Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computadores não acessam rede corporativa


Posts recomendados

Prezados, preciso urgente da ajuda de vocês.

 

Recentemente refizemos o servidor de AD da nossa empresa e aproveitamos para separar o serviço de DHCP que havia nele. Agora a rede é gerenciada pelo roteador TL-ER6120 da TP-Link por termos várias opções como VPN, controle de tráfego e outros. Segue abaixo o link do roteador para conhecê-lo e me ajudarem.

 

http://static.tp-link.com/res/down/doc/TL-ER6120_V1_UG.pdf

 

Porém, desde então, aconteceu algo que nunca tinha visto e que não consigo resolver de jeito nenhum. Após a reinstalação do servidor e configuração do roteador, alguns computadores e notebooks não conseguem acessar a rede, seja por IP automático ou IP fixo, retornando assim o IP APIPA 169.254.x.y. Só que, o mais estranho é que, se eu plugar estes mesmos computadores em outros pontos de rede eles se conectam normalmente. Aí vocês poderiam dizer "é o cabo de rede da porta do switch onde ele estava conectado" mas se eu conectar outro computador no lugar do que estava o anterior ele funciona!!! Isto significa que alguns computadores só estão funcionando em portas LAN específicas do escritório!! Eu já realizei o seguinte checklist nos computadores e pontos de rede que estão apresentando problemas:

 

- Retirei e coloquei os computadores no domínio

- Atribui o seu endereço MAC a um IP no roteador

- Troquei o cabo do switch

- Conectei o computador em outra porta do switch

- Coloquei IP automático

- Coloquei IP fixo

 

Mesmo assim os computadores continuam recebendo o IP APIPA, e mais: isto não está acontecendo com computadores com SO Windows. Tenho um computador com o Linux Mint que apresenta o mesmo problema: no cabo em que ele está não alcança a rede, mas se eu conectar em outro ponto ele recebe o IP normalmente, e se eu colocar qualquer outro computador no lugar dele também recebe IP.

 

Tudo leva a crer que pode ser algo com o roteador. Alguém já passou por isto e pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/09/2017 às 15:29, ciro-mota disse:

Tudo leva a crer que realmente é o roteador. Você já tentou resetar e rodar a rede em configuração padrão, sem as regras criadas de funcionamento, e ver se o problema também persiste?

 

Há algum modem de operadora ligado nele?

 

Na verdade a única regra ativa no roteador por enquanto é a definição do range de IPs e a atribuição de alguns deles para MACs específicos como servidores.

 

No roteador existem dois modens conectados, um da GVT e outro da NET, porém ambos estão em modo bridge. O da GVT é o link principal enquanto o da NET é de redundância em caso de queda do primeiro. Já fiz um teste desligando os dois achando que, de alguma forma, eles poderiam estar com o DHCP habilitados mas não resolveu. Também já fiz o teste desligando os roteadores Wi-FI da empresa e reiniciando todos os switches e o roteador principal mas mesmo  assim o problema não foi esclarecido. Nem mesmo meu gestor de rede consegue detectar o que está acontecendo pois é algo completamente anormal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal é que você vá por partes para poder isolar o problema, eu particularmente faria isso, resetava as configurações padrão, deixaria somente um link de internet conectado e desligava os outros roteadores wireless e switches. Depois iria adicionando item por item até detectar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!