Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vertex shader pipelines


crrjr

Posts recomendados

Postado Originalmente por crrjr@25 jan 2005, 14:35

Que que isso, eu sei que pipes quanto mais melhor e vertex shader pipelines?

O Vertex Shader é um processamento gráfico que tem como função adicionar efeitos especiais num ambiente 3D para executar operações matemáticas nos chamados "vertex data". Cada vertex pode ser definido por muitas variáveis diferentes. Por exemplo, um vertex (vértice) sempre é definido por sua situação num ambiente 3D usando o x-, y-, e z- como coordenadas.

Os vertex também podem ser definidos por cores, texturas e luzes características. Vertex Shaders realmente não mudam o tipo de dados; eles simplesmente mudam os valores dos dados, de modo que um vértice emerge com uma cor diferente, texturas diferentes, numa posição diferente no espaço.

Antes da apresentação das GeForce3 e Radeon 8500, efeitos de Vertex Shading eram então complexo de serem produzidos. Eles só podiam ser processados em grandes workstations, dificultando sua utilização em meio caseiro. Agora, developers podem usar Vertex Shaders e personalizar caracteres e ambientes, tal como efeitos que nem o Fog e animações faciais como covinhas ou pregas que aparecem quando se dá um sorriso.

Os exemplos de efeitos Vertex Shading incluem: matrix palette skinning (paleta de matriz de pele), que permite programadores criarem animações realistas de caracteres com até 32 "ossos" por conjunto, permitindo-os mover e flexionar convincentemente; deformation of surfaces (deformação de superfície), que dá o poder para developers criarem superfícies realistas, tal como ondas e movimentos de terras deslizando; vertex morphing, que usa triângulos de diversas formas, fornecendo animações de esqueletos lisos, por exemplo. Estes são somente alguns dos inúmeros, praticamente infinitos, efeitos que podem ser criados usando o Vertex Shader.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!