Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
De Los Santos

Cláusulas void

Recommended Posts

Elga    1

Suponho que esteja falando de C. Então, é mais o menos o seguinte:

- O tipo void para uma função, indica que não há um valor retornado.

Exemplo:

void exit (int status);

- É usado também em funções que não recebem parámetros:

Exemplo:

int rand (void);

Agora, o tipo void *, ou "pointer to void", representa o endereço de um objeto, mas não o tipo do objeto. É usado como um tipo de ponteiro genérico, quando você quer que uma função possa receber como parámetros ponteiros a objetos de diferentes tipos.

Exemplo:

void *memcpy (void *dest, void *source, size_t count);

Abraços,

Elga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
De Los Santos    15
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por Elga@17 out 2004, 00:32

    Suponho que esteja falando de C.

    Sim, eu estava realmente me referindo a linguagem C. Agora, se não for muito incomodo, o que significa essa função: "void *memcpy" ?

    Obrigado.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Elga    1

    A função memcpy

    void *memcpy (void *dest, void *source, size_t count);

    copia "count" caracteres (ou bytes) de um buffer apontado por "source" para o buffer apontado por "dest".

    Exemplo:

    char str1[] = "Ola, De Los Santos";

    char str2[5];

    void main (void)

    {

    memcpy(str2, str1, 3); // copia os tres primeiros caracteres de str1 para str2

    str2[3] = 0; // coloca 0 no final, para poder mostrar como string

    printf("%s", str2);

    }

    Na tela aparecerá a string "Ola".

    Os parâmetros da função são declarados de tipo "void *" para poder usar esta função com buffers de qualquer tipo, pode ser um array de char, como no meu exemplo, ou um array de int, ou utilizá-la para copiar uma estrutura para outra, o que você quiser.

    Claro que tem que tomar cuidado para não ultrapassar a fronteira da variável destino, quer dizer, não copiar nela um buffer de tamanho maior que ela mesma, pois o compilador não avisa, e você pode invadir outra região da memória e "melar" o conteúdo de outras variáveis. :ahh:

    A linguagem C dá total libertade para o programador mexer na memória, mas a liberdade tem que estar acompanhada de muita responsabilidade ! :D

    Abraços,

    Elga

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×