• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Joub3rt

opteron 242/AMD 8111

2 posts neste tópico

Joub3rt    0
:wacko: Bom, estou pensando em montar um Opteron 242 Dual. A minha duvida,fica referente sobre a questão da PONTE NORTE. Como vou utilizar o micro para trabalhos normais(Photoshop,After effects,Muito Games,Filmes)estou com duvida se a ausência dessa ponte vai interferir na utilização dessas coisas.Ha uma perca de qualidade grande? Vi uns artigos a respeito,mas continuo na duvida. Se tiver alguem que conheça bem o assunto para me esclarecer... Bom,aguardo.... abraços pessoal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualidade?

A arquitetura do Opteron/A64 tirou da ponte norte o item mais importante deste, que é a controladora de memória. Foi apenas mais uma perda, afinal, há quase 10 anos atrás esta já tinha perdido o controle do cache L2.

Se é o processador o componente que mais acessa a memória, porque raios deve-se deixar a memória longe destes só facilitar o acesso a RAM de componentes que acessam muito pouco a memória? Falam em termos de necessidade de largura de banda e latência baixa.

É o próximo avanço e não duvide que logo a Intel irá seguir isto. Sö não o fez porque é ela quem controla o mercado de chipsets e estes dão um dinheiro muito bom. Ao tirar um recurso importante dos chipsets, fica difícil manter o mesmo preço. E este não pode ser repassado facilmente para os processadores (tem que ganhar no aumento do consumo, mas para quem já tem 81% do mercado, isso é uma tarefa difícil).

Problemas? Eu não vejo nenhum. Ao invés da ponte norte, usassem-se alguns chips que são responsáveis por direcionar os pedidos de acesso a RAM feitas pelo barramento AGP e PCI-X (e agora PCI-E), diretamente a controladora RAM, no processador. Também a ponte sul (bem, a nVidia optou por um chipset de unificado em apenas 1 chip) tem seu barramento (P2P) que liga ao processador.

Praticamente não existe nenhum gargalo. Diferente da arquitetura da Intel, que parece gato na TV a cabo, um pendurado no outro. Se você usar 4 processadores Xeon, o barramento será dividido entre os 4 e a largura de banda também (fora os processadores virtuais). Enquanto que com o Opteron além de a largura de banda não ser reduzida, ela ainda aumenta (graças ao Xbar). O resultado é que um sistema Opteron 1MB de cache tem escalabilidade tão boa quanto Itaniums com 9 MB de cache.

Para que não aconteça esse problema com o Xeon é preciso fazer mudanças drásticas e os sistemas que fogem a essa regra são muito caros (por conta das modificações) e em geral só são feitos em sistemas com vários processadores, que acaba encobrindo o custo.

Mas voltando ao seu problema, você tem certeza que um sistema dual é o melhor pra você? Já consultou se estes programas são otimizados para multiprocessamento? O Photoshop eu sei que alguns plugins são um pouco otimizados, mas é muito pouco e não costuma valer a pena. After Effects já acho que deve ser melhor, mas não arriscaria um palpite.

Games é ganho zero. Não existe nenhum game que funcione melhor em sistemas duais (o Doom 3 funciona em MP, mas o ganho é ridiículo).

Filmes? Assisitir filmes :rolleyes:

Se for codificação, você precisa definir o encoder e ver se ele é otimizado para multiprocessamento (vários não são).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso