• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
marylim

Memoria Rambus

8 posts neste tópico

Queria saber se esse tipo de memoria funciona em qualquer placa-mãe pois a sua velocidade e 800Mhz o dobro da ddr 400.E se ela funciona numa placa-mãe Pcchips m925

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, não funciona...

Ela tem o dobro da velocidade se elas estiverem trabalhando em dual, mas em compensação a banda de transferencia é a metade da banda das memórias DDR...

Se você olhar em testes de banda de memória vai ver que a Rambus é bem mais lenta do que a DDR400, ainda mais se a DDR estiver me dual channel em um Pentium 4 com FSB de 800MHz ou em um Athlon FX...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas memos nem são mais fabricadas ....

Eram caríssimas, e acabaram perdendo mercado para as DDR.

B)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho certeza, mas se não me engano, as memórias Rambus tiveram um curto período de vida, quando chegaram no mercado juntamente com os primeiros Pentium 4 (acho que as placas mãe com suporte a esse tipo de memória tinham o chipset i450). Eram tão caras que a Intel vendeu os primeiros Pentium 4 em conjunto com um pente de 128 MB Rambus: você comprava o processador e levava "de brinde" a memória. Acabou que não deu certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa... é o seguinte...

As memos Rambus por natureza funcionam aos pares e em Dual !! Mas já ví relatos de algumas placas aceitarem somente 1 pente. Eu nunca ví.. mas ...!

Existem, ou existiam... 2 tipos de freqüência de operação para as RAMBUS:

800 Mhz: Que ligadas em DUAL dão uma taxa de transferência de 3.2 GB/S, foram lanças já a alguns anos para dar ao P4 com FSB 400 exatamente a largura de banda que esse processador pedia. Isto é essas memos eram indicadas somente para fsb 400.

Na época do lançamento das Rambus só existima memórias PC 133 e DDR 266. E não existia Dual para as DDR´s ainda. Então nenhumas das memos DDR ou PC133 dariam conta da taxa de transferência dos P4´s !

1066 Mhz: Surgiram para dar conta da Tx de transferência dos P4 com FSB 533 (4.2 GB/S).

Foi por este motivo que as Rambus foram lançadas, pois a tecnologia das DDR ainda não permitira altas freqüências (acima de 266 Mhz em DDR).

Em contrapartida às altas freqüências das Rambus (altas naquela época) faziam com que as memos trabalhassem com altas Latências (CL=4 e 5) enquanto existiam pentes PC100 e 133 com CL=2 e DDR 200 e 266 com CL=3.

Mas como a Latência das DDR eram menores, e portanto + rápidas e com custo inferior... acabavam por garantir melhor performance para o usuário comum. Eram poucas as aplicações naquela época onde essa largura de banda (3.2 Gb/s) era necessária.

As DDR´s só atingiram 400 Mhz tempos depois.. com tx de transferencia em 3.2 GB/s... mas os P4 já demandavam o dobro disso (6.4 Gb/s) com o FSB 800. Foi ai que as DDR em DUAL assumiram definitivamente o lugar das Rambus.

Basicamente é isso.

Abraço a todos,

Caverna :bandeira:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só alguns detalhes...

Existe um chipset para o Pentiu 3 que usa memória Rambus (se não me engano sem ser em pares). Acho que é o i810 ou i815, mas foi um negócio tão absurdo que nunca vi um destes...

O chipset para o Pentium 4 com memória Rambus é o i850 e não o i450...

Em relação ao Dual com a memória DDR o primeiro chipset a fazer isso foi o nForce 1 (para Athlon), não lembro a data de lançamento dele em relação a data de lançamento do P4, mas foram proximas...

O pior conjunto (dos atuais) que já trabalhei foi o Pentium 4 1.4GHz, com 256MB Rambus 800, placa Intel 850GB,...

É muito lento, esquisito. Demora para responder e executar algumas tarefas. Simulação numérica nele é uma tortura...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo Caravalhoso. O P3 teve dois chipsets que usavam memórias Rambus. O infame i820 que era um canal único de Rambus PC600 e PC800 e o i840 que era canal duplo. O problema é que essas memórias custavam fortunas e o barramento do P3 era muito limitado. (133MHz e nem era DDR). Na média era mais lento do que os chipsets i810 e i815 com memória PC133 e o preço era muito maior. Tenho pena de quem comprou.

As memórias Rambus trabalham em série. Por isso que quando não se usam todos os pentes em um canal é necessário usar um terminador, para que o sinal retorne. A vantagem é que a frequência de operação é bem mais alta.

Aguardem que não vai demorar muito essas memórias voltarem. Para algumas coisas elas são realmente boas, o que não pode acontecer é obrigar o usuário a ter apenas uma opção que custa várias vezes mais do que outras opções similares em desempenho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0