Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cookies e dados dos sites


Posts recomendados

Ao fazer login nos sites sempre habilito a opção "Lembrar dados" para quando eu novamente entrar no site eu tenha automaticamente o login efetuado. Não se trata de salvar senha pois ao fazer logout eu não mais me conecto. Por esse motivo eu nem lembro mais as senhas e estou com dificuldades de recuperá-las, pois nem sei mais o email de recuparação. Como vou formatar o computador gostaria de salvar todos esses dados em um backup e transferir para outro hd que irei instalar no notebook. Ja salvei toda a pasta defaul dentro do diretório Userdata, mas não deu certo. Tem mais alguma pasta que eu deveria copiar no backup também?
Ficaria muito grato se alguém me ajudasse. Informática não é o meu forte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, DiF disse:

@Espartaco Por questões de segurança, nenhuma senha é registrada em cookies. O que é registrado nele é um hash para que haja uma comparação e persistência de dados.

 

Infelizmente, se não gravar a senha no navegador, não tem como recupera-la. 

hash? Mas DIF, eu entrava no site ja conectado. O mesmo que ocorre aqui no próprio site do Clube do Hardware quando ligo o computador! dá pra copiar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Espartaco Então, eu expliquei de forma simples.

E ratifico, não há a menor possibilidade de gravar senhas em cookies. Por questões de segurança.

Os dados que ficam gravados no cookie, são nome/login do usuário, a escolha de "manter logado"  e na maioria das vezes um hash, que é um valor com letras e números(pode ser uma criptografada em MD5). Este valor hash é comparado ao valor gravado no banco de dados.

 

O MD5 é uma criptografia de uma mão, ou seja, ao criptografa-la em MD5, não há a menor possibilidade de recuperar o valor original. No caso aqui no Fórum, usamos todas as senhas criptografadas em MD5.

 

Mesmo que seja gravada a senha criptografada no cookie, é impossível recuperar. 

Por isso mencionei que se quiser recuperar, teria que gravar no navegador.

 

Imagina, se os sites gravassem a senha em cookie, qualquer um estaria a mercê de ser hackeado e ter o arquivo de cookies com suas senhas roubadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim DIF, concordo com você. Realmente faz todo o sentido! Mas...nunca formatei meu pc antes. Todos os sites que tenho aqui já ficam logados diretos. Esse site do Clube do Hardware foi só um exemplo. Uma dúvida de leigo: se eu logo normalmente ao ligar o pc é porque a senha, seja criptografada ou não, está no hd. porque uma cópia pura e simples do hd não funcionaria? Eu não quero descobrir ou recuperar a senha, apenas logar como sempre fiz a anos neste pc! desculpe pelo meu raciocínio, ele é desprovido de conhecimento mais aprofundado..rsr. Achei q uma cópia espelhada do hd funcionaria, simplesmente porque é lá que o computador conseguia fazer o login...esse hash fica nos registros?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Espartaco

3 minutos atrás, Espartaco disse:

desculpe pelo meu raciocínio, ele é desprovido de conhecimento mais aprofundado..rsr. Achei q uma cópia espelhada do hd funcionaria, simplesmente porque é lá que o computador conseguia fazer o login...esse hash fica nos registros?

Não há porque pedir desculpas! Ninguém nasce sabendo meu amigo :)  Não sinta vergonha de perguntar ou dizer que é leigo!

 

Então, esse "hash" ele fica armazenado em cookies no próprio cache do navegador. Eu dei o exemplo do hash, mas as vezes pode ser que nem seja usado. Isso é mais para quando o site tem a senha criptografada. Não conheço a mecânica dos outros sites, mas nós aqui usamos o MD5 como criptografia!

 

O problema do cookie é que cada desenvolvedor de sites, armazenam diferentes coisas lá.

Podem armazenar, nome, e-mail, um nome para a sessão de um site... e etc...

 

Mas a principal função dele é manter a persistência da Sessão HTTP(sites com logins), exatamente como você descreve de logar no site,  fechar o navegador, desligar o computador... quando entrar no site de  novo vai estar "logado" Pois não foi efetuado o logout. Aqui funciona da mesma forma. Enquanto você não clicar em "sair", seus dados de sessão são mantidos para logar automaticamente na próxima!

 

 

8 minutos atrás, Espartaco disse:

Uma dúvida de leigo: se eu logo normalmente ao ligar o pc é porque a senha, seja criptografada ou não, está no hd. porque uma cópia pura e simples do hd não funcionaria?

Não sei se entendi do jeito certo,  mas pelo que perguntas, o cookie com os dados persistentes são gerados em uma pasta no HD. São informações que  agilizam a abertura do site. Ao formatar o HD ou trocar por outro, fará com que perca estes cookies. Fazendo o site abrir de forma mais lenta e os dados persistentes não existirão mais.  Aí teria que colocar o usuário e senha novamente.

 

Por isso que quando é um site que eu acesso muito, eu gravo a senha no navegador. Então por mais que excluísse o cache do navegador, as senhas não são perdidas, podendo até recupera-las( caso esqueça) . Já me aconteceu de esquecer uma senha e eu conseguir acessar no navegador!

 

Desculpe, se entendi a sua pergunta de forma errada.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Você entendeu minha dúvida corretamente. Mas eu não achei a resposta no seu texto, apesar da sua explicação bem completa sobre cache.
 

5 horas atrás, DiF disse:

Não sei se entendi do jeito certo,  mas pelo que perguntas, o cookie com os dados persistentes são gerados em uma pasta no HD.


Como vou ter que trocar de hd pois este parece que está com os dias contados gostaria de copiar esta pasta que você mencionou para outro hd que eu irei adquirir. Assim poderei entrar no navegador já com os sites logados, entendeu? Não preciso lembrar ou recuperar senha algum. No momento isso não me importa!
Eu acho que você acertou na expressão ao dizer sobre os "dados da sessão". É isso o que quero fazer backup!
Por favor fique a vontade em me questionar caso eu não tenha sido claro!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Espartaco

14 minutos atrás, Espartaco disse:

gostaria de copiar esta pasta que você mencionou para outro hd que eu irei adquirir.

Dependendo do navegador, ele armazena em pastas diferentes. Não sei dizer exatamente, pois eu regularmente apago os cookies. 

 

Mas se for o chrome, você pode talvez utiliza a extensão EditThisCookie para exportar o cookie do site desejado.

Só não garanto que vá funcionar ao importar novamente em um novo HD.  Por isso, se optar por ele é por sua conta e risco :thumbsup: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!