Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema monitor Syncmaster 750v (DP17LSPN/XAZ-B)


Lucas1989

Posts recomendados

Olá, estava usando meu computador ontem quando o monitor começou a ficar estranho, piscando a imagem e aparecendo uns "chuviscos" de vez enquando, até que começou a esticar horizontalmente a imagem, ficar fora de foco e a cheirar a queimado, aí desliguei o monitor.

Hoje resolvi abrir para ver o que tinha queimado e vi que havia literalmente um buraco em volta do pino de um diodo (chegou a descolar a trilha da placa e a placa ficou "carbonizada").

O diodo em questão é um DTV56F da ST, que pelo que eu procurei é um diodo damper responsável pelo circuito horizontal do monitor (CRT HORIZONTAL DEFLECTION HIGH VOLTAGE DAMPER DIODE). Testei o mesmo e ele está aberto, não conduzindo em nenhum dos sentidos.

Visivelmente ele foi a única coisa que queimou, mas acredito que algo deve ter causado a queima dele, uma vez que ele abriu um buraco no monitor e não está em curto (se bem que ele pode ter aberto após queimar, não sei).

Então gostaria de pedir aos amigos que entendem sobre monitores que me digam um possível equivalente ao diodo em questão (ele é o Diodo D408 no circuito, sendo um DTV56F - não encontrei o mesmo nem na Farnell) e o que eu devo testar na placa do monitor para saber se está com defeito e causou a queima do diodo.

Obs.: se eu ligar o monitor ele aparece imagem, mas bastante esticada horizontalmente e fora de foco)

Obrigado,

Lucas Dallegrave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Lucas1989, neste caso você pode substituir este diodo (DTV56F) pelo (BY329-1500s) ou (BY329-1700s), e a provável causa de sua queima foi justamente este mau-contato que você mencionou, provocando um seper aquecimento do mesmo...ok?

Aproveita e faça uma revisão geral nas soldas de toda a placa...

Não deve ter afetado mais nada!... fique tranquilo...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Bcpetronzio, hoje saí à procura dos diodos e não encontrei em nenhum lugar, nem o "original" nem os equivalentes.

Encontrei apenas o BY329 1200, o BY359 (que o vendedor insistiu que é melhor porque tem um 5 no lugar do 2) e o DTV64 (não sei se é um DTV64F, mas não faria muita diferença, pois pelo que vi apenas muda a isolação do diodo, tendo um a parte traseira de plástico e o outro de metal).

Pelo que eu pesquisei eu não posso usar o BY329 1200 pois ele não é um diodo damper. Já o BY359 é um diodo damper, mas não sei se as especificações batem com as do DTV56F. E quanto ao DTV64, vi que ele tem algumas diferenças em relação ao DTV56 (os dois estão até no mesmo datasheet) mas aparentemente as diferenças são pequenas.

Gostaria então de saber do amigo, que entende mais de monitores, se eu posso usar algum desses diodos que citei sem causar danos ao monitor.

Abraço.

P.s.: gostaria de aproveitar e se não for pedir demais, ver se o colega saberia dizer como aumentar o brilho deste monitor (no caso não é o mesmo, é outro igual que meu irmão tem), pois o monitor, com o tempo, passou a ficar cada vez mais escuro e hoje é difícil ver um filme ou jogar alguma coisa pois é muito ruim de ver. Quando abri pela primeira vez, tentei ajustar o "screen", mas descobri que este monitor não tem screen, mas sim duplo foco, então não sei o que fazer. Já ouvi dizer que pode ser um capacitor que é responsável pelo brilho, mas procurei no esquemático do monitor e não achei nada muito explicado (tipo: para voltar o brilho ao original, troque este capacitor :P )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok lucas!, este diodo DTV64, não possui isolação é isso?, se for você pode usa-lo sem problemas ao monitor, só que terá que colocar um isolador de mica entre ele e o dissipador, com o cuidado de isolar também o parafoso da parte metálica do diodo, o mesmo acontece com o BY359-1500, serve, porém não é isolado..., o BY329-1200 não te servirá pois a tensão de pico dele é baixa..., resumindo, tanto o By359 e DTV64 servirão..., tomando os cuidados que falei...

