Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Nish-Raa

HD SATA II 250G da Western Digital vale a pena?

Recommended Posts

Boa noite,

Estou precisando de um HD novo e com boa capacidade de armazenamento. Onde eu tenho crédito o maior disponível é o Western Digital 250g SATA II e estou meio receoso em compra-lo. Li em um teste aqui do CDH que conclui que o modelo HD WD2500JD SATA é um HD lento, que perde para o hd pata 120g da samsung. Infelizmente não sei qual o modelo vendido. Lá também há a opção do SATA II da samsung, só que de 160g.

Isso me gerou algumas dúvidas: Compro o Western 250g ou o Samsung 160g? Será que essa lentidão apontada no teste da CHD faz parte do passado da Western, ou ainda ocorre nos HDs recentes? O WD é silecioso, confiável? Será que vocês podem me ajudar?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nish-Raa,

Não sei te informar, mas a relação custo/GB é menor conforme o tamanho dos HD aumenta... basta você fazer essa divisão por ai... por outro lado, quanto maior, em caso de pane, maior o prejuízo na perda de dados e programas... acho que um de 250 GB está de bom tamanho atualmente... procure em outros locais de venda... consule os classificados dos jornais...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sempre compro Seagate, é mais caro mas tem garantia de 5 anos no Brasil, essa semana estou mandando dois HDs para garatia, um de 40GB que começou a dar pau e um de 400GB que está com taxa de tranasferencia baixa. Sempre devolvem rápido, somente o gasto com custo de envio, a diferença de performance entre HDs SATA II das diversas marcas não chega a representar ganho significativo que fará diferença perceptível de desempenho. Melhor suto-benefício hoje acredito ser os de 320GB.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Obrigado por responderem.

Também preferiria um seagate, mas infelizmente só posso comprar o HD nessa loja, pois é onde tenho um crédito de 300 reais e, portanto só posso optar pelos que citei. Se o western digital tem boa qualidade, acho que vou optar por ele mesmo. O que vocês acham?

Até mais

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo pode comprar Wester Digital sem medo tem uma boa qualidade e se bobia ate superiores a seagate e samsung eu tinha um de 40gb q fiko comigo por 3 anos e passei o pc para minha prima já faz 5 anos e ate agora nd de problema, e pelo o que eu sei a Wester Digital tem uns HDs ai de 10000rpm q eu acho q são pokas marcas q tem com essa velocidade, pode ir sem medo...

Espero ter ajudado...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Boa noite,

Acabei de ver que os HDs da Western Digital não dão suporte a NCQ. Isso faz muita diferença?

Eu não tenho certeza, mas provavelmente ele tem 8MB de cache.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Aonde q você viu isso q o hd da westen não da suporta a NCQ???

Se isso for verdade tem poca diferença no Clube do Hardware mesmo tem um testes q els fizeram comparando a diferença entre o NCQ e o normal, a diferença foi poca....

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Boa noite

http://www.asisupport.com/ts_storage_technology_update.htm

Role a página até em baixo e procure o tópico “SATA 3G Controllers, Drives and Devices”. Lá você vai encontrar uma tabela com especificações de vários modelos de varias marcas. No próprio site oficial da WD não há menção sobre NCQ, nos sites de venda também não. Um recurso popular como o NCQ estaria, ou deveria estar destacado nas especificações de seus HDs, se eles o tivessem, afinal, sendo ou não eficaz, ajudaria no marketing.

Poderia mostrar o link do teste?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Boa noite,

Os Western Digital de 250GB tinham acabado, e no lugar chegaram Samsung do modelo SP2504C SATA II (Revisão A 2007.07).

Foi uma instalação sem complicação alguma. As partições (C com 50GB, e D com 182Gb) e a formatação (por fdisk, e em FAT32, como sempre), embora demorada, ocorreu nos conformes, e instalei o XP limpo, para depois, instalar o SP. Mas na primeira vez que aparece o logo do Windows XP (limpo), a barrinha que antes, nessa etapa, dava meia passada, passou SEIS vezes! Quando instalei o SP 2, os drivers e os programas costumeiros as barras passaram “só” ONZE vezes, contra quatro e meia a cinco de antes. Pensando que fiz algo de errado, formatei a partição C novamente, mas a mesma coisa aconteceu.

