Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Firefox e a dependência do PulseAudio


InsetoSocial

Posts recomendados

Aos que estão usando distros que não tem o SystemD e o PulseAudio por padrão, como irão proceder com a nova dependência do PulseAudio para o Firefox reproduzir áudio? Algum navegador que vale a pena para substituí-lo e que não necessite do Pulse? Estou quebrando o galho, no momento, com o pacote "pulseaudio-alsa".

 

Será que vai ser impossível evitar os dois? Muitas distros que não tinham o PulseAudio por padrão passarão a adotá-lo por padrão.

 

Agora, até o Debian vai ter uma versão sem o SystemD, o Devuan. Mas, pelo que me lembro, o projeto usa o PulseAudio.

 

Obs: não tenho conhecimento suficiente para compreender a grande diferença causada pelo Pulse e pelo System. Por isso, passei a usar o Manjaro OpenRC no dia-a-dia. Assim, tento ver, na prática, como é a diferença. Um ponto que me chamou a atenção foi o áudio. Em todas as distros que instalei e usavam o Pulse, tanto o controle do volume, quanto volume em si eram bem piores que com o Alsa "puro". Isso é viagem minha ou alguém já notou isso também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Até o Slackware adotou o PulseAudio. Por que você não quer usá-lo?

 

Ahh, e pacote pulseaudio-alsa do Arch serve justamente para configurar o ALSA para usar por padrão o PulseAudio. E funciona out-of-box. Todos os aplicativos que usam a API do ALSA (alsa-lib) passam a conversar na verdade com o PulseAudio.

 

Quanto ao systemd, novamente: qual o problema com ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 horas atrás, Black Fox disse:

obs. sou neutro., pra mim o fundamental é ligar o computador e o mesmo funcionar...:rezando:

 

Exato. Eu já escrevi bastante defendendo o systemd da montanha de FUD que costumava emergir por todos os lados. Me absterei nesta altura pois é um debate superado. O systemd é o init padrão do ecosistema; é onde o desenvolvimento acontece.

 

Voltando ao PulseAudio, funciona out-of-box no Arch bastando instalar um pacote: o já mencionado pulseaudio-alsa. Esse pacote traz como dependência o PulseAudio em si, a alsa-lib e uma configuração para a mesma "rotear" os aplicativos que usam-a para o PulseAudio.

 

Adicionalmente, o pacote alsa-utils é recomendado, pois memoriza os níveis de volume entre desligamentos através dos serviços (habilitados por padrão) alsa-restore.service e alsa-state.service. Quem usa o XFCE, instale xfce4-pulseaudio-plugin e pavucontrol. Fornecem controle de volume e mixer para interagir com o PulseAudio (o GNOME tem isso embutido).

 

O daemon do PulseAudio é iniciado automaticamente através da instância de usuário do systemd. O pacote habilita-o globalmente (systemctl --global enable ...) para todos usuários:

 

$ systemctl --user status pulseaudio.*
* pulseaudio.service - Sound Service
   Loaded: loaded (/usr/lib/systemd/user/pulseaudio.service; disabled; vendor preset: enabled)
   Active: active (running) since Sat 2017-06-24 17:59:29 -03; 57min ago
 Main PID: 396 (pulseaudio)
   CGroup: /user.slice/user-1000.slice/[email protected]/pulseaudio.service
           `-396 /usr/bin/pulseaudio --daemonize=no

Jun 24 17:59:28 arch systemd[317]: Starting Sound Service...
Jun 24 17:59:29 arch systemd[317]: Started Sound Service.

* pulseaudio.socket - Sound System
   Loaded: loaded (/usr/lib/systemd/user/pulseaudio.socket; disabled; vendor preset: enabled)
   Active: active (running) since Sat 2017-06-24 17:59:26 -03; 57min ago
   Listen: /run/user/1000/pulse/native (Stream)

Jun 24 17:59:26 arch systemd[317]: Listening on Sound System.

 

Levando em conta que a instância de usuário é iniciada automaticamente via PAM (pam_systemd), tudo funciona out-of-box.

 

Em boa parte do tempo, o PulseAudio não mexerá no sinal de áudio. Estou assitindo a um vídeo do YouTube no Firefox:

 

$ pacmd list-sink-inputs
1 sink input(s) available.
    index: 29
	driver: <protocol-native.c>
	flags: START_CORKED 
	state: RUNNING
	sink: 0 <alsa_output.pci-0000_00_1b.0.analog-stereo>
	volume: front-left: 55821 /  85% / -4,18 dB,   front-right: 55821 /  85% / -4,18 dB
	        balance 0,00
	muted: no
	current latency: 54,83 ms
	requested latency: 25,00 ms
	sample spec: float32le 2ch 48000Hz
	channel map: front-left,front-right
	             Estéreo
	resample method: copy
	module: 8
	client: 8 <Firefox>
	properties:
		media.name = "AudioStream"
		application.name = "Firefox"
		native-protocol.peer = "UNIX socket client"
		native-protocol.version = "32"
		application.process.id = "601"
		application.process.user = "marcos"
		application.process.host = "arch"
		application.process.binary = "firefox"
		application.language = "pt_BR.UTF-8"
		window.x11.display = ":0.0"
		application.process.machine_id = "5e941632ec3847a3b48a6d428267b01d"
		application.process.session_id = "c1"
		application.icon_name = "firefox"
		module-stream-restore.id = "sink-input-by-application-name:Firefox"

 

Nem reamostragem está sendo feita (resample method: copy).

 

Quem lembra do tempo do Ubuntu 8.04? Eu usava Linux naquela época e posso garantir que era muuuuuito pior ter o PulseAudio funcionando a contento. A implementação desatrosa feita pela Canonical não ajudava, certamente. Mesmo assim, havia incompatibilidades diversas (se a memória não me falha, antes da versão 10.3, o Flash Player usava a alsa-lib de uma forma totalmente bugada) e, é claro, bugs no daemon.

 

Hoje os problemas são raros e a configuração até mesmo no Arch é muito simples! Basta instalar um pacote e pronto.

 

Por isso não entendo essa resistência toda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!