• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
BetoUK

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!

5.417 posts neste tópico

issd011.th.jpg

Estou abrindo esse tópico para falar um pouco sobre SSD e talvez centralizar um pouco as discussões e duvidas a respeito. Vou procurar evitar ao maximo dados técnicos sobre o assunto fazendo desse tópico o mais acessível possível a novatos e veteranos.

Quando alguém pensa em aumentar o desempenho do seu computador ou laptop o que vem em mente é normalmente colocar mais memória, trocar a placa gráfica ou ate mesmo trocar o processador. O disco rígido normalmente é apenas lembrado quando ele esta cheio e você necessita de mais espaço, mas esse é um componente importante no desempenho geral do seu computador e a substituição por um componente de maior desempenho pode gerar um ganho geral maior e melhor que talvez uma troca de um VGA, fazendo do uso do seu computador algo muito mais prazeroso, estável e principalmente rápido. Ai entra o SSD, quem tem um raramente volta para um HD como unidade de boot.

O SSD ou “Solid State Drive” ou ainda melhor “Unidade de Estado Solido” é um dispositivo que veio a ser criado na intenção de substituir o HD (Hard Disk) como unidade de trabalho do sistema operacional de um computador, não como unidade de armazenamento de dados (ou pelo mínimo não ainda).

Como toda tecnologia nova ela surgiu com vantagens e também desvantagens, mas no geral garante respostas e boots muito mais rápidos e um sistema operacional e o funcionamento de programas muito mais estável.

Vamos começar.

Editado por BetoUK
13 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que é o SSD?

Se você pensar que o SSD é um “Pendrive grande” você esta parcialmente correto, o principio dos dois é muito parecido. Mas as coincidências param por ai.

Tanto o pendrive como o SSD usa memórias tipo “flash” para guardar as informações, esses módulos são famosos por arquivar as informações e manter mesmo após serem desligados de sua fonte de energia (por exemplo, o computador), o que as difere dos módulos de memória no seu computador o qual perdem as informações quando o computador é desligado.

Mas os módulos tanto de um como de outro são completamente diferentes na sua estrutura, os módulos de memória do SSD são muitas vezes mais rápidos e duráveis que os de um pendrive, alem dos módulos de memória o SSD tem outros dois componentes que são o “chip de controle” e o modulo de “memória auxiliar” que funciona como cachê para o chip de controle, apesar dos pendrives terem também um chip de controle ele não chega nem aos pés de um SSD.

Logo abaixo uma foto de um adaptador SATA para cartões de memória CompactFlash, esses adaptadores eram muitos usados nos princípios do SSD quando o preço de um modulo chegava a custar varias vezes o preço de um computador inteiro, esses adaptadores eram conectados ao computador de diversas maneiras, Sata, PCI, PCI-E, ATA, etc., vale notar que de nada servia colocar cartões de memória lentos, você pode notar pela foto que são um dos mais rápidos do mercado o que acabava por encarecer o preço final e mesmo assim a performance era questionável pelo baixo desempenho chip de controle da placa.

37861637.th.jpg

A seguir uma foto de um SSD.

pb220068.th.jpg

Adaptador para Desktops.

pb220071.th.jpg

SSD no adaptador.

pb2200751.th.jpg

Editado por BetoUK
8 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais as vantagens do SSD?

As vantagens de um SSD são muito simples:

- É varias vezes mais rápido que um HD em praticamente todas as situações, mas isso pode varias de acordo com o fabricante do produto, vamos discutir esses problemas logo a seguir.

- Consome e esquenta muito menos que um HD.

- Não tem partes moveis o que o torna muito mais resistente a quedas, acidentes e falhas mecânicas; conseqüentemente mais seguro.

E quais são as desvantagens?

- Preço, apesar do preço de um SSD ter caído mais da metade no ultimo ano ele continua muitas vezes mais caro que um HD.

- Desempenho questionável em algumas situações, o desempenho do SSD esta se consolidando, mas para fazer o preço ser mais acessível alguns fabricantes acabam por oferecer produtos com um desempenho inferior, o que nao reflete o real desempenho de muitos SSDs.

- Disponibilidade no mercado, por muitas vezes é bem difícil de achar o modelo que você esta a procura, mesmo com um preço alto o SSD é um produto altamente procurado.

Eu posso usar um SSD no meu computador?

