Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CD4021 Deslocando sozinho


Posts recomendados

Galera, estou com um grande problema tenho trabalhado já em um tempo em uma pequena automação residencial de pushbutton...

MEU PROBLEMA ESTA APENAS NO CD4021 IGNOREM OS 74HC595...

Meu problema é o seguinte:

Programação OK

Funcional proteus ? OK

Protoboard ? Desloca bit a bit sozinho no monitor serial sem ter nenhum pino da entrada paralela conectada...

como pode ver na imagem 

não sei se é por que não coloquei todos resistor de pull-up

Ci usado na Pratica CD4021BNC

CI usado proteus CD4021 

mas olhei nos datasheet eles são identicos...

tanto que na pratica liguei somente um para ver se era algum problema entre os 2

Testes efetuados

Troquei de pino do arduino

Alimentei o arduino com uma fonte e o cd4021 com outra 

aterrei a saída serial 

 

 

Se alguém tiver tido algum problema parecido ou por acaso souber o que pode estar acontecendo agradeceria muito a ajuda...

 

 

aqui.jpg

dasdsa.jpg

43310181-773b-4fef-806a-f4e414ae0a70.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posta ai o teu arquivo .pdsbak e .padsbak. (evitar recriar esse negocio ai manualmente) posta teu código(se tiver ok só se você tiver tirado de um trabalho já feito e testado no youtube ^^ se for quero link ).  Estou sem arduino por aqui agora mas dá para tentar ver se acho algo... tomara que seja em C se não ferrou X) ainda sou iniciante.

 

^^

 

outro pode lhe ajudar também durante a conversa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu separei por partes  tipo os Register Input fiz um código separado depois juntei mas meu problema como disse é apenas no de entrada...

E eu usei exemplos do Arduino.cc endereço relacionado a Shifth_in e Shifth_Out, modificando e trazendo para minha necessidade 

neste video abaixo o programa foi tirado do Arduino.cc também pra ver que o problema meu é HARDWARE!

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/ShiftIn

Eu utilizo proteus 8.6 com as bibliotecas para utilizar o Arduino AVR do próprio proteus, mandei os 3 arquivos masa programação acredito que terá que inseri-la novamente.. aqui esta funcional!

 O  problema eu acredito que to deixando passar algo despercebido, por que no proteus é tolamente FUNCIONAL não tem algum erro se quer!

 

alias vou testar com outro Arduíno para teste, com um nano que eu tenho aqui!

Shift_In.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irei fazer os testes agora, pesquisei uma coisa também sobre os CD4xxx eles possuem alta impedância de entrada que é proveniente a ruídos no pino 11 ( serial Input), olhei que é bom colocar esta entrada ou em nível logico alto ou baixo... vou  testar agora, logo voltarei com respostas...

 

edit 2

 Consegui a solução para o problema como falei acima precisava colocar o pino 11 em algum nível logico o nível alto me deu melhor precisão, mas as vezes ainda flutuava um pouco, só parou com todos resitores pull/down, e adicionei o capacitor de 100nf no VCC ao terra como desacoplamento por precaução...

Muito obrigado pela ajuda, quando projeto estiver pronto posto fotos ... valeu 

@Isadora Ferraz @Bommu Perneta

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!