Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Moises Levy

System FAN a todo vapor!

Recommended Posts

Hola, que tal?

Pessoal, estou com uma computadora usando a placa-mãe Itautec ST-4262 que, ao que tudo indica, é clone da Gigabyte GA-EQ45M-S2. Precisei montar um RAID 5 de baixo custo com 6 hds de 500 GB e me ocorreu usar essa placa. Não tenho queixas do desempenho e estabilidade. Vamos ao problema...

Essa placa-mãe possui dois conectores para FAN. Um é o CPU FAN com 4 pinos e o outro é SYSTEM FAN com 3 pinos. Instalei no CPU FAN um cooler com fêmea de 4 pinos. Com o Intel (R) QST o cooler fica a 850 RPM, mais ou menos, com uso normal do processador.
Já o SYS FAN não. No SYS FAN instalei uma ventoinha de alto desempenho com a fêmea para 4 pinos. Obviamente, como minha placa-mãe só possui 3 pinos, a última conexão ficou sem uso. Essa ventoinha está em sua velocidade máxima e parece um secador de cabelos, apesar do uso do controle de velocidade da INTEL previamente configurado no BIOS. Ficaram ligados à placa-mãe os fios: Preto (terra), Vermelho (12V) e Amarelo (sensor de rotação).

Perguntas:
1- Será que pelo fato de ter deixado o último fio, Marrom (controle de rotação), sem conexão, a ventoinha entendeu que deve funcionar no máximo?
2- Nos casos onde a conexão é de 3 pinos esse gerenciamento da rotação não é controlado pela placa-mãe através do controle de tensão do segundo pino (Vermelho 12V)?

OBS: A placa-mãe oferece 4 opções para controle das FANs: Intel (r) QST, Legacy, Auto e Disabled. Já adianto que só a CPU FAN sofreu intervenção, a SYS FAN sempre ficou no máximo com qualquer das opções..

Editado por Moises Levy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Moises Levy o fan de 3 pinos não tem controle de rotação. Ele vai rodar a 12V direto, não importa onde ele for colocado na placa-mãe, a menos que a placa-mãe tenha controle de tensão no conector, mas não são todas, e geralmente, especialmente nas placas mais simples, você teria que trocar todos os fans para controle de tensão, que é um controle bem mais básico / primitivo e vai afetar o funcionamento do fan que está no CPU_FAN.

 

Coloque esse fan que está no SYS_FAN direto na fonte a 5V ou 7V que ele vai diminuir bastante. Não me lembro como faz (plugar a 5V ou 7V), mas veja uns tutoriais no YouTube que deve mostrar como é.

 

Ou então você compra um controlador de fans, mas para um só não vale a pena.

 

-------edit-------

pode tentar usar o SpeedFan também. Ele controla fans de 3 pinos pela tensão individualmente eu acho. Também pode ver alguns tutoriais no YouTube. Mas SpeedFan não é garantido, especialmente em placas-mãe prioritárias (de computador combo / de marca).

Editado por Contiusa
  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Gracias @Contiusa ,

     

    Agora ficou esclarecido o motivo pelo qual o ventilador está no máximo. Esse controle de tensão mais rudimentar que você mencionou  está disponível nessa placa-mãe mas não surtiu efeito sobre a SYS FAN. 

    Quanto a diminuir a tensão como você falou... Acho que vou preferir que fique em 12 volts, pois em uma situação de aquecimento uma tensão inferior talvez não contemple a necessidade.

    Grato.

     

    Até mais.

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×