Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DHCP e ambiente com muitos roteadores


Posts recomendados

Estou buscando uma sugestão de organização para quem tem hábito manipular muitos roteadores num mesmo ambiente.

 

Como exemplo, temos um lugar com 3 roteadores wi-fi e 1 modem (modem p/ switch, 3 roteadores dispersos no prédio p/ switch) vou citar duas formas, me corrija se estiver errado:

1 - 3 roteadores em bridge (DHCP desligado), e 1 modem DHCP com range de 2 a 254.

2 - 3 roteadores por WAN e cada um gerenciando seu range de IP diferente.

 

Por ora utilizei a primeira opção, deixei os roteadores na mesma faixa IP final 100, 101 e 102, internet está ok, só não sei se manterá "saudável" por muito tempo, já que o pool de IP do modem passou de 90 clientes coisa que eu não esperava, se chegar a 100 penso que poderá conflitar com um dos roteadores, ou o modem é auto-suficiente para evitar isso deixar o IP dos roteadores reservados.

 

PS: Não disponho de servidor para implantar apoio de recursos desta natureza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, SimPos disse:

100, 101 e 102,

Eu usaria 2, 3 e 4. 

Você pensou certo. O primeiro exemplo converge a rede em um

a só. Acaba ficando um pouco mais lento, e se o equipamento for meio velho ficará ruim, mas funciona, inclusive compartilhamento de rede de forma geral.

 

4 horas atrás, SimPos disse:

1 modem DHCP com range de 2 a 254

Vale lembrar que um modem (ou mesmo um quarto roteador) de 50 reais poderá não aguentar mais que 40 clientes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@SimPos Bom dia

 

Não sei se esse seu modem é só modem ou também roteador, suponhamos que esse modem é comum sem ser roteador ficaria assim:

Modem (IP 192.168.100.1)<---WAN--->Roter 1 (IP192.168.0.1, DHCP ligado de 4 até 254)<---LAN--->Router 2 (IP192.168.0.2, DHCP desligado)<---LAN--->Router 3(IP192.168.0.3, DHCP desligado)

 

Att Edvaldo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2017 às 08:56, Matheus Vanderlei disse:

Eu usaria 2, 3 e 4. 

Você pensou certo. O primeiro exemplo converge a rede em um

a só. Acaba ficando um pouco mais lento, e se o equipamento for meio velho ficará ruim, mas funciona, inclusive compartilhamento de rede de forma geral.

 

Vale lembrar que um modem (ou mesmo um quarto roteador) de 50 reais poderá não aguentar mais que 40 clientes. 

 

Então, mas se coloco 2 3 4, eu teria que fazer dhcp 5 p/ frente, e se surgir um novo roteador, eu teria que reconfigurar o modem, só se eu fizesse range de 10 para frente talvez penso eu.

 

Mas o equipamento não é velho, é um TP-Link, somente modem.

 

Em 18/08/2017 às 09:15, Edvaldo J. Frederico disse:

@SimPos Bom dia

 

Não sei se esse seu modem é só modem ou também roteador, suponhamos que esse modem é comum sem ser roteador ficaria assim:

Modem (IP 192.168.100.1)<---WAN--->Roter 1 (IP192.168.0.1, DHCP ligado de 4 até 254)<---LAN--->Router 2 (IP192.168.0.2, DHCP desligado)<---LAN--->Router 3(IP192.168.0.3, DHCP desligado)

 

Att Edvaldo

 

Somente modem amigo, com somente 1 porta LAN.

 

Mas esta configuração que citou eu consigo acessar todos os dispositivos de qualquer terminal? Porque estão em faixas diferentes.

 

Sobre o DHCP, eu esqueci de citar que o modem liga num switch, e os 3 roteadores estão dispersos ao longo dos ambientes também ligados ao switch, então acho que não daria para depender do DHCP de um dos roteadores, no caso o emissor de internet é o modem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, comece o DHCP em 10 até 254.

Caso precise instalar um outro Wifi, ou alguma exceção venha ocorrer.

@Edvaldo J. Frederico Se ele fizer isso, serão várias redes paralelas. A vantagem de ter tudo em uma só é a facilidade no compartilhamento de arquivos, além de um só servidor DHCP, caso seja necessário reiniciar a rede, por exemplo.

@SimPos Só não esqueça de desativar o DHCP dos Wifi, pra não dar conflito em tudo rsrs.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Vanderlei pois é, isso também é importante no surgimento de novas impressoras, já tem umas 3 que são compartilhadas para salas separadas, se estiver em WAN não consigo encontrar na rede.

 

Uma questão, sobre o que comentei, se alguém souber respondam:

- Se eu tenho um modem 10.1.1.1, range 2 ao 254, e roteador 10.1.1.100, se o cliente ocupar o IP do roteador, qual a reação da rede? Internet é interrompida, ou somente no roteador é interrompida, o conflito de IP em um PC normalmente o Windows contorna, enquanto ele acusa com a exclamação ele já resolveu com outro IP, mas no roteador fica minha curiosidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 19/08/2017 às 15:37, SimPos disse:

 

Então, mas se coloco 2 3 4, eu teria que fazer dhcp 5 p/ frente, e se surgir um novo roteador, eu teria que reconfigurar o modem, só se eu fizesse range de 10 para frente talvez penso eu.

 

Mas o equipamento não é velho, é um TP-Link, somente modem.

 

 

Somente modem amigo, com somente 1 porta LAN.

 

Mas esta configuração que citou eu consigo acessar todos os dispositivos de qualquer terminal? Porque estão em faixas diferentes.

 

Sobre o DHCP, eu esqueci de citar que o modem liga num switch, e os 3 roteadores estão dispersos ao longo dos ambientes também ligados ao switch, então acho que não daria para depender do DHCP de um dos roteadores, no caso o emissor de internet é o modem.

Bom dia

 

Com essa configuração se você conectar e um roteador você consegue encher as máquinas que estão conectados e outros 2 roteadores. 

E o modem tem que ir direto para porta wan, e ligue o switch na porta lan de qualquer um dos três roteadores.

 

Att Edvaldo 3ROUTER.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá rolando um conflito de ideias. Qual o número médio de clientes nessa rede (PCs, impressoras e celulares)?

 

Na prefeitura aqui da cidade, com vários departamentos, uma lan suportava tranquilamente os clientes lan, inclusive celulares na rede principal. Havia uma wireless em uma rede secundária, para celulares. 

 

Em 8/18/2017 às 08:56, Matheus Vanderlei disse:

Vale lembrar que um modem (ou mesmo um quarto roteador) de 50 reais poderá não aguentar mais que 40 clientes. 

Reitero. 

Se um roteador usado nesse "esquema" conflitar o ip com algum pc, por exemplo (10.1.1.100), pelo que já passei aqui, ele fica instável, com conexão oscilando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Vanderlei Fiz uma visita em uma unidade semana passada, fui dar uma olhada no pool de IP, estava em torno de 90 clientes (androids e desktops), e como o IP dos 3 roteadores são 100 em diante, fica essa preocupação.

 

@Edvaldo J. Frederico Vou dar uma estudada nessa tua estrutura na minha sala de testes, só que falta o modem ali no desenho, pois o router 1 não é híbrido, ele não tem entrada DSL, então a WAN tem que ser nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@SimPos Pronto editado kkkkkkkkkkkkkk

Sim o único router que vai usar a porta WAN vai ser a que vai ser ligado no modem, os outros dois router vão ser ligados na porta LAN.

Dessa forma se você se conectar no primeiro router você consegui acessar a rede dos outros dois, ou qualquer outra máquina que esteja ligado inclusive cabeado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!