Será que há algo de errado com esse HD ou esse é o comportamento normal de um HD SatA II em uma mobo NF4 SLI da asus?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Nish-Raa,

A "barrinha" caminha em função do tempo de carga... se demorar muito para carregar o SO, então ela passará mais vezes... se você acha que está lento, tenta com o HD TUNE verificar as taxas de transfência... verifque também se a DMA dele está ativada...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Olá Elmo,

O problema é que mesmo com o XP limpo, sem nenhum programa instalado após ele, já há uma demora incomum para iniciar o SO. Não era assim antes do SATA II que teoricamente é mais rápido que meu antigo HD PATA 100, também da samsung. Segundo as especificações, eu pensei que seria uma “bala” na hora do boot! Eu tenho muito azar! Nada que eu compro atualmente funciona direito!

Lá no gerenciador de dispositivos os canais estão configurados como “DMA se diponível”.

Abaixo os dados que o HD tune reportou (teste realizado agora, online, antivírus, etc, ativado):

HD Tune: SAMSUNG SP2504C Benchmark

Transfer Rate Minimum : 35.6 MB/sec

Transfer Rate Maximum : 68.7 MB/sec

Transfer Rate Average : 56.0 MB/sec

Access Time : 13.4 ms

Burst Rate : 117.8 MB/sec

CPU Usage : 6.1%

HD Tune: SAMSUNG SP2504C Information

Firmware version : VT100-59

Serial number : S0VFJ56P719216

Capacity : 232.9 GB (~250.1 Gb)

Buffer size : 8192 KB

Standard : ATA/ATAPI-7 - SATA II

Supported mode : UDMA Mode 7 (Ultra ATA/512)

Current mode : UDMA Mode 7 (Ultra ATA/512)

S.M.A.R.T : yes

48-bit Address : yes

Read Look-Ahead : yes

Write Cache : yes

Host Protected Area : yes

Device Configuration Overlay : yes

Automatic Acoustic Management: yes

Power Management : yes

Advanced Power Management : no

Power-up in Standby : no

Security Mode : yes

Firmware Upgradable : yes

Partition : 1

Drive letter : C:\

Label : ----

Capacity : 51207 MB

Usage : 16.43%

Type : FAT32

Bootable : Yes

Partition : 2

Drive letter : D:\

Label : NAO FORMATE

Capacity : 187265 MB

Usage : 8.37%

Bootable : No

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Nish-Raa,

A informação de DMA SE DISPONÍVEL diz pouco... o que vale é a linha de baixo... creio que está com UDMA 7, pois foi isso que o HD informou...

As taxas de transferência me parecem boas... estou achando que você está muito apressado... hehehe... se puder, faça o mesmo teste do HD Tune com o HD antigo... creio que as taxas serão bem menores...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Oi Elmo,

Sou meio apressado mesmo, mas poxa, de 4,5 passar para 11 barrinhas! É um aumento considerável!

No gerenciador de dispositivos tem informado assim:

- Controlador de IDE ATA/ATAPI

Canal IDE primário

(Configurações avançadas)

Dispositivo 0 e 1

· Detecção automática

· DMA se disponível

· Não aplicável

Canal IDE secundário

(Configurações avançadas)

Dispositivo 0

· Detecção automática

· DMA se disponível

· Não aplicável

Dispositivo 1

· Detecção automática

· DMA se disponível

· DMA de várias palavras, Modo 2

Controlador de canal duplo padrão PCI IDE

NVIDIA Nforce4 Serial ATA controller

Primary e Secundary Channel estão com todas as opções cinzentas

NVIDIA Nforce4 Serial ATA controller

Primary Channelcom todas as opções cinzentas

Secundary Channel

Máster drive

SAMSUNG SP2504C

Transfer mode

Serial ATA Generation 2 – 3G

Let BIOS select transfer mode

Enable read caching

Enable write caching

Enable command queuing

*todos marcados

Parece-me que está tudo normal, aparentemente. Não há menção a UDMA 7, nem na bios. Aliás, eu só soube dessa taxa de transferência através do HD tune.

Eu só estou “grilado” com essas ONZE barrinhas. No seu PC, Elmo, demora assim?

Vou conectar meu HD PATA e fazer o teste só amanhã. Eu preciso desconectar o SATA para isso?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Nish-Raa,

Sim e não... a escolha é sua... mas você precisa ajustar a BIOS para dar o boot por ele... penso que seria melhor você desconectar, já que você quer fazer apenas um comparativo, o mais limpo possível...

O tempo de boot não me parece ser importante ou, tão importante... o que vale é a utilização ao longo do dia... é por isso que os aplicativos de testes existem... para te dar uma resposta numérica... obviamente o HD TUNE não mede o tempo de carregamento e sim o desempenho da unidade...

Não se esqueça de que existem diversos drives no CD de sua placa mãe que tem que ser instalados, para ajustar o SO ao seu micro... inclusive o driver de vídeo de sua placa de vídeo... como você fala em SO limpo, penso que você ainda não instalou... e sem eles o desempenho cai... se eu estiver certo, instale-os e rode o HD Tune após... penso que você obterá melhores resultados...

Esse tempo que a barrinha fica correndo, a meu juízo, significa quase nada...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Antes vou explicar direito:

Com o HD SATA

XP “LIMPO” = ~ 6 barrinhas

XP SP2 com todos os drivers(mobo, vga, etc. e programas) = ~ 11 barrihans

Antes

XP “LIMPO” = ~ 0,5 barrinha

XP SP2 com todos os drivers(mobo, vga, etc. e programas) = ~ 4,5 barrinhas

Abaixo o resultado do HD. O teste foi realizado nas mesmas condições do anterior. E com o hd SATA II desconectado.

HD Tune: SAMSUNG SP0411N Benchmark

Transfer Rate Minimum : 7.1 MB/sec

Transfer Rate Maximum : 50.8 MB/sec

Transfer Rate Average : 42.1 MB/sec

Access Time : 14.6 ms

Burst Rate : 76.9 MB/sec

CPU Usage : 3.3%

HD Tune: SAMSUNG SP0411N Information

Firmware version : TW100-11

Serial number : 0881J1FXA87187

Capacity : 37.3 GB (~40.1 Gb)

Buffer size : 2048 KB

Standard : ATA/ATAPI-7

Supported mode : UDMA Mode 5 (Ultra ATA/100)

Current mode : UDMA Mode 5 (Ultra ATA/100)

S.M.A.R.T : yes

48-bit Address : yes

Read Look-Ahead : yes

Write Cache : yes

Host Protected Area : yes

Device Configuration Overlay : yes

Automatic Acoustic Management: yes

Power Management : yes

Advanced Power Management : no

Power-up in Standby : no

Security Mode : yes

Firmware Upgradable : yes

Partition : 1

Drive letter : C:\

Label : -----

Capacity : 28207 MB

Usage : 51.23%

Bootable : Yes

Partition : 2

Drive letter : D:\

Label : NÃO FORMATE

Capacity : 9993 MB

Usage : 98.43%

Bootable : No

Parece que, por acaso eu descobri!

Antes de realizar o teste com o Hd tune nesse Hd pata, decidi testar minha Audigy SE, para tirar a duvida que meus ouvidos não estavam me enganado, já que na Asus notei uma queda na qualidade de som. Espetei a Audigy na MSI KT6V(via kt600), um pente de memória, e lembrei que precisaria do drive de CD(o antigo, pois o gravador de dvd ta na assistência). Quando liguei o PC, o mesmo sintoma das “onze barrinhas” apareceu. Depois de ter a triste comprovação que a Audigy fica excelente na MSI e misteriosamente um lixo na ASUS A8N-SLI SE, conectei novamente os hardwares na ASUS, e esqueci do gravador de cd, e para minha surpresa, as barrinhas, tanto no HD SATA como no PATA caíram pela metade, de 11 para 6! Ou seja, coincidentemente, o drive de cd-rw começou a dar esse problema exatamente quando instalei o HD SATA.

Então me parece que é o fim desse mistério. Pelo menos eu acho.

Obrigado Elmo pela paciência.

Agora vou tentar saber o por que dessa m**** de ASUS acabar com o som de minha audigy, se não resolver volto para minha configuração antiga. Som ruim para um audiófilo é insuportável.

Compartilhar este post

Link para o post

Nish-Raa,

Pesquisando e testando descobre-se coisas incríveis... essa sua placa de áudio é coisa boa e não deveria dar bronca... ainda bem que você tem o ouvido afinado... se fosse comigo, acho que passaria batido... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais