup em relação a rendimento e performance do meu computador?! Afinal o meu FX é octacore e o i3 7100 é dualcore e 4 threads. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador então, li alguns artigos que realmente dizem que essa geração Ryzen está bem promissora, mas confesso está meio com o pé atrás em fazer um upgrade visando novamente AMD.

 

Acho que ainda não estou totalmente convencido de que os Ryzens estão se saindo melhores do que os intel sétima geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador realmente me convenceu, mas ainda pergunto, pretendo pegar um i3 7100 só pra não ficar sem processador, pois o objetivo é por um i7 7700k....

 

MAS...

 

Caso eu opte em ficar com os Ryzen, teria alguma opção parruda tipo o i7?

 

E sobre meu atual processador, sei que ele é fraquinho, eu deveria ter pesquisado melhor antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O i7-7700K só vale a pena para jogar com algo a partir de uma GTX1080 empurrando um monitor de 144hz@1080p.

 

Em 1440p\2160p\1080p@60hz ele se torna irrelevante e um desperdício de grana, até pelo gasto extra em uma mobo Z270.

 

Atualmente os Ryzen 5 mantém o melhor Custo X Beneficio no mid-range, para high end seriam os R7 1700 mas eles são monstros de 8 núcleos e 16 threads, e como os i7-6900K\6950X não muito bons para jogos(mas não são ruins também, um pouco melhor que os R5 em alguns jogos, mesma performance em outros), melhor para quem faz multitarefa+jogos, ou stream+jogos, ou render\edição\compilação, performance ainda fica um pouco atrás dos i7-7700K atualmente usando uma GTX1080\1080Ti.

adicionado 1 minuto depois

@Henrique Yuri Sobre o FX, não é que seja fraco, é um bom proc, mas, é de 2011.

Ainda uso meu FX6100, vou manter até mês que vem quando for fazer meu up para um R5 1600 ou 1500X.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levando em consideração toda essa informação que você me passou, fica claro que devo ir de Ryzen, até pelo fato de eu ter adquirido minha RX 480 recentemente e ainda mais pelo fato de uma GTX 1080/1080ti está custando na faxa de 3k, que pra mim é absurdamente caro e inviável.

 

Diante do cenário, acho que seria muito mais jogo eu pegar esse Ryzen 1600x exatamente pelo custo benefício mediano, além de suprir minha principal necessidade: JOGOS.

 

Mas vamos lá, será que esse Ryzen 1600X leva minha RX 480 de boa ou um dos dois vai "chorar" na hora da jogatina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte acho super tranquilo fazer a instalação desse cooler. O segredo é instalar ele igual o video mostra, com a mobo fora do gabinete.

 

Fui tentar instalar uma vez com a mobo já fixada no gabinete, nunca sofri tanto na minha vida.

 

E pelo que já andei observando, acho que o encaixe do am4 não mudou e se mudou, foi pouca coisa em relação ao am3+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse encaixe que é zoado, haja paciência... outra coisa que poderiam ter mudado é a pinagem do processador já quase enfartei algumas vezes por entortar os abençoados pinos, a última vez tem umas três semana quando fiz uma limpeza geral na criança.. kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!