Um SSD pode ser conectado a qualquer computador com uma porta Sata disponível, nada de especial é necessário, mas em outros casos existem também módulos com conexão PCI-E.

Mas você deve notar que a maioria dos SSD vem em formato 2.5”, o que faz dele perfeitamente compatível com o seu Laptop, mas no caso de um Desktop você talvez tenha que comprar um adaptador de 2.5 para 3.5” e assim colocar ele junto ao seu HD.

Quais são as capacidades de um SSD no mercado?

Atualmente você tem SSD que vão de 30gb ate 500gb, a escala funciona mais ou menos assim 30/32 – 60/64 – 80 – 120/128 – 160 – 256 – 500/512.

Existem alguns modelos sendo lançados com 1 Tb, mas não são "puros" eles possuem duas placas trabalhando em RAID o que gera a capacidade de 1 Tb.

E os fabricantes?

A uns 3 anos atrás você poderia ter um resposta simples dois Intel e Samsung. Hoje eu acredito que em todos os dias surge um fabricante novo, talvez mais de 100 fabricantes atuem de modo direto ou indireto no mercado.

Alguns dos principais seriam Intel, Samsung, todos os grandes fabricantes de memória de Corsair a OCZ, mas nem todos os componentes são fabricados pro muitas companhias e nem todos as companhias realmente fabricam SSDs, vamos ver logo a seguir.

Bem acredito que as perguntas básicas terminam por aqui, caso você queira continuar agora vamos falar do produto em si.

Editado por BetoUK
11 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O SSD por dentro

Para explicar os componentes básicos de um HD com certeza eu levaria algumas paginas e algumas dezenas de imagens, no caso de um SSD a situação é diferente.

Logo abaixo você tem uma foto de um SSD por dentro.

oczvertexpcbtop11.th.jpg

Módulos de memória (quadrado vermelho): Esses são os módulos de memória NAND Flash, são neles que o SSD guarda as informações, são como os discos ou pratos do HD.

Memória auxiliar (quadrado amarelo): Aqui você tem um modulo de memória auxiliar, nele são guardadas as informações antes de serem definitivamente gravadas ou são mantidas informações que são usadas constantemente pelo CPU, serve como cachê de memória, como em um HD.

Controle (quadrado azul): Aqui esta o cérebro do SSD, ele 'e muito importante e vai garantir um maior e pior desempenho do seu SSD, vamos falar um pouco mais logo a seguir.

Editado por BetoUK
6 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pontos importantes a serem considerados em SSD

Investir em um SSD pode ser uma despesa um tanto alto e 'e bom saber alguns pontos importantes sobre ele.

Sistema Operacional: Como toda tecnologia nova os sistemas operacionais menos recentes como por exemplo o XP tentem a não tirar todas as vantagens do SSD e em muitos casos é necessário a troca de diversas opções para manter o desempenho do SSD por um período mais longo, sistemas operacionais mais novos como o Windows 7 tem um suporte muito melhor para os SSD o que faz o seu setup muito mais fácil. O Vista foi muito otimizado para usar os HD o melhor possível o que o torna importante modificar algumas opções para manter o desempenho intacto.

Vida Útil: Apesar de um SSD ser mais seguro que um HD a sua vida útil é menor, mas muitos rumores estão espalhados não internet e que não refletem a realidade, um exemplo seria o de que um SSD agüentaria no maximo 1000 boots, isso é irreal e irresponsável, a grande maioria dos fabricantes de SSD oferecem 2 ou mais anos de garantia, chegando ate a 5 anos. Bem caso você ligue o seu computador 2 vezes por dia vai acabar com os 1000 boots em 1.5 anos ou dois, ou seja dentro da garantia do produto, up-dates de firmwares estão garantindo cada vez mais uma vida útil mais longa e talvez em um futuro próximo esteja garantida um vida útil de mais de 10 anos para os SSD.