Quanto ao seu outro monitor com baixo brilho?, pode verificar no flayback, se for duplo foco, que ele terá três ajustes, um deles deve estar tampado pela fuligem/pueira..., se só tiver dois ajustes, é porque é foco simples e um deles é o sceen, geralmente o ajuste de baixo..., pode verificar lá, todos flayback possuem screen..., e no caso do brilho fraco é nele mesmo que se corrige, pois deve ser sinal de tubo "cansado"...ok?

Abraços,

Estamos acompanhando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bcpetronzio, obrigado pelo retorno.

O diodo DTV64 eu não sei se é isolado ou não, pois não o vi na loja, apenas o vendedor me disse que tinha, mas agora que sei que posso usá-lo independente de se ele é isolado ou não, vou ver se hoje mesmo compro ele. Se for o caso, verei o BY359, se é 1500 e compro.

Quanto ao outro monitor, acabei de ver o meu (que já está aberto mesmo) para confirmar e ele só tem dois potenciometros mesmo. Um é o Focus H e o outro é o Focus V. Também achei estranho quando não encontrei o Screen, mas pelo que procurei na internet, alguns modelos de 17" da Samsung saíram desta forma. :confused:

Assim que comprar o diodo e reparar a trilha que se rompeu eu posto aqui o resultado.

Mesmo assim obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega lucas, estive estudando o esquema deste monitor, e por incrivel que pareça, ele tem um ajuste de G2 (screen) via comando do processador!, faça um teste nos componentes, Q501 e D503 e D502 se estiverem bons? troque C508 (2,2uF/250V), se não resolver?, como não sei como entrar no modo de serviço deste monitor!, eu alteraria o valor da R512 (47K) para 39K ou 56K, um valor acima ou abaixo, o que ficar melhor...ok?

vou pesquisar na net a maneira de entrar no modo de serviço dele, se encontrar posto aqui!, se não encontrar?, fica esta dica de uma pequena "modificação" no circuito!!!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bcpetronzio, acho que agora as coisas estão de endireitando, mas ainda não estão perfeitas.

Ontem liguei para a loja que me disse que tinha o DTV64 e ela disse que não tinha mais. Então ia terminar sobrando o BY359, mas que eu ia ter que ver se era o 1500.

No final das contas eu descobri (na verdade foi meu irmão) que o diodo que tinha queimado na verdade ainda estava funcionando, pois estava conduzindo em um sentido (dando o 502 no display do multímetro na escala diodo) e não no outro.

Então, após umas horas na "bancada" montando novamente e fazendo uma nova trilha para o diodo (usei um fio esmaltado AWG 19 que eu tinha) liguei o monitor, mas ele estava fazendo uns estalinhos, então desliguei ele. Hoje de manhã liguei ele novamente e ele continua fazendo esses estalos (eles são bem baixos e vêm da chupeta de alta tensão do flyback, acredito até que com o monitor fechado não dê para ouvir, o que pode significar que seja um problema antigo).

Mas o problema não é esse. O que está acontecendo é que ele está passando a imagem da lateral do monitor e não está aceitando o comando para reduzir a imagem horizontalmente. Eu consigo usar todos os comandos do OSD, menos o do tamanho horizontal (a posição horizontal eu consigo).

Foco, cores e tudo mais estão funcionando perfeitamente. Apenas o tamanho é que não funciona.

Resta a dúvida: o diodo está realmente bom e o problema é em outra parte do circuito horizontal ou o diodo está "meio" bom?

Obs.: já localizei na placa os componentes que você citou que eram de controle do brilho. Então assim que esse monitor estiver funcionando eu pego o do meu irmão para ver se tem jeito de consertar. Obrigado pela dica.

Abraço.

P.s.: agora que eu terminei de escrever eu notei que os estalinhos que eu ouvia no monitor desapareceram. Mesmo ligando e desligando o monitor eles não acontecem mais. Acho que eles só aparecem depois que o monitor passa muito tempo parado e é ligado novamente.

Curiosidade: com o monitor aberto não há estática na tela, mas eu ouço os estalinhos característicos. O que será que acontece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Estes estalinhos é uma pequena fulga de alta tensão, geralmente é provocada por umidade perto da chepeta, por isso some depois de algum tempo, (monitor aquece e tira a umidade), o fato da tela estar esticada e sem controle, pode ser o diodo que esta com fulga em alta tensão, (multiteste não pega), ideal é substituir ele mesmo...ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!