Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pc desligando durante o jogo


Posts recomendados

Galera tentei jogar alguns jogos e o PC simplesmente apaga depois de um tempo de Jogo (CSGO da uma partida no competitivo). Jogos mais pesados não duram 10 minutos...

 

placa-mãe Asus M5a78l M Plus USB3

GTX1050ti Asus Expedition 4gb

Memória Hyperx Fury 8gb

HD Seagate 1TB

Processador FX8300 (Cooler Original)

Fonte Corsair SV500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, J.BolsoNITRO disse:

utilize o msi e obseve se o processador nao esta esquentando, pode ser isso ''aquecimento''

No afterburner o processado fica a 55 graus na máxima; 

 

Meu gabinete está só com os coolers frontais, já encomendei um wathercooler de 120mm.

 

Vou providenciar hoje + 2 para a tampa lateral em cima do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Grandes chances de ser a sua placa-mãe. Para os processadores da linha FX é recomendável utilizar placas-mãe com o chipset desenvolvido para eles que são as 970, 980 e 990. Também procure por uma placa-mãe com dissipador em cima do circuito regulador de tensão (VRM).

 

Sua placa foi projetada para operar com os processadores athlons e phenons porém com um ajuste na bios passou a aceitar os FX que têm requerimentos diferentes e isso pode causar instabilidade no sistema como queda de FPS, superaquecimento do VRM, desligamentos, resets e até tela azul.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, jowocom disse:

No afterburner o processado fica a 55 graus na máxima; 

 

Meu gabinete está só com os coolers frontais, já encomendei um wathercooler de 120mm.

 

Vou providenciar hoje + 2 para a tampa lateral em cima do processador.

Você precisa de um fan como exaustor na parte traseira, fluxo de ar do seu gabinete deve estar péssimo apenas com 2 ventiladores frontais e um cooler box.

Bom, o afterburner não é bom para medir as temps da CPU, tente com o hwmonitor ou com o próprio software da amd, que não me recordo do nome.

Provavelmente o problema é com a sua placa-mãe, que não foi projetada para os Fx e da muitos problemas desse tipo. Mas, por garantia, diga aí a temp da placa de vídeo tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, TheSnow disse:

Você precisa de um fan como exaustor na parte traseira, fluxo de ar do seu gabinete deve estar péssimo apenas com 2 ventiladores frontais e um cooler box.

Bom, o afterburner não é bom para medir as temps da CPU, tente com o hwmonitor ou com o próprio software da amd, que não me recordo do nome.

Provavelmente o problema é com a sua placa-mãe, que não foi projetada para os Fx e da muitos problemas desse tipo. Mas, por garantia, diga aí a temp da placa de vídeo tb.

 

A placa de vídeo fica em torno dos 45 graus. Espero que meu wathercooler e chegue a tempo deu realizar uma possível troca, comprei tudo tem menos de 1 semana na Kabum...

adicionado 2 minutos depois

E porque os ***** vendem para os FXs? *****!!

adicionado 2 minutos depois

@grievous E porque os ***** vendem para os FXs? *****!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@jowocom Foi uma decisão ruim, talvez quiseram agradar os usuários com a possibilidade de trocar de CPU sem precisar de trocar a placa-mãe, só não previram os problemas que isso causaria.

 

Lembrando que você trocar o cooler do seu processador por um watercooler pode até piorar a sua situação. O circuito regulador de tensão (responsável por entregar energia ao processador) está subdimensionado (poucas fases) para as necessidades dos FX, isso causa superaquecimento.

 

Quando se usa um cooler padrão que joga ar em cima do processador, parte desse ar passa pelo VRM e ajuda no resfriamento, com um watercooler isso deixa de acontecer e o VRM pode esquentar ainda mais.

top_down_cooling_003.jpg

 

No seu caso a melhor coisa que você pode fazer é trocar de placa-mãe. Caso não tenha como você pode tentar atualizar a BIOS para a versão mais recente, desativar o AMD Turbo Boost, colocar dissipadores adesivos em cima dos VRMs mas nada disso é garantido que vá adiantar alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@jowocom Na tampa lateral? Se for nela o ideal seria que ambas as ventoinhas jogassem ar para dentro do gabinete. Tente atualizar a BIOS e desativar o Turbo Boost, pode ser que ajude.

 

Seu problema pode ser outra coisa também, sugiro testar outra fonte apenas para descartar a possibilidade de ser a fonte com algum defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RESOLVIDO: Quando crie este tópico meu Watercooler 120t da DeepCool estava a caminho, quado instalei foi tiro e queda, consegui jogar sem desligar o computador e a CPU FX-8300 não passa dos 30º, utilizando normalmente fica na faixa dos 20º. Para quem tem a mesma configuração de placa-mãe / Processador pode comprar sem medo, paguei apenas R$230,00 com frete no sistema de refrigeração na Kabum. 

 

Placa-Mãe Asus M5a78l M Plus USB3

GTX1050ti Asus Expedition 4gb

Memória Hyperx Fury 8gb

HD Seagate 1TB

Processador FX8300 (Cooler Original)

Fonte Corsair SV500

.

WaterCooler:

Maelstrom 120T DeepCool 120mm para AMD e Intel com LED Azul

Capturar.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATUALIZAÇÃO: Depois de um teste mais agressivo o problema voltou a acontecer e quase fritou o VRM do Processador, agora não sei o que faço, faz uma semana que recebi o produto da Kabum, será que consigo meu dinheiro de volta ou é melhor recorrer ao fabricante? visto que ambas tem responsabilidade pela minha compra já que em ambos os sites se dizem compatíveis com meu processador!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/07/2017 às 08:50, J.BolsoNITRO disse:

utilize o msi e obseve se o processador nao esta esquentando, pode ser isso ''aquecimento''

Qual placa-mãe/processador?

adicionado 0 minutos depois
agora, jowocom disse:

Qual placa-mãe/processador?

sorry citei errado

adicionado 0 minutos depois
23 horas atrás, J.BolsoNITRO disse:

comprei placa-mãe e processador na kabum e meu pc fica dando tela azul :huh:

Qual placa-mãe/processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@jowocom Você não tem como recorrer ao fabricante, o argumento deles é de que a placa-mãe é compatível e eles não estão errados. Agora se ela atende as necessidades dos FX é outra história.

 

E infelizmente a Kabum não tem culpa se você não se informou antes de realizar a compra, sugiro realizar os procedimentos que eu já citei anteriormente que seria: desativar o turbo boost e atualizar a bios apenas para ver o que que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já está atualizada para a ultima versão (eu acho pois a ultima versão da bios para esta placa é de 2012 acho pelo menos é o que aparece no site) e o turbo não está ativo, está superaquecendo mesmo com processador a 50~60%.

 

Eles tem culpa sim, de colocar um produto que sabem que não é compatível no mercado, já contatei a ASUS e vou aguardar eles responderem!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@jowocom Eles vão falar que é compatível, sua máquina está funcionando e isso prova o ponto deles. Lembre-se que você não é o primeiro e nem será o último a passar por essa situação, outras pessoas também entraram em contato com os fabricantes e nenhuma teve sucesso.

 

Agora você pode se aventurar em setar a tensão do processador manualmente. Por padrão quem controla isso é a própria placa-mãe e pode ser que ela exagere na tensão, forçando o VRM acima de sua capacidade. Quando você seta manualmente pode reduzir um pouco do problema.

 

Você disse que o turbo não está ativo mas a sua screenshot quando instalou o watercooler mostra que ele está (tem um núcleo rodando a 4.2Ghz e os outros a 3.6Ghz), você desativou depois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@jowocom Não entendi bem, bios da versão do fx8300? Não é bem assim que funciona, normalmente elas são classificadas pela data de lançamento apenas.

 

Quanto às opções na Bios eu não tenho como te falar por aqui porque cada placa-mãe é diferente e eu não tenho familiaridade com a sua.

 

Agora é a hora de pesquisar na internet e tentar descobrir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!