Perda de Performance: A perda de performance de um SSD é algo ocasionado na grande maioria dos casos pelo sistema operacional e não pelo SSD em si. A gravação de dados em um SSD funciona através de células dentro dos chips de memória, quando deletamos uma informação no sistema operacional, mesmo limpando a lixeira, essa informação continua gravada no HD apenas o índex é apagado. Ate o momento em que aquele peculiar espaço seja necessário, ai uma outra informação é gravada em cima da antiga, por esse motivo é que muitos programas de recuperação de dados conseguem recuperar arquivos que originalmente foram deletados. Gravar informação é um dos pontos fracos dos SSD, é algo ainda lento comparado com a velocidade de leitura, para manter a performance de gravação o melhor possível vários fabricantes disponibilizam ferramentas para limpar definitivamente as células que foram deletadas, evitando o trabalho cachê - deletar informação - gravar informação - limpar cachê e favorecendo o trabalho gravar informação o que é muito mais rápido. O Windows 7 promete uma ferramenta "Trim" para os SSD que vai limpar as informações que não estão mais em uso automaticamente, essa ferramenta ainda esta em desenvolvimento e muitos SSDs não são compatíveis automaticamente, para isso muitas vezes é necessário um up-date do firmware o que em alguns casos é relativamente fácil em outros nem tanto.

Update de Firmware: Como uma tecnologia relativamente nova vários fabricantes oferecem regularmente novos firmwares para os seus SSDs é importante verificar esses up-dates, muitos corrigem vários bugs e melhoram a compatibilidade com diversos sistemas operacionais, apesar disso alguns up-dates são relativamente fáceis outros nem tanto, verifique o site do fabricantes antes de comprar.

Vista Bug: SSD com antigos controles Samsung tem um bug junto ao Vista que faz com que ele perca performance se for formatado (quick format não afetada a performance), cuidado a Samsung não oferece up-dates de firmware para os seus SSDs ou seja não tem como corrigir o problema. Apesar disso existe uma solução para isso, basta fazer uma formatação física de baixo nível, para isso você pode usar uma ferramenta como o HDerase por exemplo que a performance vai voltar ao normal, mas é com certeza um grande inconveniente.

Tamanho: Quanto maior mais caro e isso faz com que os SSDs de capacidade menor fiquem mais atrativos, mas pense com cuidado antes de comprar um SSD com uma capacidade muito limitada. Apesar de por anos a fio ficamos rodando WD Raptor de 30GB como unidades de boot sem chorar ou pretejar os tempos mudaram e seria interessante você verificar o quanto de informação você vai colocar no seu SSD antes de finalizar a compra. 40 GB é mais do que o necessário para instalar o Windows 7 e alguns programas, mas cada um tem as suas prioridades.

Velocidade: Como prometido vamos falar sobre a velocidade de um SSD, ela pode variar muito de fabricante para fabricante, isso vai depender dos componentes internos a serem utilizados, caso você queira um SSD estupidamente rápido você vai acabar pagando um preço ESTUPIDAMENTE alto, o que não muitas vezes não é o melhor custo beneficio. Muitas companhias hoje oferecem SSD com uma performance excelente por um preço muito mais acessível, como exemplo a OCZ com a serie Vertex e Agility, a Crucial com o M225 e a GSkill com o Falcon II, mas o mais importante é pesquisar bem antes de comprar, com lançamentos praticamente mensais é importante uma boa pesquisa antes de comprar.

Preço: Com lançamentos praticamente mensais de novos modelos os preços dos SSD cairão muito no ultimo ano. Fazendo deles antes componentes restritos a servidores e companhias se tornarem um componente mais acessível ao usuário comum ou aos entusiastas como eu :).

Mas ultimamente os preços estão extremamente voláteis, variando enormemente de um fornecedor para outro, alem da dificuldade de se encontrar específicos modelos a disposição para compra. A minha recomendação é pesquisar e pesquisar novamente antes de finalizar uma comprar, mas eu espero que essa situação se regularize em breve.

6 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem esta por de traz dos SSDs

Aqui vou falar de dois pontos importantes no mundo dos SSDs, o chip de controle e os chips NAND Flash.

Chip de Controle

Esse componente é o cérebro do SSD e dele depende diretamente o desempenho do SSD. Esse chip é fabricado com companhias bem conhecidas no mercado como a Intel, Samsung, outras não tão conhecidas como a JMicron e ainda outras totalmente desconhecidas do usuário comum como a Indilinx

A aproximadamente 1.5 anos atrás foi lançado no mercado SSDs com o chip de controle da JMicron o JMF602, o desempenho desse chip foi tão horrível que ele simplesmente quase acabou com o mercado de SSDs, caso você for comprar um SSD usado (o chip já saiu de linha) evite esse controle, um HD é 10 vezes melhor, isso também fez com a JMicron abandonasse praticamente o mercado e passou a bola para a Toshiba que supostamente "melhorou" o desempenho do chip acabando com os bugs, mas a imagem foi danificada e continua sendo um chip a ser evitado e basicamente restrito a SSDs mais baratos, esperamos que com novos lancamentos a JMicron mude sua imagem no mercado de SSDs

A Samsung fabrica o seu próprio chip de controle mas tende a ter um suporte pós-venda péssimo e não oferece um up-date do firmware mesmo sendo comprovado bugs nos seus produtos.

