Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Latencias x FSB


Roney Carvalho

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom pessoal tá aí mais uma dúvida...

Pesquisei, pesquisei, pesquisei....e nada!!

Qual a relação entra as Latencias e o FSB?

É melhor deixar o FSB, 333Mhz por exemplo, com latencias em 2,5-2-2-6, ou é melhor deixar em 400Mhz, com latências mais altas?

Atualmente estou usando um Athlon XP2600+ Barton, multiplicador travado até a alma. Estou com ele a 185Mhzx11,5 = 2128Mhz, as memórias estão a 370Mhz, sincrono com o processador. Consegui estabilidade usando 1,70V no Vcore, e 2,55V no Vdimm...

Daí a minha pergunta, a estabilidade consegui com as latencias em 2,5-3-3-6. Quando usava o processador a 2070Mhz (180x11.5), as memos a 360Mhz, consegui baixar as latencias pra 2,5-2-2-6 completamente estável. Vdimm a 2,5V e Vcore em 1,685V, se não me engano.

Tudo testado com o Memtest e o Prime.

qual a relação entre o FSB e as latencias?

Será que consigo diminuir mais as latencias?

Qual dessas duas configurações usar? não notei grande diferença de desempenho entre as duas.

Tem algum teste, além dos citados, que eu devo fazer?

Muito obrigado a todos!

Té mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

FSB (Front Side Bus) é a comunicação do processador com a memória. As latencias são os tempos, ou a quantidade pulsos de clock sao usados antes do inicio da leitura de todas matrizes do modulo.

Nisso tem tem a temporização da leitura horizontal/vertical, de escrita e por ai vai (ver o tópico sobre isso)

A relação de latencia e fsb é justamente pela razão de quanto maior a freqüência de trabalho, mais "difícil" de trabalhar com latencias menores. Por isso que as memos de marca como CORSAIR, KINGSTON, CRUCIAL são bem mais caros (nas linas top) do que as genéricas. Conseguem manter uma latencia baixa trabalhando em altas freqüência, que são alvo do público que faz overclock mais agressivos

EDIT: um programa que ajuda avaliar qual das duas é melhor é o "super PI", tem na seção de benchmarks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Valeu a Explicação BAGA!!!

Resolveu metade da minha duvida.

Mas ainda tem uma:

O desempenho é maior com FSB mais alto e Latencias mais altas, ou FSB mais baixo com latencias menores?

Qual das duas configurações você usaria, das que citei?

O que influencia mais no desmpenho, latencias ou FSB?

Brigadão aí!

Té mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A relação de latencia e fsb é justamente pela razão de quanto maior a freqüência de trabalho, mais "difícil" de trabalhar com latencias menores. Por isso que as memos de marca como CORSAIR, KINGSTON, CRUCIAL são bem mais caros (nas linas top) do que as genéricas. Conseguem manter uma latencia baixa trabalhando em altas freqüência, que são alvo do público que faz overclock mais agressivos

Só complementando ....

Memos com menor lantency, possuem uma melhor performance em OC.

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A resposta é: Depende do programa.

Alguns programas são mais sensíveis a latência e outros a largura de banda (que é influencida tanto pela latência mais baixa como pelo FSB maior).

É sempre bom pensar na latência não como elas são declaradas no setup (2T, 2.5T, 3T, 4T, etc, em ciclos de clock), mas sim pelo tempo en ns ( ciclos de clock x (1000/frequência real da memória)). Exemplo, a latência CAS de uma memória DDR333 (166MHz) com CL 2T é de 12 ns. Já para uma DDR400 (200MHz) com CL 2.5T será de 12.5ns. Ou seja, pensar em ciclos pode te enganar. Neste caso você iria achar que a latência CAS aumentaria em 25%, mas na verdade ela aumentou apenas 4%. Para o processador o que interessa é o tempo que ele irá ter que esperar pelos dados. Evidentemente a latência total não é só o CAS, mas procurando comparar todos dessa forma se tem uma melhor noção do quanto irá mudar. Neste caso valeria a pena (desde que ocorresse o mesmo com as outras latências), pois iria aumentar a largura de banda e a latência ficaria quase igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!