Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

System FAN a todo vapor!


Posts recomendados

Hola, que tal?

Pessoal, estou com uma computadora usando a placa-mãe Itautec ST-4262 que, ao que tudo indica, é clone da Gigabyte GA-EQ45M-S2. Precisei montar um RAID 5 de baixo custo com 6 hds de 500 GB e me ocorreu usar essa placa. Não tenho queixas do desempenho e estabilidade. Vamos ao problema...

Essa placa-mãe possui dois conectores para FAN. Um é o CPU FAN com 4 pinos e o outro é SYSTEM FAN com 3 pinos. Instalei no CPU FAN um cooler com fêmea de 4 pinos. Com o Intel (R) QST o cooler fica a 850 RPM, mais ou menos, com uso normal do processador.
Já o SYS FAN não. No SYS FAN instalei uma ventoinha de alto desempenho com a fêmea para 4 pinos. Obviamente, como minha placa-mãe só possui 3 pinos, a última conexão ficou sem uso. Essa ventoinha está em sua velocidade máxima e parece um secador de cabelos, apesar do uso do controle de velocidade da INTEL previamente configurado no BIOS. Ficaram ligados à placa-mãe os fios: Preto (terra), Vermelho (12V) e Amarelo (sensor de rotação).

Perguntas:
1- Será que pelo fato de ter deixado o último fio, Marrom (controle de rotação), sem conexão, a ventoinha entendeu que deve funcionar no máximo?
2- Nos casos onde a conexão é de 3 pinos esse gerenciamento da rotação não é controlado pela placa-mãe através do controle de tensão do segundo pino (Vermelho 12V)?

OBS: A placa-mãe oferece 4 opções para controle das FANs: Intel (r) QST, Legacy, Auto e Disabled. Já adianto que só a CPU FAN sofreu intervenção, a SYS FAN sempre ficou no máximo com qualquer das opções..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Moises Levy o fan de 3 pinos não tem controle de rotação. Ele vai rodar a 12V direto, não importa onde ele for colocado na placa-mãe, a menos que a placa-mãe tenha controle de tensão no conector, mas não são todas, e geralmente, especialmente nas placas mais simples, você teria que trocar todos os fans para controle de tensão, que é um controle bem mais básico / primitivo e vai afetar o funcionamento do fan que está no CPU_FAN.

 

Coloque esse fan que está no SYS_FAN direto na fonte a 5V ou 7V que ele vai diminuir bastante. Não me lembro como faz (plugar a 5V ou 7V), mas veja uns tutoriais no YouTube que deve mostrar como é.

 

Ou então você compra um controlador de fans, mas para um só não vale a pena.

 

-------edit-------

pode tentar usar o SpeedFan também. Ele controla fans de 3 pinos pela tensão individualmente eu acho. Também pode ver alguns tutoriais no YouTube. Mas SpeedFan não é garantido, especialmente em placas-mãe prioritárias (de computador combo / de marca).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gracias @Contiusa ,

 

Agora ficou esclarecido o motivo pelo qual o ventilador está no máximo. Esse controle de tensão mais rudimentar que você mencionou  está disponível nessa placa-mãe mas não surtiu efeito sobre a SYS FAN. 

Quanto a diminuir a tensão como você falou... Acho que vou preferir que fique em 12 volts, pois em uma situação de aquecimento uma tensão inferior talvez não contemple a necessidade.

Grato.

 

Até mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!