A Intel também tem o seu próprio chip de controle e oferece com regularidade up-dates do firmware, fazendo dele um dos produtos bastante procurados no mercado.

A Indilinx

Aqui uma pequena surpresa a pequena e notável Indilinx, essa companhia praticamente desconhecida do publico comum fabrica um dos melhores e mais populares controles do mercado o famoso IDX110M00, sendo adotado por uma grande quantidade de fabricantes como a OCZ, Crucial, GSkill, Patriot, etc. e responsável e muito pela revolução do SSD no ano que se passou.

Sandforce

Um dos mais novos ou talvez o mais novo controle a entrar no mercado e imediatamente utilizado por grandes nomes como Corsair, OCZ, GSkill, Crucial, Patriot, etc., esse controle garante otima performance e execelente durabilidade das memorias do SSD garantindo uma vida mais longa e util. Se voce esta a procura de um otimo custo X beneficio procure por esse controle.

Chips de Memória

Os chips NAND Flash não são tão fáceis de serem fabricados quanto os chips de memória de um pendrive por exemplo e basicamente existem dois grandes fabricantes no mercado a Intel (é claro) e a Samsung, outros fabricantes estão entrando nesse mercado e com certeza vamos ver mais fabricantes em breve o que será muito bom para baratear o produto final. A grande maioria dos fabricantes de SSD usam essas duas companhias na fabricação dos seus produtos, mas é muito mais comum encontrar memórias Samsung do que Intel nos SSDs, o único cuidado é no caso de se usar um outro fabricante, o que nesse caso eu recomendo verificar se existe algum teste confiável do produto antes de comprar.

Editado por BetoUK
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pequeno guia do Trim (ou como manter a performance)

Aqui vou colocar alguns pontos importantes para você que acabou de instalar um SSD no seu computados.

Com um uso intensivo no dia-a-dia o seu SSD pode acabar perdendo performance, aqui segue algumas dicas para manter ele top por mais tempo.

Apesar de muitos SSD terem ferramentas para manter a performance os chamados Garbage Collection (Coleta de Lixo) e o Windows 7 esta com promessas de ferramentas automáticas de limpeza (Trim) o melhor a fazer é mudar algumas configurações no seu micro, principalmente no Vista.

A primeira coisa a fazer é desabilitar a defragmentação do disco, para isso basta clicar com o direito em cima do Meu Computador e ir em propriedades > ferramentas > defragmentação e colocar como nunca. O acesso a qualquer parte do seu SSD é a mesma fazendo a defragmentação desnecessária.

Caso o seu computador tenha 4 GB ou mais de RAM é recomendado desabilitar o OS de usar memória virtual no seu SSD e evitar a gravação e regravação constante nele. Para isso clique com o direito no Meu Computador e vá em Properties > Advanced System Settings > Advanced > Performance > Settings > Advanced > Change (desculpe o Inglês mas me sinto mais seguro nele) e troque para "No paging file".

Note que isso pode fazer com certos programas e jogos travem, como por exemplo Arma II ou Dawn of War 2, que necessitam em especifico de memória virtual para funcionar, apesar da grande maioria não sofrer com essa troca. Mas caso seja necessário você pode ajustar a memória virtual para outro drive qualquer no seu computador.

Você também pode desabilitar a opção Super pre-fetch no Vista, mesmo que não seja um grande impacto no seu SSD como a defragmentação é algo que pode ajudar. Você pode desabilitar pela Administrator Tools > Services > Superfech e desabilite no start-up.

Alguns dizem que desabilitar o drive índex gera um ganho de performance, no meu caso foi bem o contrario, você pode tentar mas não é algo que traz mais benefícios e não ocasiona um grande impacto no SSD, deixe como esta.

Caso você esteja instalando um SO e programas com um grande numero de atualizações e pacotes de atualização como o XP ou Vista é recomendado você primeiro fazer uma instalação em um HD e apos criar um Imagem do SO com um programa específico por exemplo o Acronis Trueimage e apos gravar a imagem no SSD, a gravação da imagem é algo continuo evitando as gravações e regravações das atualizações no SSD.

Caso você esteja rodando um SSD com essas opções ativas por algum tempo talvez você já seja uma vitima de degradação de performance. Nesse caso o que se pode fazer é a formatação de baixo nível do SSD para recuperar a performance perdida, para isso o primeiro passo é fazer um Backup completo do seu computador, em seguida conectar o SSD em outro computador e rodar um programa de formatação como o já citado HDerase, aproveite para fazer um up-date do firmware se for necessário. Conecte novamente e instale o Backup e a sua performance ira retornar.

Bem o básico esta ai, você pode encontrar muitos websites falando mais sobre como melhorar a performance do SSD e não esqueça de consultar o website do fabricante, muitos oferecem programas específicos para melhorar ou manter o nível do seu SSD.

6 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como verificar se o Trimm esta funcionando no Windows 7??????

Como essa 'e uma pergunta muito comum aqui no topico eu vou colocar os passos para verificar no Win7 se o trimm esta funcionando, veja bem o trimm apenas funciona no Win7, Vista e XP nao tem suporte para ele.

Primeiro voce tem que abrir o command prompt (com privilegios de administrados).

Nele voce vai digitar a seguinte linha de comando:

fsutil behavior query DisableDeleteNotify

ao terminar aperte enter e voce vai ter um resultado, se ele for "0" o trim esta funcionando caso o resultado seja "1" o trim nao esta funcionando

Não vou colocar comparativos de desempenho entre HD e SSD, já que tenho apenas um modelo, mas posso dizer que não olho para traz, HD como unidade de boot nunca mais.

Vou procurar divulgar links com reportagens assim que for possível, colaborações nesse sentido também são bem vindas, obrigado.

Esse tópico foi criado em apenas um dia, desculpe a correria mas eu queria colocar ele online a algum tempo, sugestões e comentários são bem-vindos.

Bem é isso ai galera, espero que tenham gostado, valeu.

Editado por BetoUK
8 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa tirar esse tópico da cova mais eu tenho uma duvida sobre os ssd's , eu to com um netbook aqui que usa um desses ssd e tenho que formata-lo porém tem um arquivo que pretendo recuperar depois da formatação com programas, com HD isso é possível e com ssd é?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom, só antes que eu me esqueça ali no seu primeiro post não seria "Solid State Drive" ao invés de "Solid Estate Drive" ? Agora vou ler o resto :D.

Outra correção:

Eu posso usar um SSD no meu computador?

Um SSD pode ser conectado a qualquer computador com uma porta Sata disponível, nada de especial é necessário, mas em outros casos existem também módulos com conexão PCI-E.

Mas você deve notar que a maioria dos SSD vem em formato 3.5”, o que faz dele perfeitamente compatível com o seu Laptop, mas no caso de um Desktop você talvez tenha que comprar um adaptador de 3.5 para 5.25” e assim colocar ele junto ao seu HD.

Na verdade a maioria dos SSDs tem o formato de 2.5" (mas tem alguns que já vem em 3.5") e os HDs normais 3.5" no caso teria que usar um adaptador 2.5" para 3.5".

Editado por guipersson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bem explicado Beto (como sempre :D)

só achei chatinho esse negocio de ele perder performance com o tempo, e ainda de a desfragmentação não adiantar

ter que criar a imagem depois de atualizado pode complicar um pouco (pelo menos pra min que nunca fiz isso), era uma coissa que os fabricantes tinham que pensar, algum jeito de não perder performance por instalar e desinstalar as coisas, ne mque seja um software que você rode 1 vez por mês

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hi guipersson, obrigado e ja corrigido.

Hi Pedro, as coisas estão evoluindo rápido e logo iremos ter um SDD sem degradacao de performance, a ferramenta Trim do Win7 ja ajuda bastante e os algoritimos estão tambem melhorando bastante. Nao 'e que a defragmentacao nao adianta 'e que ela realmente "nao funciona", para um SSD a defragmentacao apenas atrapalha e em muitos casos ate prejudica o SSD.

Fazer um backup completo no Vista e no Win7 agora 'e algo extremamente simples e rápido, muito diferente do XP, possue algums problemas mas evoluio muito.

Editado por BetoUK

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

BetoUK, valeu pelas explicações.

Mas tenho algumas dúvidas.

1 - Um programa (como o que vem no Auslogics Boost) que limpa os rastros deixados no disco rígido não limparia completamente esses espaços, recuperando a velocidade de escrita, leitura etc?

2 - Formatação do disco também não possibilitaria zerá-lo?

3 - O raid 0 só funciona com 2 SSDs conectados?

Estava pensando em comprar um Sony Z pelo fato de, além das várias qualidades dele, vir com SSD. Você sabe qual a marca do SSD que eles usam e se é boa?

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hi Fealarcon, seja bem vindo ao Forum :)

1 - O Windows 7 ja possue uma ferramenta para isso gratuitamente (Trim), mas toda ajuda 'e bem vinda e nesse caso sim ajudaria a manter a performance.

2 - Sim, uma formatacao logica (como citado no topico) vai recuperar a performance perdida.

3 - Sim para raid 0 voce tem que usar dois SSDs, apesar de que o ganho de performance nao justificar o investimento.

A Sony deve usar ou Samsung ou Intel, acho muito difícil dela usar OCZ, Corsar, Crucial, GSkill, etc. O melhor a fazer 'e entrar em contato por email e solicitar a informacao, valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

belo topico, apezar de ter sido ressuscitado... (Y) quando os ssds ficarem mais baratos, quem sabe eu compre um... (Y)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi BetoUK,

Parabéns pelo seu excelente tópico.

Gostaria de tirar a seguinte dúvida. Atualmente tenho em meu PC 2 HDs SATAII de 500GB (Seagate 7200.12) cada em RAID 0. Particionei os 1TB em duas partições uma para o Windows 7 e outra para dados. Teria alguma vantagem comprar um SSD e utilizá-lo para o Windows 7 e programas, mantendo o RAID0 para dados? Caso afirmativo, como seria a configuração do sistema para dar boot pelo drive SSD e usar os 2 HDs em RAID 0 somente para dados?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hi Silva, pela experiencia que eu tenho se voce utiliza o chip da sua mobo para fazer o RAID 0 o desempenho so vai ser maior em algumas situações, normalmente esse tipo de controle 'e mais para RAID 1. Uma placa de RAID dedicada vai te dar um desempenho muito maior em RAID 0, mas normalmente as boas placas custam um bocado e sao relativamente difíceis de achar e algumas um tanto complicado para configurar.

Caso voce for por um SSD, dependendo do modelo o ganho no desempenho pode vir a ser significativo mas em contra partida o custo tambem. Em relação a configuração SSD + RAID eu acredito que seja perfeitamente possivel mas nao tenho experiencia em como fazer essa, talvez outros usuarios possam te ajudar nisso, valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, muito bom esse tópico.

Me ajudou a esclarecer uma dúvida se valeria a pena comprar um SSD para o sistema operacional.

Seria bom se pudesse fixar esse topico na primeira pagina para ajudar quem estiver com duvidas sobre os SSD.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Gyta, nao esqueca de avaliar o topico que fica mais fácil de destacar, valeu.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beto, com 2 hd's sata-300 e 2 ssd, qual a melhor config. de raid pra rodar OS(+/-20GB) + oracle(+/-12GB) + BD(+/-20GB, erp da empresa hje com 1,2GB), com performance e segurança do BD?.. pensei nos satas em raid0 pro OS + 2 SSD 40/64GB raid 1, mas, tem a questão de perda de perfonca dos ssd's que complica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo excelente trabalho do amigo BetoUK nesse tópico dedicado a SSD's, o mesmo será agora destacado.

Parabéns, BetoUK.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SSD pra mim pé caminho sem volta.

Desde que comprei o primeiro modelo feito pela GSKILL até agora onde uso um 2 INTEL 25-M em meu primeiro PC e um A-DATA no segundo.

Sempre isolo ao máximo o SO no SSD (evitando escritas - só leituras) e deixo todo o resto para os HDs.

A performançe sobe a olhos vistos. O SO fica muito mais esperto. Os programas pulam na tela e o boot é nitidamente mais rápido. Não fica só no bench a percepção.

Além disso já me aventurei a escrever sobre um "SSD POPULAR" na época em que estes eram realmente inacessíveis.

Foi publicado na PC&CIA 88.

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=245785

http://www.revistapcecia.com.br/index.php/edicoes/138.html

Abraço a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Viny, obrigado :D

E obrigado Dalai, voce resucitou um topico que eu tinha deixado um pouco de lado e preciso fazer algumas atualizacoes ;)

Bem Dalai, o seu caso 'e um tanto complicado, se correr o bicho pega e se fica o bicho come. Se voce entrelaçar os SSDs em RAID 1 com algum HD para fazer um backup vai sofrer de uma grande perda de performance e nao vai valer a pena manter os SSDs, se voce entrelaçar eles entre si para fazer o RAID 1 nao vai haver degradacao de performance mas vai haver restricao de espaco.

Uma opcao seria instalar o OS e o Oraclo no SSD e garantir performance, manter o BD em um HD e fazer RAID1 apenas no BD, configurando o SSD para backup com algum programa ou pelo proprio SO em determinado periodo de tempo. Dessa forma voce garante segurança no mais importante o BD e fica com a cabeca fria sobre o OS e o Oraclo se caso houver algum problema voce tem um Backup recente, caso te sobre um bom espaco no SSD voce ainda pode criar um temporario das informações mais utilizadas do BD para um acesso mais rápido, bem acho que seria essa a ideia, valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Valeu Viny, obrigado :D

E obrigado Dalai, voce resucitou um topico que eu tinha deixado um pouco de lado e preciso fazer algumas atualizacoes ;)

Bem Dalai, o seu caso 'e um tanto complicado, se correr o bicho pega e se fica o bicho come. Se voce entrelaçar os SSDs em RAID 1 com algum HD para fazer um backup vai sofrer de uma grande perda de performance e nao vai valer a pena manter os SSDs, se voce entrelaçar eles entre si para fazer o RAID 1 nao vai haver degradacao de performance mas vai haver restricao de espaco.

Uma opcao seria instalar o OS e o Oraclo no SSD e garantir performance, manter o BD em um HD e fazer RAID1 apenas no BD, configurando o SSD para backup com algum programa ou pelo proprio SO em determinado periodo de tempo. Dessa forma voce garante segurança no mais importante o BD e fica com a cabeca fria sobre o OS e o Oraclo se caso houver algum problema voce tem um Backup recente, caso te sobre um bom espaco no SSD voce ainda pode criar um temporario das informações mais utilizadas do BD para um acesso mais rápido, bem acho que seria essa a ideia, valeu.

É quase o que eu imaginava. Mas, deixando o BD no HD não terei performance no acesso/gravação do BD que é meu critério. Na prática, quero que os usuários tenham respostas rápidas na consulta e na gravação. Por isso, minha ideia do raid-1 c/ 2 SSD's (e não ssd+hd), obtendo a segurança do raid-1 e, mesmo c/ alguma perda de performance pelo raid-1, ainda será 'veloz'. O Hd ficaria para o OS então. E o Oracle(12GB)? como ele hospeda o BD(1.2GB hoje), posso deixar nos SSD's. O espaço, creio, dará bem, com 40 ou 64GB, dependo do preço, ficando 26,8 ou 50,8GB livres. Seria uma 'estrumeira' esta ideia? E os SSD's, seguros pra BD?..são minhas dúvidas.

Claro, velocidade acesso ao BD vai depender também de rede, hardware, configurações, etc. Mas, um server com I3 2,93+Intel DH57DD+4GB/1333+Intel Gigabit merece no mínimo isso p/ o armazenamento, né? já que o raid-10 c/ scsi foi pro 'beleléu'.

E o bkp é feito sim, por agendamento de tarefa e '*.bat' noutra máquina, 5 vezes ao dia mantendo sempre os 2 mais recentes.

Editado por Dalai_Brahma
Ressalva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hi Dalai, opa bobeira minha aqui eu confundo o BD pensei que seria 1.2TB :lol:

Nao voce pode facilmente colocar tudo em um SSD e organizar os Backups em um HD separado em determinados periodos, se houver algum comprometimento de desempenho deixe o OS e o Oraclo para fazer back uma vez por dia e o BD mais vezes, como ele 'e muito pequeno vai ser super rápido.

Normalmente os SSDs sao considerados muito mais seguros que os HDs por nao terem partes mecanicas envolvidas, ou seja, so se tiver algum problema de fabrica para dar algum problema. Eu tive um problema com um SSD a algum tempo atrás e foi exatamente isso problema na fabricação, mas em outros nunca.

No seu caso (e obvio se a verba for suficiente) porque nao meter um controle sata 6gb tipo o Asus U3S6 (se for compativel) e um Crucial RealSSD C300 64GB, cara esse servidor iria virar um aviao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora