Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
hidantachi

Problemas com alocação de memória numa Matriz Esparsa

Recommended Posts

Olá, tenho um exercício em C sobre Matriz Esparsa e estou com algumas dúvidas: A questão é o seguinte:

Faça um programa que crie uma Matriz Esparsa de acordo com as instruções:
i) Declare um vetor de ponteiros para 10 strings.
ii) Solicite a digitação de 10 strings de até 100 caracteres em uma variável string.
iii) Aloque espaço exato para cada string digitada armazenando os ponteiros no vetor da letra a).
iv) Cópie cada string para a memória alocada.
v) Imprima todas as strings.
vi) Libere cada memória alocada.

Estou fazendo da seguinte forma:
 

int main(){
int i,j;
vetor=(char*) malloc(10);
for(i=0;i<10;i++){
for(j=0;j<101;i++){
printf("Digite o nome: \n");
scanf("%c", vetor[i][j]);
}
}
for(i=0;i<10;i++){
for(j=0;j<101;i++){
printf("%c", vetor[i][j]);
}
}
free(vetor);
return 0;
}



Como vocês podem observar, fiz somente os itens i,ii,v,vi. Os demais, iii e iv eu não compreendi. Como seria esses itens?
Desde já agradeço.
Obs: Estou fazendo a mão, não testei ainda em algum copilador, então certamente terá vários erros!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá! Essa questão III) depende muito de como você pensou na solução II)

Interpretando o examinador suponho que nos pede uma variável que nos sirva de entrada, o que estou dizendo há necessidade da declaração de

variável intermediária entre a entrada de dados e o vetor strings propriamente de memória alocada e de extensão definida, como seria

isso? é simples vetor de char é um strings, exemplo: char to_input[101]. Esse vetor (nem precisar ser alocado, declare-o)

vai capturar o texto no limite de100 caracteres. É necessário que você saiba quantos caracteres o usuário entrou, para com isso delimitar a quantidade exata de memória para essa entrada no vetor de strings, quando tiver com este número parta para cópia de to_input para vetor.

PS. existe funções prontas na lingua que fazem isso, entretanto, tente fazer você mesmo, pois é mais desafiador, isto é, se dispuser de tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×