Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aplicação em Arduíno Mega com expansão sonora


Posts recomendados

Olá, o meu projeto é criar um programa em python que irá gerar áudios com extensão .mp3 e então fazer os mesmos serem reproduzidos via Arduíno MEGA que terá caixas de som (pequeno porte). Vale lembrar que o MEGA estará conectado ao computador com o programa em python.

Essa é uma ideia rápida do que pretendo fazer. Creio que o código em si não precisa ser mostrado, mas a ideia já está bem clara: serão gerados .mp3 e os mesmo deverão ser emitidos pelas caixas de som conectado no arduíno MEGA.

Minhas dúvidas são:

1 – Vocês me recomendam: usar o arduíno apenas como emissor (alto falante) e a execução fica a cargo do computador ou o arduíno como executor do áudio e emissor (alto falante)? Caso fosse segunda opção, o MEGA teria capacidade para a tarefa? (Todos os áudios têm tamanho de 1 MB aproximadamente)

2 – Uma conexão serial, via a biblioteca do python: pyserial, seria suficiente para esta comunicação? Se não qual tipo de comunicação devo aprender?

3 – Qual o módulo físico do arduíno MEGA vocês recomendam para esta função sonora, ou seja: ser possível conectar pequenas caixas de som no MEGA responsável por emitir os áudios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaike Wesley ,

 

Bom, deixa eu entender uma coisa : seu programa no PC vai rodar em python;   e no Arduino Mega ? Porque nunca ví um Arduino rodar python....

 

Os Arduínos podem reproduzir sim , existem alguns projetos que "demodulam" o .MP3 e geram o som estéreo usando dois canais de PWM do Arduino, claro que não é Hi-Fi. Se precisar de alta qualidade, vai ter de acrescentar um módulo que faça saída direto do formato .mp3.

 

Na verdade, tudo pode ser feito pelo Arduino mesmo.

 

Creio que a comunicação via serial comum já fica bom, em velocidade tipo 57600 deve conseguir sem nenhum problema.

 

Paulo

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk O programa em python é só para criar o áudio, o arduino terá sua programação própria!
Meus áudios são basicamente áudios de 10 segundos com a voz do google! você acha que ficará audível a voz ?

Estou vendo ideias aqui que: eu posso usar um modulo de expansão do arduíno para SD CARD e utilizar um metodo por PWM para escutar o som! Você recomenda?
Lembrando que eu preciso de algo bem audivel!

O pessoal do forum do arduíno praticamente tentou me matar por ter essa ideia dizendo que não vou conseguir, mas esse projeto já esta bem embasado para eu apresentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um projeto feito em Basic que faz isso, toca MP3 usando duas saídas PWM, e o pessoal fala que o som ficou bom.

Mas para ter alto volume, terá de usar um amplificador mesmo .... hoje existem módulos pequenos que fornecem 2W por canal, mais do que suficiente para ser bem audível kkkkk !

 

Comece por aqui, ambos fazem o que eu te disse acima :

 

https://www.mcselec.com/index2.php?option=com_forum&Itemid=59&page=viewtopic&t=11968&highlight=mp3

 

https://www.mcselec.com/index2.php?option=com_forum&Itemid=59&page=viewtopic&t=8714&highlight=mp3

 

Depois, olhe estes outros posts, usam módulos próprios de MP3 :

 

https://www.mcselec.com/index2.php?option=com_forum&Itemid=59&page=viewtopic&t=9559&highlight=mp3

 

https://www.mcselec.com/index2.php?option=com_forum&Itemid=59&page=viewtopic&t=9396&highlight=mp3

 

Ah, para poder ver e baixar, tem de se cadastrar no Fórum....

 

Não vejo o porquê do pessoal do Arduino dizer que não vai conseguir .... se o pessoal faz isto em Basic com a mesma família de AVR fazem anos e anos .... !!

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Apenas por precaução, já que terei que me ausentar (lerei todos os links com mais calma a noite)

Caso eu não consiga comprar os módulos de mp3 (prazo de entrega), será possível fazer esse projeto (PWM apenas)?
Outra dúvida é: estou gerando atualmente cerca de 30 .mp3 com 10 segundos cada em média, é possível eu utilizar o buffer do arduino para ir fazendo essa troca sem a necessidade de um sd por exemplo? Lembrando que eu preciso que fique o mais automático possível (ter que ficar tirando o sd por exemplo quebraria minha ideia).
Devido a esse prazo de entrega, caso eu use as saídas de PWM, se eu utilizasse amplificadores conseguiria um bom sinal?
Desde já agradeço, você e outro cara que me deram uma luz depois de ficar quase sem esperança. Hoje mesmo darei o feedback,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me intrometer nesta linda amizade que está surgindo entre vocês 2 (kk).

Só pra você ter uma ideia... você já deve ter recebido uma mensagem de áudio mp3 no seu wats né?. Geralmente ele mostra o tamanho. Pois bem... Por mais compactado que seja, penso que 10 segundos deve ocupar pelo menos 50K. Um sd lhe cai bem. Neste caso nem precisa ser mp3 pra não abusar do processamento do mc. Penso que pode ser .wav com dados de som digamos "puros" bastando alimentar o pwm direto com eles. Mas....

 

Sobre compactação do mp3: legal que o arduíno (de fato o mc dele)  tem recursos pra descompactar e desempacotar isso em tempo real e usando linguagem de alto nível. Nem sabia.

E o + legal: legal que você vai aprender como fazê-lo em pouco tempo. Mesmo dando ctrl-c ctrl-v na net, com ajuda do Paulão e tal, já lhe é um mérito e tanto.

Sucessos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Que nada sempre cabe mais um nessa amizade. Minha dúvida maior em usar o SD é saber se eu teria a possibilidade de ficar alterando seus dados. Vou tentar explicar melhor:
- Um programa em python vai me gerar 30 arquivos em .mp3 (já estou pesquisando uma biblioteca em python para me gerar em .wav);

- Esses 30 arquivos deveriam ser mandados para o o SD e então executados, mas pelo que vejo na net todos tiram o sd para atualiza-los! eu queria atualiza-lo direto no arduino.
Creio que pelo tempo de entrega terei que me resolver com a saída PWM + Amplificadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Kaike Wesley disse:

atualiza-lo direto no arduino

Não me pergunte como faz mas sim é possível sim amigo. Até onde sei o cartão é bem simples de conversar com ele por SPI. São comandos que são basicamente acesso a arquivos e dados destes. Neste caso, acho que até permito o uso de bibliotecas prontas ok? Google e Paulão podem te ajudar +.

você pode enviar via serial ou usb e o arduino trata de gravá-los. Lembre-se: quanto menos trabalho der pra ele, melhor. P.ex. não o obrigue a compactar/descompactar mp3 (.mp3 é um .wav compactado). Mas se ele tiver esta capacidade: ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!