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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

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Sombra_XXI

Filtros E Lentidão

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Bom já vi alguns reclamarem que quando o filtro AA é ativado no NSF Underground o desempenho cai pela metade (inclusive comigo), mas creio que o game deva ser programado para receber tais filtros, ou seja, que possamos configurar através dele o uso ou não do recurso.

Posso dar o exemplo do Max Payne 2, que mesmo se eu colocar 6x de AA e 16x de AF, ainda assim o jogo permanece com uma boa taxa de frames (cerca de 60 a 75, caindo às vezes para 35).

Mas claro que também tem o fator velocidade, pois no NFS Underground o gráfico vai passando como um foguete, e creio que a correção do serrilhado do cenário pelo AA não seja tão rápida como velocidade em que ele vai aparecendo.

Outro jogo que posso citar é o Mafia, que acho bem pesado mas oferece a opção de usar o AA em seu próprio menu de configurações 3D, e aceita muito bem o AA 4x.

Alguém mais pensa como eu?

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você já testou os drives 56.56? se sua placa for geforce ou FX o desempenho com filtros ligados cai em cerca de 20% somente!!! Não sei o milagre que ele fizeram, mas comigo ficou muito bom.

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  • Autor do tópico
  • Hehehe, até poderia tentar, mas não daria certo, minha placa é da ATI, o que eu poderia fazer era usar o Omega Driver, mas eu sou um dos poucos que são leais aos drivers Catalyst da ATI.

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    Na casa de um colega meu ele roda NFSU perfeito sem filtros com uma FX 5200. Porém quando ele liga os filtros.. nem precisa ser no máximo só até a metade. O jogo já fica uma lenda! Parece em camera lenta.. :P

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    Na casa de um colega meu ele roda NFSU perfeito sem filtros com uma FX 5200. Porém quando ele liga os filtros.. nem precisa ser no máximo só até a metade. O jogo já fica uma lenda! Parece em camera lenta.. 

    nesse caso o drive vai bem em FX, aqui em casa NFSU tá no talo em tudo, e filtros no máximo e tá rodando beleza. Tem uns legs de drive, mas esses só trocando o HD por um mais rápido e maior cache.

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    Mais ele ta usando o 56.56! Porém a placa dele é 64Bits.. a sua é 128Bits?

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    Postado Originalmente por Sombra_XXI@07 mar 2004, 12:06

    Bom já vi alguns reclamarem que quando o filtro AA é ativado no NSF Underground o desempenho cai pela metade (inclusive comigo), mas creio que o game deva ser programado para receber tais filtros, ou seja, que possamos configurar através dele o uso ou não do recurso.

    Verdade, o game precisa ser programado pro recurso. Um exemplo é halo, que a própria bungie diz que o AA trava o jogo, pois o antialiasing age no framebuffer de renderização. Mas alguns efeitos do Halo usam os dados do framebuffer, por isso pode ocorrer corrupção na imagem do jogo.

    Posso dar o exemplo do Max Payne 2, que mesmo se eu colocar 6x de AA e 16x de AF, ainda assim o jogo permanece com uma boa taxa de frames (cerca de 60 a 75, caindo às vezes para 35).

    Realmente o desempenho do jogo não é tão afetado. Mas leve em conta que ele possui menos efeitos na tela que o NFSU.

    Mas claro que também tem o fator velocidade, pois no NFS Underground o gráfico vai passando como um foguete, e creio que a correção do serrilhado do cenário pelo AA não seja tão rápida como velocidade em que ele vai aparecendo.

    Pode ser isso. Mas também pode ser que o NFSU tenha um número muito grande de polígonos na tela...a compelxidade dos objetos deve influenciar no desempenho com antialiasing pois ele age nas bordas dos objetos na tela. Objetos mais complexos deve significar mais trabalho da placa...e degradação de performance...

    Outro jogo que posso citar é o Mafia, que acho bem pesado mas oferece a opção de usar o AA em seu próprio menu de configurações 3D, e aceita muito bem o AA 4x.

    O mesmo caso do Max Payne 2, o número de polígonos não deve ser grande a ponto de influenciar no desempenho com AA.

    Alguém mais pensa como eu?

    Faz sentido o que você disse! :lol:

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  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por Ichigeki@07 mar 2004, 12:47

    Faz sentido o que você disse!  :lol:

    :lol: Pelo menos isso.

    Bom, realmente, quanto ao número de polígonos e complexidade eu penso o seguinte:

    Em alguns jogos, a quantidade de polígonos é tanta que eu não vejo a real necessidade de utilizarmos o Anti-Aliasing, como exemplo posso dar o próprio NFS Underground, eu particularmente já fiz testes aqui ativando e desativando o AA, claro que o desempenho ia pro ralo, mas era só pra fazer uma comparação visual, e sinceramente, pelo menos nesse jogo eu não vi lá muita diferença não (existe, mas é pouca), em outros é bem visível, como nos da série Fifa por exemplo.

    Quer dizer, se já tem polígonos suficientes pra preencher os espaços, pra quê colocar mais.

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    Jogos muito rápidos, como o NFSU, nem vejo muita diferença com filtros ativados. Com a velocidade que os poligonos passam mal dá para perceber o serrilhado ou qualquer coisa.

    Agora discordo de Fifa... Já liguei todos os filtros no máximo e o que senti diferença, pra valer, foi no caso do Anisotropic. O AA em 2x em diante não vejo mudança significativa.

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  • Autor do tópico
  • Tem mais isso mesmo red viper, sobre os jogos rápidos, ia comentar aqui mas esqueci.

    Como disse o red, pra quê ligar o AA em jogos de alta velocidade?

    A gente mal pode perceber se o que passou do nosso lado foi uma placa de pare ou de permitido estacionar, é muita rapidez para nossos olhos acompanharem, portanto, de nada adianta melhorar o que já está bom.

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