Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
*Mamão*

Devo adicionar algo a mais na refrigeração do pc?

Recommended Posts

queria saber o seguinte, tenho 1 pente de memoria ddr2 800 2GB + hd de 250GB 7200 rpm e a fonte é dessas atx comuns de 450W (ainda nao tenho placa de video).

to pensando em comprar a placa-mãe Asus M4A785-M + Processador Amd Phenom II X2 555 BE 3.2Ghz pra colocar no pc, queria saber se com essa configuração é bom colocar mais algum cooler para ajudar no resfriamento ou so o cooler do processador ja basta?

nao tenho placa video ainda, mas caso compre uma de alto desempenho, so o coler que vem nela ja pasta ou é bom colocar mais algum no gabinete?

desde ja agradeço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

com certeza você tera co colocar no minimo 1 atrás,agora se caber 1 na frente fica melhor ainda,as placas de video atual os coolers originais estão segurando de boa elas,qual modelo do seu gabinete.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • o gabinete é um Coletek ATX 56-2228

desde ja agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, seu gabinete comporta 1 fan de 80mm na lateral (com duto), 1 frontal (provavelmente 80mm) e 1 traseiro (80 ou 92mm). Recomendo que instale todos, sendo:

LATERAL = Ventilando, com o duto;

FRONTAL = Ventilando;

TRASEIRO = Exaurindo.

Isso deve ajudar a refrigerar seu gabinete.

Informações em: http://www.coletek.com.br/index.asp?id_parametro=detalhe_produto&id=70

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei se o cooler desse processador presta,eu tenho um x3 435 desbloqueado(phenom ll x4 b35) e quando usava 100% do processador a temperatura ia a 56º,comprei um cooler evercool buffalo e agora o maximo que chega é 43º,de repente vale mais a pena trocar o cooler do processador do que encher o gabinete de ventoinhas.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • a de 80 que vai na lateral, que é no mesmo rumo do processador é melhor jogando vento pra dentro mesmo? e também fica melhor colocando com duto?

e os furos tanto na frente quando na lateral, acho que sao meio pequenos, tem problema eu aumentar? que ai o ar corre mais fácil né?

Editado por *Mamão*

Compartilhar este post

Link para o post

A função do cooler do processador é tirar o calor do processador e jogar ele pro ar no interior do gabinete(a favor do gradiente de temperatura, ou seja, quanto maior a diferença de temperatura, mais eficiente o cooler), se você tem fans que troquem esse ar, tanto o processador como o sistema como um todo passarão a ter temperaturas melhores, mesmo colocando 1 ou 2 fans só... não faz muito sentido trocar o cooler do processador sem ter uma ventilação ao menos razoável no gabinete...

Compartilhar este post

Link para o post
    Eu não sei se o cooler desse processador presta,eu tenho um x3 435 desbloqueado(phenom ll x4 b35) e quando usava 100% do processador a temperatura ia a 56º,comprei um cooler evercool buffalo e agora o maximo que chega é 43º,de repente vale mais a pena trocar o cooler do processador do que encher o gabinete de ventoinhas.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Bom, confirmei, minha configuração vai ser o seguinte:

placa-mãe Asus M4A785-M

Processador Amd Phenom II X2 555 BE 3.2Ghz

2x MEM. DDR2 800 2GB

Placa de video HD 5770

HD Samsung 250GB 7200 rpm

Leitor/Gravador de CD/DVD LG

Gabinete Coletek ATX 56-2228

Fonte estou decidindo ainda... nao tenho certeza qual vai ser a melhor...

Pelo que li, pretendo fazer o seguinte:

usar 2 fans 80mm

usar 1 fan 92mm

vai ser uma na frente de 80mm jogando ar para dentro

uma na lateral de 80mm jogando para dentro

uma na traseira de 92mm jogando para fora

Obs.: percebi que os furos que tem no gabinete sao muito pequenos, e arrumei um jeito de aumentar esses furos para o ar fluir melhor, então vou aumentar os furos, tanto na frente, como na lateral... xD

Sera que desta forma esta bom???

Desde já, agradeço...!

futuramente eu compro um gabinete melhor... a verba ta curta! xD

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Mamão, na lateral, recomendo a instalação do de 80mm com o duto, jogando ar para dentro do gabinete (se quiser, faça o teste com e sem duto e veja no que dá).

Os espaços para instalação dos fans frontais e traseiros podem ser aumentados sim! Antes de mais nada, verifique se o fan de 120mm (imagino que queira esse) caberá na frente e atrás!

Procure por tópicos no CDH de como fazer essas aberturas.

Boa sorte!

bom, então mudando o que falei, seria melhor o lateral jogando ar para dentro e com duto? mas o duto fica na tampa lateral e ai eu coloco a fan por cima, ou a fan fica na tampa com o duto por cima?

e na traseira vai ser um de 92mm e na frente vai ser de 80(é o que cabe), ai por isso vou aumentar os furos... xD

Compartilhar este post

Link para o post

eu faria seguinte,colocaria de 92 atrás,adapatav um de 80 ou 92 o q caber na parte de baixo do duto e tiraria o duto e colocaria um buffalo ou tx-3.assim tera um boa refrigeração.

Compartilhar este post

Link para o post

Mamão, você tem duas opções:

1 - Menor custo: Montar o esquema como te disse antes, sendo 1 fan frontal ventilando, 1 fan traseiro exaurindo e 1 fan lateral ventilando (tampa/fan/duto). Com este esquema você não deve gastar nem R$30,00 (provavelmente bem menos). Considero esta uma solução barata somente par a "manutenção" das temperaturas.

2- Custo superior: Montar o esquema como o amigo drido disse, porém, se instalar um cooler tipo torre eu não recomendaria o fan na lateral (deve atrapalhar o fluxo de ar frente=>trás no cooler). Esta solução garantirá temperaturas menores que a que citei, porém é mais custosa (estimo uns R$60~70 reais). Esta também te garantirá uma possibilidade de overclock futuro.

Dica: Se der, prefira um gabinete maior, com opção de instalação de fans de 120mm. Isso ajuda MUITO na refrigeração do PC.

Abraços e boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais