Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

excel: Usar critério de data em fórmula de Soma


nbenassi

Posts recomendados

Olá.

Tenho a seguinte tabela:

___A_____B____C__

1- 50___1/8___ok

2-100___3/8___recusado

3-250___15/8__ok

4-50____1/9___ok

5-100___1/9____recusado

O problema é o seguinte:

Eu preciso somar os valor da coluna A que estão ok mas somente do mês 8 - e não posso tirar da ordem -

Eu consegui a fórmula:

=SOMARPRODUTO( N(B2:B6>=D1); N(B2:B6<=E1); N(C2:C6="s"); A2:A6)

Mas notem que tive que incluir mais 2 colunas (D e E). Porém não posso acrecentar mais colunas e nem linhas porque esses dados ficam bem no meio na tabela.

Existe outra fórula onde eu posso incluir o intervalo B1:B5 >=1/8 e B1:B5<=31/8?:confused:

Grata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

boa tarde nbenassi

Se você quer somar valores que o intervalo esta dentro do mês não precisa colocar a data inicial e a final, basta colocar o número do mês.

Eu considerei que na célula E1 esta constando o mês: 08

Use esta fórmula:

=SOMARPRODUTO(MÊS(B2:B10>=E1)*(C2:C10="ok")*A2:A10)

Aguardo retorno

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Patropi, Boa Tarde.

Tudo bem com você amigo?

Com apenas uma inclusão de parêntesis na sua fórmula, você não precisará mais de coluna auxiliar.

Antes......: =SOMARPRODUTO(MÊS(B2:B10>=E1)*(C2:C10="ok")*A2:A10)

Sugestão.: =SOMARPRODUTO((MÊS(B2:B10)=8)*(C2:C10="ok")*A2:A10)

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde Mazzaropi

Eu voubem, graças a Deus.

você esta esquecendo da funcionalidade.

No caso não estou usando uma coluna auxiliar e sim apenas uma célula.

Como eu fiz se ela quiser saber os valores do mês de setembro, bastará apenas trocar o número do mês na célula E1 por 09. Da maneira que você fez ela terá que alterar na fórmula e isso poderá levar a erro.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente muito obrigado aos dois por me ajudar!:wub:

Eu meio que sabia que dava p/ usar a fórmua MÊS mais eu não sabia como hehe

Patropi, gostei da questão da funcionabilidade, mas ela soma todas as datas >=8 e quando coloco uma data menor (que nem tem na tabela) ela mesmo assim mantem somado o total. Mas funcionou com o mês 9 :confused:Não entendi o porque, mas funcionou perfeitamente.

Eu só não entendi na fórmula porque usar * (não é p/ multiplicar???). Se vocês puderem me explicar fico muito grata.

Mazzaropi, já a sua funcionou perfeitamente mesmo eu mudando o mês!:D

Na questão funcionabilidade, não tem proplema que seja na própria fórmula a especificação do mês, na verdade é até melhor, devido a questão de acrescentar células. ^_^

Vocês me ajudaram muito. Obrigada mesmo:wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

boa noite

Como a minha fórmula foi copiada da tua pergunta, na hora de responder em apenas alterei, ficou com o sinal de > e por isso que dá resuslta errado.

O Mazzaropi sabe que eu tenho esse defeito de não checar as respostas e as vezes aparecem furos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá Novamente!

Eu pedi para reabrir esse tópico, pois surgiu uma duvida complementar, vou explicar:

A fóruma somarproduto((mes()=8... soma somente aquele mes, no caso 8, mas me deparei com a necessidade de incluir 11 meses (que é o ano todo fora o mes vigente), eu até consegui, mas tive que fazer a mesma fórmula na mesma célula 11 vezes e mudar manualmente os meses.

Existe uma fórmula que não precise fazer 11 vezes?

Eu five que fazer isso porque trabalho com contratos, que nem sempre são aprovados de um mes para o outro, há vezes de que eles demoram 2,3 ou 4 meses, então p/ eu não ter que ficar refazendo a fórmula toda vez que isso acontecer preciso fazer uma com os 11 meses.

Mais uma vez agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia nbenassi

você tirou um sarrinho em cima da funcionalidade da fórmula, mas acabou se convencendo que é a melhor opção.

Eu fiz um exemplo para você com possibilidade de você colocar intervalo de tempo inferior a um mês ou de meses, além disso coloquei a possibilidade de você trocar o Status de Ok por recusado, que você também vai obter a soma.

http://www.4shared.com/file/UE2mU_X1/Exemplo_nbenassi_19_09_10.html

Rspondendo a tua pergunta sobre a função do * na fórmula SOMAR PRODUTO ela tem várias funções e neste caso esta fazendo o função do E.

Se a data for dentro do intervaldo de tal E tal E o Status for ok então ele vai somar, entendeu.

Qualquer dúvida volte a postar

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Patropi!

Cara... me desculpa se pareceu que eu desfiz da questão funcionabilidade da sua formula inicial, não foi a intenção. A verdade é que naquele momento incluir somente um mês já solucionava o meu problema, havia tambem a questão de "economizar célula". E acabei esquecendo que uma hora ou outra os contratos demoram p/ ser liberados como aprovado ou não. Foi isso que aconteceu, longe de mim tirar um barato ou desfazer de algo pior ainda, de algo que estou pedindo ajuda ;)

Bom.. voltando ao problema... acho que não consegui expor direito... Eu preciso que some de 1/1/2010 (ou mes 1) ate 31/08/2010 (ou mes 8) e de 01/10/2010 (ou mes 10) ate 31/12/2010 (ou mes 12). Ou seja soma todos os meses menos o vigente ( no caso mes 9 ( ou de 1/9/2010 a 30/9/2010).

Sua planilha está perfeita, fora esse detalhe, que soma justamente dentro do mes.

Eu até tentei mudar de >=1/9/2010 para só <1/9/2010, tentei mudar para =mes <9, tentei mudar para =data, e até para =data.valor, mas não deu certo.

Na formua inicial eu precisava somar somente o mes vigente, mas se mudasse o mes para qualquer um tambem dava certo, (por isso tambem a minha despreoculpação com a funcionabilidade), Mas agora preciso que some todos os meses na fórmula, exceto o vigente. (meio que dois intervalos de datas) - como você colocou - mas ao invés de somar dentro do intervalo, no seu exemplo, de >=1/9/2010 e <=31/9/2010 teria que ser >=1/10/2010 e <1/8/2010 - pulando o mes 9.

Desculpa Patropi, mas não sei explicar de outra forma, se ficou confuso, posta, que eu tento outro jeito.

Obrigada mais uma vez pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde

Vamor ver se eu entendi o que você quer.

Se você quer somar do inicio do ano até o mês 08 é só digitar na célula E2 01/01/2010 e na célula F2 31/08/2010.

Se você quiser depois somar de 01/10/2010 até 31/12/2010 também é só fazer a mesma coisa.

Depois é só somar os valores até agosto com os valores de outubro até dezembro.

Porque se você fizer por mês vai dar mais trabalho ainda, pois terá que somar todos os meses.

Se você qiuiser pode somar por exemplo só agosto, digitando na E2 01/08/2010 e na F2 31/08/2010 e depois fazer o mesmo com o mês de outubro, deixando o mês de setembro fora. (Dá pra fazer a mesma coisa que por mês a única diferença que em vez de colocar um número referente ao mês você coloca a data inicial e a data final.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Patropi!

Mais uma vez você salvando a pátria rsrs

Deu certo^_^ Mas eu modifiquei um pouco a fórmula... a sua usava 4 celulas: dt inicial, dt final, status, e o valor; e como eu precisava de 2 intervalos, usaria então 8 celulas, mais a soma dos valores, que daria ao total 9 celulas... Então mantive as 4 celulas datas, subistitui a celula status por "ok", - está certo que nessa parte acabei perdendo a funcionabilidade de filtrar entre pago e outros status, mas agora se eu tiver a nescessidade de modificar é só voltar para a original ;) - assim na prática, eu tive usar só as 4 celulas de data adicionais. E ficou assim:

=SOMARPRODUTO((B2:B30>=E2)*(B2:B30<=F2)*(C2:C30="ok" )*(A2:A30))+SOMARPRODUTO((B2:B30>=E3)*(B2:B30<=F3)*(C2:C30="ok")*(A2:A30))

Obrigada

Você ajudou muito ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...