Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
bsramos

Fonte 430W "Reais" C3 - Problemas

Recommended Posts

Eu comprei pela Internet a Fonte ATX 430W Real - C3 Techo KMG-3543 20+4P-CIL C3T e instalei em meu computador, com processador AMD Athlon XP 2800+ (Barton), placa-mãe Abit AN7, que antes usava uma fonte genérica comum.

Esta nova fonte parecia um pouco melhor do que a antiga, era mais pesada e tinhas duas ventoinhas ao invés de uma, mas com essa nova fonte meu computador passou a esquentar mais do que antes, mesmo sem a tampa do gabinete, sendo que essa fonte parece que simplesmente uma genérica melhorada.

Reparei que essa fonte não tem tensão -5v e também tem muitos cabos e conectores molex e sata ocupando muito espaço dentro do gabinete, mesmo eu organizando os cabos.

Acabou que voltei para minhas fonte antiga e a temperatura voltou ao normal.

Isso pode ter acontecido por causa da falta da tensão de -5v ou do excesso de cabos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Isso pode ter acontecido por causa da falta da tensão de -5v ou do excesso de cabos?

Não sei qual é a qualidade dessa fonte C3tech, mas seguem algumas possibilidades:

=> a falta da tensão -5V não é problema. Os micros atuais não usam mais essa tensão de alimentação há anos.

=> o excesso de cabos atrapalha um pouco a ventilação, mas não será uma diferença grande o suficiente para ser facilmente percebida.

=> as fontes genéricas mantém o ventilador sempre trabalhando no máximo, então acabam ficando bem frias quando trabalhando em baixa/média potência. Já as fontes melhorzinhas controlam a velocidade do ventilador para aumentar sua vida útil e também para diminuir o ruído gerado. Com isso elas ficam mais quentes que as genéricas quando trabalhando em baixa/média potência.

=> como o ventilador das fontes melhores trabalha normalmente em baixa rotação, ele acaba não ajudando tanto na refrigeração do resto do micro quanto o ventilador de uma genérica. Nesse caso é melhor adicionar um ventilador de gabinete ao micro.

Ou seja, acredito que o principal problema seja a menor vazão de ar proporcionada pelo ventilador controlado das fontes melhores.

Editado por Ughadoo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Eu já uso uma ventoinha na parte traseira do gabinete retirando o ar, tentei colocar essa ventoinha na parte frontal puxando o ar para dentro do gabinete, mas não houve melhora na temperatura, vou experimentar colocar outra ventoninha, uma puxando o ar para dentro e outra retirando o ar atrás.

    O meu gabinete tem as laterais sem furos, mas o estranho é que mesmo deixando o gabinete sem a tampa lateral a temperatura ficando alta, praticamente do mesmo jeito.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×